Efeitos colaterais da Venlafaxina (Alenthus XR).
Depois de 6 meses tomando Donaren Retard tive ótimas noites de sono, porém PÉSSIMOS dias de trabalho e finais de semana. Mais uma vez solicitei para minha esposa (Um homem não vive sem elas), que me marcasse uma nova consulta, dessa vez com outro psiquiatra.
Chegando lá fui bem atendido, ele resolveu perguntar o porque eu achava que poderia ter desencadeado isso (a depressão e a ansiedade). Contei tudo que passei morando fora da minha cidade, minha responsabilidade em manter financeiramente minha família entre outras coisas. Também falei sobre meu passado que foi bem conturbado com álcool, separações e etc.
Ele me receitou o tal do Alenthus XR. Iniciei com o de 75mg, e a noite pediu pra eu manter o Donaren Retard 150mg porém que fosse diminuindo a dose dele a cada 15 dias.
Eu juro para vocês, foi a pior semana da minha vida, meu coração parecia que ia sair pela boca, eu tinha MUITO enjoo, vertigem, ficava com os olhos embaçados (mais do que a miopia que tenho), quando estava deitado parecia que toda cama virava, eu mal conseguia fechar os olhos pra dormir. Eu passava os dias com uma grande dor de cabeça e tudo que eu só queria era passar aquilo que estava sentindo. Também sentia minha urina fraca, as vezes tinha vontade de urinar e demorava para conseguir. Como bom depressivo e ansioso, colecionei pesquisas no google achando até que estava com infecção na próstata hehe.
Também dormia pouco, mesmo tomando Donaren. Eu tomava ele, deitava para dormir e facilmente pegava no sono, mas quando chegava as 5 da manhã acordava e já não dormia mais. Esses efeitos horríveis me levavam até pensar que eu tinha problemas cardíacos e eles foram até o oitavo comprimido. Gente eu juro pela minha filha, ERA HORRÍVEL.
Para enjoos o médico me receitou Dramin, apesar de dar bastante sono, me ajudava bastante!
Colecionei passagens pelo pronto atendimento do plano de saúde, nem os médicos me aguentavam mais. Eu tinha certeza que iriaa morrer, e quando chegava pra ser atendido, fazia todos exames e estava tudo normal. Minha ansiedade também aumentou MUITO no início da Venlafaxina e os sonhos que eu tinha a noite eram perturbadores, eram simplesmente horríveis.
Apesar desse inicio horrível da Venlafaxina, depois tudo se normalizou, hoje ainda tenho ansiedade cheguei a conclusão que isso não tem cura, mas tu começa a se conhecer melhor e consegue ir levando a vida em conjunto com essa doença.
Você que está iniciando na Venlafaxina não assustem-se, não tenham medo de morrer, pois essa droga é muito segura e moderna. Os efeitos colaterais iniciais são realmente horríveis para algumas pessoas, mas no meu caso foi um santo remédio, foi só aguentar essa uma semana inicial.
Efeitos colaterais que tive no início do tratamento.
- Dor de cabeça (No início: Muita. Atualmente: Tenho as vezes).
- Enjoos, Tonturas (No início: Muito. Atualmente: Não tenho.)
- Fadiga (No início: Alguns dias, por conta das noites mal dormidas)
- Insônia (No início: Muita, só tinha jeito de dormir usando Donaren Retard)
- Suores excessivos, diurno e noturno (Ainda tenho, todos os dias/noites).
- Pesadelos (No início e atualmente: Sonhos vívidos quase todos dias)
- Diminuição da libido (No início e atualmente: Caiu um pouco)
- Taquicardia (No início: Muito, Coração parecia que ia parar a qualquer momento. Atualmente: Nem lembro que tenho coração.)
- Dificuldade para urinar (No início: Muita. Atualmente: Normal. ).
- Movimentos involuntários (As vezes ainda tenho.)
Também pude perceber que meu humor mudou bastante, fiquei um cara mais pra frente, mais feliz. Consigo acordar cedo para levar minha filha a escola (Coisa que antes raramente conseguiria). Passeios em família também se tornaram mais atrativos.
DEPRESSÃO PELA MANHÃ OU A TARDINHA!
Gente, mesmo tomando a medicação acordo muitas vezes depressivo, ansioso e preocupado. Como se algo ruim fosse acontecer. Relaxem, isso é normal. Nenhum remédio vai te livrar 100% disso, o Cloridrato de Venlafaxina tem um efeito que dura algum tempo, por isso é muito importante vocês serem regrados em seus horários.
Não desistam, não peçam pra mudar a medicação (A não ser que seja realmente necessário). Esse remédio vai te fazer sentir tudo de ruim no início mas para mim até hoje foi o que me ajudou mais. Procurem no youtube, existe o canal de uma guria bem legal que fala sobre o dia-a-dia da venlafaxina.
Espero que este relato ajude quem está começando nesse tratamento que é bem difícil de manter, pois vale a pena. Se precisarem de dicas ou alguma ajude deixe nos comentários que estarei disposto a ajudar. Quando iniciei o tratamento foi muito difícil achar relatos de "Gente igual a gente" sobre esse remédio, só achava na internet relatos "formais" de laboratórios e médicos. Então espero de coração que meu relato ajude você que pelo que devo imaginar está apavorado com os efeitos hehehehe. Mas fique tranquilo, isso vai passar.
Próximo post vou falar sobre a interação do álcool com a Venlafaxina.