O Álcool x Antidepressivos. Pode beber?

Baú da Depressão
BauDaDepressao
Published in
4 min readJun 10, 2019

Bom pessoal, sei que nem era pra estar fazendo um post sobre isso até porque não é uma apologia ou um incentivo para alguém beber tomando medicamentos para a depressão.

Tudo que eu posto aqui é 90% minha opinião do que eu sinto apenas 10% serve como conselho ou dica para alguém, afinal como não canso de dizer NÃO SOU PSIQUIATRA, NEM PSICÓLOGO. Minha opinião é totalmente voltada a MINHA VIVÊNCIA COM OS MEUS MEDICAMENTOS E MEU CORPO, também vale salientar que cada organismo tem um tipo de funcionamento. Nem tudo que seja bom para mim será para você.

Primeiramente minha maior dúvida era: Se eu beber vou morrer?

Mas vamos lá, todas medicações que tomei vou falar o que senti ao interagir elas com o álcool…

Escitalopram e Paroxetina.

Sempre bebi normalmente e nenhum efeito senti (Tanto beber muito, quanto beber pouco).

Donaren Retard 150mg

No início do tratamento não bebi, depois de um tempo bebia normalmente, porém no outro dia sentia bastante sono, como se a ressaca fosse maior do que era antigamente.

Venlafaxina (Alenthus XR) 150mg

Bom testei, primeira vez tomei 3 latas de cerveja depois de mais de 2 meses sem tocar nada de álcool na boca, resultado? Me senti ruim, fui dormir e no outro dia mal lembrava de como fui até o quarto. Morri? Não, mas confesso que me senti bem mais fraco para a bebida.

No outro dia me senti estranho, minha ansiedade tinha aflorado eu mal conseguia deixar minhas pernas paradas, sendo assim tomei 3 rivotril 0.25mg no dia para tentar ficar mais calmo.

Comecei a beber mais seguido…

Perdendo o medo de beber com o remédio segui fazendo isso, tomava um pouco e nunca me deu nada demais.

Não extrapole!!!

Então eu e meu sogro inventamos fazer uma pescaria, adivinha? Monte de bebum juntos, em um açude no meio do nada, resumo? Tomamos 3 Fardos de latão em uma noite.

Resultado da pescaria…

Não pescamos nenhum peixe, estava bem até o inicio da tarde, depois do meio dia comecei a me sentir mal, estava com uma palpitação gigantesca no peito e passei 2 dias ruins depois daquela noite.

Não diria a você que a venlafaxina com álcool não te mata, ou te causa algo ruim pois desconheço as reações (Apesar de dizer na bula que nada foi observado sobre essa interação).

Ressaca = DEPRESSÃO

Mas fica a dica, não misturem, eu mesmo bebo em um dia e fico a semana inteira com depressão e até um simples Oi mais seco de meu chefe já bate um desespero achando que poderia ser demitido ou algo do tipo. Aumenta demais a ansiedade como se fosse uma síndrome do pânico.

É claro que as vezes quem gosta de uma cerveja como eu, se acha na obrigação de tomar uma com os amigos. Se for beber, bebe devagar, misturem com água com gás. Não se passem. Eu me senti muito mal nos dois primeiros dias depois de ter exagerado na pescaria e pode ter certeza, não quero que ninguém sinta o que senti foi bem ruim.

Também ajuda comprar o dobro de cerveja sem álcool para a quantidade de cerveja com álcool. Por exemplo, compre 2 latas com álcool e 4 sem álcool e vá intercalando, ou misturando. Sei que pra quem gosta do "tontinho" é um saco isso, mas vai ser MELHOR PRA VOCÊ!

Saiba como funciona a interação com o álcool.

A ingestão de álcool em vigência da depressão pode aumentar a impulsividade e o julgamento da pessoa que, estando deprimida, com pensamentos de morte, pode desencadear até tentativa de suicídio.

Outro ponto é que o álcool também tem um potencial de vício para indivíduos com depressão. Sabe-se da grande associação de homens de meia-idade que são dependentes de álcool e tem como a depressão uma doença comórbida. Sendo assim, muitos usam no álcool uma válvula de escape para o alivio da depressão. Não melhora o primeiro e gera uma outra doença grave, que é a dependência química.

Bebidas alcoólicas e antidepressivos inibidores da monoamina oxidase

Misturar determinados tipos bebidas alcoólicas e, inclusive, alguns alimentos com os antidepressivos inibidores da monamina oxidase pode resultar em picos (elevações) perigosos na pressão arterial.

Bebidas alcoólicas e o antidepressivo Wellbutrin

Algumas pessoas escolhem esse medicamento porque ele praticamente não provoca efeitos colaterais relacionados à área sexual. No entanto, quando o remédio é combinado com as bebidas alcoólicas, ele causa o aumento das chances de ocorrer uma convulsão.

Bebidas alcoólicas e antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina

Os fabricantes deste tipo de antidepressivo costumam recomendar que ele não seja tomado juntamente com o álcool por poder fazer com que o paciente sinta-se sonolento.

Bebidas alcoólicas e a mirtazapina

O uso simultâneo de um antidepressivo chamado mirtazapina e de bebidas alcoólicas não deve acontecer porque a combinação é outra que pode fazer com que o paciente fique bastante sonolento.

Antidepressivos e álcool ao lado de outros medicamentos

Tomar bebidas alcoólicas ao mesmo tempo em que faz uso de antidepressivos e de outros remédios como medicamentos antiansiedade, para dormir e prescritos para a dor pode provocar o agravamento dos efeitos colaterais.

Aproveitamos a deixa para ressaltar que ao receber a indicação por parte do médico de utilizar um antidepressivo é fundamental informar ao profissional a respeito de qualquer outro tipo de medicamento que esteja usando para que ele determine se existem riscos de interações entre as suas substâncias.

Será que existe uma um limite seguro de álcool para quem toma antidepressivos?

não há bons estudos a respeito da existência de uma quantidade segura de álcool que pode ser ingerida durante o tratamento com antidepressivos.

Isso serve como mais um motivo para que os pacientes que usam essa classe de remédios mantenham-se afastados da interação entre antidepressivos e álcool durante o seu tratamento.

Então pessoal, espero que tenha ajudado vocês nessa dúvida… TENHAM ATENÇÃO PESSOAL, não passem dos limites hehe.

Abraço.

--

--

Baú da Depressão
BauDaDepressao

Aqui falo um pouco sobre minha nada mole vida depressiva. Sinta-se a vontade.