Sudorese noturna — Ansiedade e depressão.

Baú da Depressão
BauDaDepressao
Published in
3 min readJul 2, 2019

Bom dia gente,

A muito tempo sofro com suores noturnos, com o agravamento do meu quadro depressivo e ansioso eram diversas as noites de cama molhada. Eu acordava sempre pingando suor e como um bom ansioso que sou, no meio da noite e ia para internet pesquisar sobre as possíveis causas e a partir dali já não dormia mais.

Ao pesquisar na internet encontrava o que poderia ser: HIV, Câncer, Leucemia, Tuberculose e outras doenças mortais que apareciam nas pesquisas.

Na internet vemos muito sensacionalismo, se você fizer uma pesquisa sobre dor de cabeça já vai aparecer que talvez seja um tumor ou um verme que comerá seu cérebro. Mas as coisas não são bem assim.

Pessoas com ansiedade geralmente não descansam direito a noite (E isso agrava o transtorno), sendo assim temos pesadelos (muitas vezes não lembramos) e o corpo explode em adrenalina.

Também interferências fora do corpo, como muita coberta, travesseiros.velhos, falta de um lençol cobrindo o colchão entre outros fatores.

Quando eu tinha esses suores e fazia essas pesquisas eu sabia que tinha que fazer exames, mas tinha muito medo de faze-los pois eu tinha certeza que estava com alguma doença. Também ao fazer essas pesquisas e vendo os sintomas automaticamente passava a sentir os sintomas que eu lia (isso chama-se cybercondria e já falei sobre aqui no blog). Ficava lembrando que no dia X ou Y senti isso ou aquilo!

Enfim, realizei TODOS exames que vocês possam imaginar, e adivinhem? NADA de anormal. Pois é, NADA! Ai ficava me perguntando o porque me acordar suando a noite se eu não tinha nada.

Até que minha médica falou, durma de roupa, assim você não irá acabar enrolando-se nas cobertas, também tente relaxar antes de dormir.

Dito e feito, minha sudorese noturna era apenas de dormir peladão (Só de cueca) e ser agitado sonhando. Volta e meia ainda me acordo suando, para mim isso já é normal, na noite passada fez 2 Graus aqui na minha cidade, e pela manhã fui obrigado a tomar banho, minha roupa estava toda molhada de suor.

A Venlafaxina e alguns remédios antidepressivos também aumentam durante o dia/noite a transpiração, é um efeito colateral presente neles e é comum isso acontecer.

Para você que passa pelo mesmo problema, tome um chazinho de camomila, esperem o sono chegar, DURMAM DE ROUPA e com pouca coberta, isso vai melhorar. E mantenham seus exames e check-ups em dia!

Diversas são as causas para ter sudorese noturna, não necessariamente seja uma infecção!!!!!!!!!!!!!!!!

8 Causas de sudorese noturno:

  1. Menopausa: As ondas de calor que acompanham a menopausa podem ocorrer à noite e causar sudorese. Esta é uma causa muito comum de suores noturnos em mulheres.
  2. Hiperidrose idiopática: A hiperidrose idiopática é uma condição na qual o corpo cronicamente produz muito suor sem qualquer causa médica identificável.
  3. Infecções: A tuberculose é a infecção mais comumente associada à sudorese noturna. Mas infecções bacterianas, como endocardite (inflamação das válvulas cardíacas), osteomielite (inflamação nos ossos) e abscessos podem causar sudorese noturna. Suores noturnos também são um sintoma da infecção pelo HIV.
  4. Cancros: Suores noturnos são um sintoma precoce de alguns tipos de câncer. O tipo mais comum de câncer associado à sudorese noturna é o linfoma. No entanto, as pessoas que têm um câncer não diagnosticado freqüentemente apresentam outros sintomas, como perda de peso e febre inexplicáveis.
  5. Medicamentos: Tomar certos medicamentos pode levar a suores noturnos. Medicamentos antidepressivos são um tipo comum de droga que pode levar a sudorese noturna. De 8% a 22% das pessoas que tomam medicamentos antidepressivos têm suores noturnos. Outras drogas psiquiátricas também foram associadas a suores noturnos. Medicamentos tomados para reduzir a febre, como aspirina, às vezes podem levar à transpiração. Muitas outras drogas podem causar suores noturnos.
  6. Hipoglicemia: Baixo nível de açúcar no sangue pode causar sudorese noturna. Pessoas que estão tomando insulina ou medicamentos orais para diabetes podem ter hipoglicemia à noite, acompanhada de sudorese noturna.
  7. Distúrbios hormonais . Suar pode ser visto com vários distúrbios hormonais, incluindo feocromocitoma, síndrome carcinoide e hipertireoidismo.
  8. Condições neurológicas . Incomumente, condições neurológicas incluindo disreflexia autonômica, siringomielia pós-traumática , acidente vascular cerebral e neuropatia autonômica podem causar aumento da sudorese e levar a sudorese noturna.

Abraço pessoal

--

--

Baú da Depressão
BauDaDepressao

Aqui falo um pouco sobre minha nada mole vida depressiva. Sinta-se a vontade.