Tristeza ou depressão?

Baú da Depressão
BauDaDepressao
Published in
4 min readJun 24, 2019

Existe uma diferença tremenda entre tristeza e a depressão, mas também existe uma igualdade entre elas (Será que vão entender? hahaha. Sim é difícil de explicar).

Eu sei muito bem quando estou triste ou depressivo. A tristeza é algo momentâneo, que melhora quando você recebe um elogio, um abraço ou palavras de alguém.

"A DEPRESSÃO TE ASSOLA"

A depressão é algo que te assola e tu não consegue sequer pensar, quer apenas deitar e esquecer que estás no mundo. Suas forças acabam e você olha para as pessoas ativas, conversando, rindo e pensa… como conseguem?

A tristeza vem e vai, mas sempre é relacionada a algum problema, sendo assim tu sabes onde vais ter que focar para melhorar, sair dela e trazer a felicidade.

A depressão não, a tristeza se torna suprema nos teus dias, teu foco acaba para o que te dá prazer, mas não se engane, tristeza demais não é “só tristeza”. Não confunda.

Nas ultimas semanas venho andado bem ruim, não sei as causas mas tá bem forte o amargo. Ainda não sei se é por questões profissionais que estão bem estressantes e puxadas ou se tem algum outro problema me afetando. O pior da depressão é isso, geralmente você não sabe o que é o problema.

Minhas crises de pânico vêm me visitando também, é só receber uma notificação no celular ou uma ligação pro coração começar a bater mais forte como se algo ruim estivesse vindo, como se a qualquer momento recebesse uma ameaça, uma notícia ruim e etc. Fazia muito tempo que isso não acontecia comigo.

Apesar da Venlafaxina ter me melhorado muito de Janeiro para cá, estou notando que ela não está mais combatendo da mesma forma minha depressão.

Confesso que as vezes eu penso: O que mais posso fazer? Pois eu já apelei a remédios, religião e tudo mais. É complicado. Muitas vezes dá vontade de desistir, pedir demissão e sair sem rumo, mas lembro que existem pessoas que dependem de mim.

O que sinto bastante falta são de pessoas para conversar, as vezes eu me olho no espelho e me sinto um estranho.

GENTE, ISSO É MUIIIITO ESTRANHO.
(Mas acontece quando estou bem estressado.)

Vejo que quando me estresso no serviço, se estou trabalhando demais ou se estou com alguma frustração ninguém liga, ninguém está afim de ouvir se estou trabalhando demais ou se estou com problemas em meu trabalho.

Nunca fui muito de me abrir para as pessoas desde criança, mas sempre que tentei só fui ouvido quando estava com problemas, chorando/explodindo. No dia-a-dia ninguém liga pra nada, ninguém te pergunta se queres conversar ou como foi teu dia.

Também evito de passar muito tempo falando com as pessoas sobre esse problema, pois já percebi que isso é chato, ninguém quer conversar sobre isso. As pessoas gostam é de falar sobre coisas felizes. Também se tu falar muito parece que tu estás ficando louco, doente. Sendo assim muitas vezes que tu conseguirias esvaziar um pouco o balde da depressão não consegues, por falta de gente. (Sei que isso se resolveria com um psicologo, talvez). Mas particularmente me sinto mais a vontade em falar o que to sentindo pra pessoas que convivem comigo e não que um recebe pra me ouvir, isso acaba me deixando ainda pior.

Esses dias tinha uma moça aqui no meu trabalho que duas vezes já vi ela chorando na rua escondida, mandei um e-mail para o pessoal do RH informando o que eu vi e solicitando para que dessem uma certa atenção para ela. Quando vejo um colega meio estranho geralmente pergunto se ele está bem ou se precisa de algo.

Dai vocês vão pensar/dizer: Ok, tá bem! Você é a melhor pessoa do mundo?!

NÃO, muita gente NÃO SABE O QUE É TER DEPRESSÃO. Para muitos só leem/ouvem falar sobre. Eu como estou “casado” com essa doença 24 horas do meu dia acabo prestando mais atenção em possíveis doentes.

Algum tempo depois conversei com essa colega e ela realmente está tomando alguns remédios para ansiedade/depressão e me disse que tem tido crises constantes.

Para quem não tem: Não entende.
Para muitos:
É indiferente.
Já os ignorantes: tratam como
“Frescura”.

Você já parou pra pensar, quantas vezes no seu dia alguém te perguntou: Oi tudo bem? e você respondeu: Sim, tudo bem e você?

Mas sua vontade era de sentar, falar tudo que precisa, chorar e depois disso se deitar e dormir? Hehehe, é assim que me sinto! As pessoas te perguntam como tu estás já esperando que digas: Estou bem e você? Mas se quiser falar como realmente estás, essas mesmas pessoas vão estar loucas é que tu acabe de falar logo, porque ninguém tem muito saco pra isso.

Mas enfim, tava algum tempo sem postar por causa da correria de trabalho, mas estou de volta.

Abraços

--

--

Baú da Depressão
BauDaDepressao

Aqui falo um pouco sobre minha nada mole vida depressiva. Sinta-se a vontade.