Vitamina D, uma arma contra a depressão

Baú da Depressão
BauDaDepressao
Published in
3 min readJun 27, 2019

Bom dia,

Já ouvi muitas vezes (ainda mais aqui no sul) de pessoas que falam sobre o inverno ser um aliado da depressão. Estudei bastante sobre a relação da vitamina D e a depressão. E pergunto a você depressivo. Já fez hemograma e viu como está sua vitamina D?

DEPRESSÃO SAZONAL/CRÔNICA

A depressão sazonal é aquela depressão ligada a uma estação, em alguns lugares do país você sai as 6 da manhã de sua casa e está escuro, passa o dia inteiro no trabalho e aos sair as 19h já está escuro novamente, você passou o dia todo no escritório e não viu o dia. Isso com certeza vai fazer com que você se sinta mal. Mais grave que isso é que nesse tempo que você passou dentro do escritório você não tomou 15 minutos que seja de banho de sol e ai está o problema que se chama a falta de VITAMINA D.

A depressão crônica é aquela que independente da estação do ano vai continuar presente, mas também é agravada pela falta dessa vitamina.

A falta de vitamina D pode aumentar em até 75% o risco de depressão, de acordo com estudo publicado no Journal of Post-Acute e Long-Term Care Medicine. Apesar de a associação entre o nutriente e a saúde mental ser relativamente nova, outras pesquisas já haviam alertado para maior probabilidade do transtorno para indivíduos com deficiência de vitamina D. A substância também é importante para evitar doenças ósseas e musculares.

A melhor forma de obter a vitamina D é a exposição ao sol, mas alguns alimentos como salmão, sardinha, queijo, gema de ovo e bife de fígado, são boas fontes também. Especialistas ainda recomendam a utilização de suplementos. “Dado que a vitamina D é segura nas doses recomendadas e é relativamente barata, este estudo contribui para a crescente evidência sobre os benefícios da vitamina D para a saúde”, comentou Eamon Laird, um dos autores do estudo, em comunicado.

Eu estava depressivo e sem tratamento, na época a médica me perguntou se eu costumava tomar banho de sol diariamente, eu disse que não. Me pediu hemograma completo e lá estava a falta da vitamina D.

Tive que comprar um complemento vitamínico e também me expor ao sol. Confesso que não notei muita diferença, mas se os estudos e os médicos dizem… Sabem mais do que eu, né?

NÃO É SÓ DEPRESSÃO

  • Imunidade baixa: a deficiência da vitamina D está relacionada ao aumento de doenças respiratórias e infecções.
  • Fraqueza muscular: há relação entre deficiência de vitamina D e fragilidade muscular e perda de força em idosos. No músculo, essa vitamina tem a função de transporte de cálcio, síntese proteica e contração muscular. Inclusive muitas vezes essas dores são confundidas com fibromialgia.
  • Diabetes: a sua deficiência pode levar à intolerância à glicose, alterações na secreção de insulina e assim o desenvolvimento de diabete tipo 2.
  • Infecções pulmonares e asma: a suplementação da vitamina D reduz os ataques de asma e protege os pulmões contra os efeitos do tabagismo em fumantes.
  • Depressão: a deficiência de vitamina D foi relacionada a alterações no humor, levando à depressão.
  • Doenças crônicas: além de diabete, a falta da vitamina D está relacionada ao aumento da incidência de doenças cardíacas, pressão alta, câncer e artrite.
  • Osteoporose: para absorver o cálcio, o corpo precisa da vitamina D. Portanto, sua deficiência leva à falta de cálcio no osso e suas consequências como raquitismo, deformidade nos ossos e osteoporose
  • Obesidade: a deficiência dessa vitamina pode ser um dos fatores para o acúmulo de gordura corporal. Também está relacionada a reações metabólicas como aumento da sensação de fome e diminuição do gaston˜ energético.

Faça um hemograma, e veja como está seus níveis de vitamina D, acreditem nisso e façam tudo para que amenize suas tristezas!

Abraço gente.

--

--

Baú da Depressão
BauDaDepressao

Aqui falo um pouco sobre minha nada mole vida depressiva. Sinta-se a vontade.