Quais afirmações do debate da TV Unesp são verdadeiras?

Por Adriano Arrigo, Guilherme Sette, Matheus Fernandes e Victor Pinheiro

Na última quarta-feira, dia 12 de outubro, a TV Unesp realizou em parceria com o Jornal da Cidade um debate entre Dr. Raul (PV) e Clodoaldo Gazzetta (PSD), candidatos a prefeito de Bauru. A emissora disponibilizou o vídeo do debate no Youtube.

O Bauru Check checou algumas da falas dos candidatos e trouxe o que é verdadeiro, duvidoso e falso. Começamos pelas afirmações de Raul Gonçalves.

Dr. Raul

3 MIL CRIANÇAS ESTAVAM FORA DAS CRECHES EM 2008 E HOJE 1300 ESTÃO EM LISTA DE ESPERA POR VAGAS.

“São 1300 alunos que entraram com ação judicial para ter direito a utilizar a creche.”

INCERTO — De acordo com esta reportagem, exibida pela TV Unesp em junho deste ano, a secretária de educação reporta que aproximadamente 1000 crianças aguardam vagas em creches. É improvável que esta demanda tenha crescido 30% nos últimos quatro meses.

EXISTE UMA CANCELA NA AVENIDA NAÇÕES UNIDAS QUE É ACIONADA EM DIAS DE CHUVAS FORTES

“Já há uma cancela que é acionada ali perto da região do novo shopping, no caso de chuvas torrenciais”

VERDADE — No dia 20 de dezembro do ano passado a prefeitura instalou cancelas para impedir que motoristas prossigam na avenida quando essa estiver em risco de alagamento.

Mais informações

EM CINCO ANOS, 84 MIL IDOSOS VÃO REPRESENTAR 23% DA POPULAÇÃO

“Nós vamos sair de 15% da população da cidade com mais de 60 anos e esse número vai chegar a 23% (em 5 anos).”

INCERTO — De acordo com o último censo do IBGE realizado no ano de 2010, a população de pessoas com mais de 60 anos em Bauru é de 13%. Em 2011, a Secretária do Bem Estar Social estimou que em 2025 a população de idosos deve representar 17% dos habitantes da cidade.

Nossa pesquisa no IBGE não encontrou ferramentas de projeção populacional no nível municipal, apenas em âmbitos federais e estaduais, que podem ser acessadas nesse link.

27 MIL PESSOAS SE INSCREVERAM NO MINHA CASA MINHA VIDA

“Foram 27 mil pessoas que se inscreveram (no programa “Minha Casa Minha Vida”) para tentar um sorteio.”

VERDADE — Segundo a Edição Especial 03/2.013 do Diário Oficial de Bauru, publicada no dia 30 de Agosto de 2013, a segunda fase do programa Minha Casa Minha Vida contou, na época, com 27 mil nomes cadastrados para sorteio.

Clodoaldo Gazzetta

EM 2015 A OFICINA CULTURAL DE BAURU FOI FECHADA PELO GOVERNO DO ESTADO E O CANDIDATO ESCREVEU UMA CARTA CONTRA A MEDIDA

“Infelizmente o Governo do Estado fechou a Oficina Cultural em Bauru (e) mandou para Marília.(…) Inclusive encaminhei um movimento para que a gente pudesse ser contra esse fechamento da oficina.”

VERDADE —A Oficina Cultural Glauco Pinto de Moraes foi transferida de Bauru para Marília na primeira metade de 2015 devido a falta de repasse de verba do Governo Estadual. Segundo matéria da 94 FM, Gazzetta, na época presidente municipal do Partido Verde, prometeu juntar-se com deputados estaduais do partido para a confecção de uma carta contra a transferência da oficina. No entanto, nossa equipe não localizou o documento.

Você pode encontrar mais informações sobre a oficina em reportagens da Folha de S. Paulo e do Jornal da Cidade.

PARQUES LINEARES

“na verdade são 9 fundos de vale (parques lineares) que estão previstos no plano diretor elaborado lá na década de 90”

VERDADE — O plano diretor elaborado na época em que Gazzetta mencionou, realmente constam estes parques. O mapa ambiental pode ser obtido no site da secretaria do meio-ambiente.

A PIRÂMIDE POPULACIONAL BRASILEIRA SERÁ INVERTIDA DAQUI 20 ANOS.

“daqui a 20 anos nossa população vai inverter a pirâmide populacional.”

VERDADE — As cidades com índice de desenvolvimento humano elevado (em Bauru é o 37º maior do país, segundo levantamento feito em 2013), sofrem o “envelhecimento da população”, isto é, a porcentagem de população adulta aumenta, enquanto a da população infantil diminui. Isso deve-se, sobretudo, ao crescimento da expectativa de vida.

De acordo com o IBGE, em 2050 a pirâmide populacional do Brasil será representada da seguinte maneira:

Fonte: IBGE

A disposição da pirâmide etária de Bauru, o Estado de São Paulo e Brasil conforme o último Censo IBGE, de 2010, é:

Fonte: IBGE

NÃO TEM PROCESSO NA VIDA PÚBLICA

“Se você acompanhar minha vida, vai verificar que não tenho nenhuma mancha no meu passado, nenhuma ação, nenhum processo, muito menos uma reprovação de contas.”

VERDADE — A certidão emitida pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo afirma que Gazzetta não possui acusações ou processos de improbidades administrativas em seu registro. No site do Tribunal de Contas da União, nossa pesquisa também não obteve resultados para reprovações.