7 fatores que você deveria saber para ter um bom relacionamento com seus clientes

Naiane Lara
bawilabs
Published in
4 min readAug 9, 2017

A parte mais importante de uma empresa é sem dúvida alguma o cliente.

Embora existam setores que mantêm contato direto com o cliente, como o de vendas e suporte, todo o time em uma empresa de TI é responsável por um atendimento de qualidade.

Todos juntos oferecem um serviço de qualidade, eficaz e com agilidade. De forma a fazer com que o cliente se sinta confortável e crie um bom vínculo com a empresa.

Nesse texto terá foco o setor de suporte, mas são fatores que todo o time deveria entender.

Vamos conhecer esses sete fatores? :)

Confiança

Assim como em um relacionamento afetivo, a confiança é a base de tudo tanto dentro da empresa como com os clientes. Você deve passar confiança ao seu cliente. Algo que contrubui para isso é seu conhecimento sobre o produto, dessa forma você entenderá o que o cliente precisa e facilitará a resolução de possíveis problemas.

Além disso, é importante que você seja honesto e tenha uma relação amigável com seu cliente. Dentro da empresa é o mesmo caso, a equipe deve passar confiança uns para os outros, assim tudo passa a fluir da melhor maneira possível.

Agilidade e eficácia na resolução de problemas

Se o cliente tem um problema, devemos saber identificar como surgiu esse problema e propor soluções para que o mesmo seja resolvido. É preciso manter contato com o cliente para entender o que está acontecendo e trabalhar para solucionar da melhor maneira possível. Para isso acontecer é fundamental a cooperação dentro da empresa, pois se todos trabalharem juntos, a solução virá de uma forma mais rápida e mais eficiente.

Feedback como indicador de qualidade

Nada melhor do que o contato com o cliente para avaliar se o serviço ou produto que está sendo comercializado tem a qualidade esperada.

Sem contar que quando é você quem entra em contato pedindo o feedback do produto oferecido, o cliente sente que você não quis apenas vender, mas que você se preocupa com a qualidade do que está vendendo. E é avaliando o feedback do cliente que vamos perceber quais pontos necessitam de melhorias e quais devem ser mantidos como estão.

Oportunidade de Upsell

Quando você é próximo do seu cliente, você sabe do que ele realmente precisa. Você sabe se a necessidade dele está sendo suprida, e caso não esteja, você poderá até mesmo conseguir oferecer um outro serviço mais rentável.

Uma boa reputação é fundamental

No comércio B2B, a reputação é muito relevante (não tanto quanto na B2C, mas é relevante!), visto que, geralmente os negócios não são feitos com o responsável pela aquisição, mas sim com alguém que faz o intermédio da negociação e passa para seu superior. Mesmo assim, devemos criar uma boa reputação, pois, as informações que serão passadas a nosso respeito serão o que pesarão na hora da negociação.

Saiba dizer “Não”

Sempre que for indagado por algum serviço ou produto que não oferece, seja honesto em dizer que não possui! O cliente vai depositar mais confiança em você, e vai sentir que não está sendo enganado. É preciso saber explicar isso ao cliente, usar as palavras certas, para que ele entenda que você não possui o produto que ele quer no momento. Assim você estará construindo uma relação de confiança com seu cliente.

Caso seja do interesse dele, você ainda pode aproveitar para oferecer algum produto similar que possua.

Qualidade no Atendimento

Nem é preciso mencionar que um atendimento de qualidade implica em tratar bem o cliente! Isso é uma obrigação.

Dê toda atenção ao seu cliente, até mesmo ao responder um e-mail! Nada de procrastinação! Responda rapidamente, nunca deixe pra depois o que você pode resolver agora.

Não existe nada pior do que, por exemplo, entrar em uma loja e ficar esperando para ser atendido. Se é uma solução mais demorada, conte ao cliente que você e toda equipe estão trabalhando para encontrar a melhor solução para ele.

Aliás, trate seu cliente como se ele fosse o único! Seja paciente e gentil, sempre tenha educação e bom senso, isso ajuda a construir uma relação de longa data.

E mais uma vez, seja honesto com seu cliente, ele vai gostar, não vai se sentir enganado! No caso de um imprevisto, por exemplo, comunique ao cliente mesmo que isso implique numa diminuição do seu faturamento durante aquele tempo, pois é melhor perder um pouco de dinheiro por algum tempo do que perder o cliente permanentemente.

--

--