Bayern se esgota no segundo tempo, e não consegue segurar o ímpeto do Dortmund no Signal Iduna Park

Luís Guilherme Bratfische
bayernmunchenbr
Published in
4 min readNov 10, 2018

Depois de fazer uma atuação segura e vitoriosa no meio de semana, ganhando de 2 a 0 do AEK em Munique pela Champions League, o Bayern de Munique entrou em campo disposto a se recuperar na Bundesliga. Mas do outro lado estava o líder e dominante nesta temporada, o Borussia Dortmund, que jogando em casa levou uma certa pressão mas conseguiu acordar na segunda etapa e virar o jogo por 3 a 2, e manter sua vantagem de 4 pontos para o segundo colocado, o Borussia Monchengladbach.

Já o Bayern estacionou nos 20 pontos, e agora está 7 pontos atrás do líder e começa a ver sua hegemonia no campeonato ser arranhada.

(Foto: Divulgação/@FCBayernEN)

Faltou gás

O começo do jogo foi bastante estranho por se tratar do maior clássico atual da Alemanha. O Bayern mandava no jogo e deixava o Dortmund totalmente acuado e buscando uma bola ou outra para agir no contra-ataque.

Teve a chance de abrir o placar em menos de 10 minutos, mas Reus, sozinho no lance, desperdiçou e chutou em cima de Neuer. Uma grande defesa.

Dali até o intervalo, foi um praticamente um jogo de um clube só. O Bayern teve inúmeras chances criadas, a maioria delas com o Ribéry pelo canto esquerdo do gramado. Mas, como vem sendo rotina, os bávaros tinham medo de arriscar direto, e acabou vangloriando a defesa aurinegra, que estava bloqueando bem os cruzamentos.

De tanto insistir, Kimmich conseguiu achar uma brecha e jogar a bola para, sozinho, Lewandowski tirar o zero do placar e deixar o clube bávaro mais aliviado. Com a vitória momentânea, o Bayern colaria no Dortmund, ficando apenas um ponto de diferença, e deixaria o campeonato embolado novamente.

O Dortmund voltou para a segunda etapa mais determinado e enfim entrou no jogo. Em menos de 5 minutos, já tinha criado mais duas chances com Reus, que acabou desperdiçando ambas.

Os aurinegros mudaram a sua estratégia, e agora começaram a possuir mais a posse de bola e trabalhar as jogadas. Contaram também com o cansaço físico do Bayern, que parece ter corrido uma maratona durante o intervalo da partida. Era nítida a diferença de preparo entre o primeiro e o segundo tempo.

Com o time mais lento, os espaços para o Dortmund foram ficando expostos, e a toda hora o contra-ataque assustava a defesa bávara. Tanto que, os três gols do Dortmund surgiram em jogadas assim.

No primeiro, Reus saiu em disparada e cara-a-cara com Neuer, acabou sofrendo um contato e o árbitro assinalou a penalidade. O atacante não deu chances para Neuer e cobrou com perfeição, empatando a partida.

Três minutos depois, o Bayern encontrou uma última fagulha de fôlego e conseguiu criar um lance de bate e rebate na área do Dortmund, e a bola sobrou para Lewandowski marcar mais um e tentar garantir a vitória. Com esse gol, Lewa chegava a 7 no campeonato e alcançava a artilharia provisória.

Mas desse momento até o final do jogo, foi um festival de chances perdidas por Marco Reus, e boas chances que Lewandowski perdia por estar impedido.

O artilheiro do Bayern teve dois gols bem anulados pelo VAR, que poderiam dar a vitória para os bávaros.

Já pelo lado do Dortmund, Reus teve boas chances em jogadas de velocidade. Se marcasse todas, ele poderia ter saído de campo, facilmente, com 5 gols na conta. Ponto para Neuer, que evitou um fiasco maior.

Em outra jogada rápida, Reus, sempre ele, pegou de primeira e marcou um belo gol para empatar a partida. E, se aproveitando do relaxo da defesa do Bayern, Alcácer, que tinha entrado fazia 10 minutos, deixou Boateng para trás e só jogou por cima de Neuer, decretando a virada aurinegra por 3 a 2 e a manutenção da liderança.

(Foto: Divulgação/@FCBayernEN)

A continuação

A Bundesliga vai ter uma pausa na próxima semana, para as duas últimas rodadas da Nations League, e só volta no outro final de semana. O Bayern de Munique enfrentará o Fortuna Dusseldorf, em Munique, e terá uma ótima chance de se reencontrar com a vitória pela Bundesliga.

FICHA TÉCNICA

FC Bayern: Neuer; Alaba; Hummels (65’ — Süle); Boateng; Kimmich; Goretzka; Martinez; Ribéry; Müller (82’ — Wagner); Gnabry (74’ — Sanches); Lewandowski

Técnico: Niko Kovac

Borussia Dortmund: Hitz; Hakimi; Zagadou; Akanji; Piszczek; Weigl (45’ — Dahoud); Witsel; Larsen (82’ — Delaney); Reus; Sancho; Götze (59’ — Alcácer)

Técnico: Lucien Favre

Gols: Lewandowski (26’, 52’), Reus (49’, 67’), Alcácer (73’)

Cartões: Weigl (29’ — Amarelo), Akanji (36’ — Amarelo), Ribéry (55’ — Amarelo), Süle (87’ — Amarelo), Hitz (90+4’ — Amarelo), Wagner (90+4’ — Amarelo)

--

--

Luís Guilherme Bratfische
bayernmunchenbr

Relações-públicas de formação, mas com um apelo para o jornalismo esportivo. xD