De refugiado a refúgio em campo, Alphonso Davies tem sido o ponto de desequilíbrio no Bayern

Ricardo Baijão
bayernmunchenbr
Published in
3 min readFeb 11, 2020

O canadense de 19 anos faz temporada espetacular até aqui, e conta com uma trajetória de muita dificuldade e superação

Personalidade, força e talento são as palavras que descrevem o que esse rapaz é.

Para começar, um breve resumo:

Campo de refugiados é um lugar no qual pessoas excluídas de seus países de origem vivem. Estas são excluídas por falta de tolerância social ou política, para não dizer palavras mais pesadas por aqui (já falando, genocídio).

Alphonso nasceu num campo de refugiados, no dia 2 de novembro de 2000. Filho de pais liberianos, Davies veio ao mundo em Buduburam (Gana), após seus pais terem fugido da Libéria devido à segunda guerra civil instaurada no país (1999–2003). É notório que as condições nestes campos é precária, pois há muitas pessoas presentes na mesma situação e são locações não-governamentais, ou seja, que dependem da solidariedade de pessoas especializadas que estão ali para ajudar. Porém, não se obtém tantos recursos como necessário.

Voltando à história de Phonzie…

Aos 5 anos, ele e seus pais chegaram ao Canadá. O garoto sempre teve fome de bola e, por lá, defendeu o Edmonton Strikers (time da cidade em que vivia) até chegar ao Vancouver Whitecaps, time que o fez ter os holofotes europeus.

No Canadá, nosso atual camisa 19 encantou com seu talento e carisma.

Em 2019, o Bayern abriu o olho e decidiu investir em Davies. Ele chegaria em janeiro por 10 milhões de euros, mas não teria uma primeira temporada tão fácil, sendo utilizado pelo Bayern II na maioria do ano. No final de 2019, com a troca de treinador, Alphonso passou a ser figurinha carimbada nos jogos do Bayern.

Hansi, atual treinador bávaro, moldou o Davies da atualidade e soube utilizar tudo que o garoto já tinha dentro dele.

Não falarei de números, mas sim do que o canadense faz em campo com todo seu talento, velocidade, calma e objetividade:

Davies quebra marcações duplas com facilidade pelo lado esquerdo, gerando muito espaço em vários setores do campo

Ele também tem muita facilidade em trocar passes e a agir num curto espaço do campo

O principal: recuperação. Não foi em apenas uma oportunidade, mas em várias vimos o poder de reação do jovem de 19 anos, suprindo falhas de marcação defensiva, nas quais parecia impossível que ele fosse recuperar a posse

Hoje, Alphonso é titular absoluto, incontestável. O que ele tem feito em campo é de se aplaudir e apreciar muito, pois não é nada fácil. Ele era um ponta ofensivo, hoje, atua como lateral. Precisa apoiar e defender na mesma intensidade, só que consegue fazer isso numa intensidade ABSURDA, o que tem sido o diferencial. Ele não cansa, está lá no minuto 1 ao 90, sem dar chances ao adversário.

Por tudo o que foi escrito aqui, Davies é um vencedor. Não só no Bayern, mas na vida.

--

--

Ricardo Baijão
bayernmunchenbr

22. Amante de futebol, acima de qualquer coisa. Torcedor do Bayern de Munique e do Fluminense.