O que Odriozola pode oferecer ao Bayern?

Rainer Pompermayer
bayernmunchenbr
Published in
3 min readJan 22, 2020

Hoje, 22 de janeiro, pela manhã o Bayern de Munique anunciou oficialmente a contratação de Álvaro Odriozola até o final da atual temporada. O espanhol chega do Real Madrid por empréstimo sem uma opção de compra definida.

Em uma defesa que já era escassa no inicio da temporada e vem sido bombardeada por lesões, a chegada do lateral direito é muito bem-vinda. Porém, o que Odriozola pode realmente oferecer ao Bayern de Munique nesses seis meses?

O lateral direito espanhol chega ao Bayern até o final da temporada, sem opção de compra definida

O espanhol de apenas 24 anos vem da base do Real Sociedad e foi contratado pelo Real Madrid em 2018. Em sua primeira temporada no gigante espanhol, participou de 22 partidas, marcando um gol e dando nove assistências. Uma marca pra lá de impressionante, ainda mais considerando que ficou de fora das últimas seis partidas por uma lesão na clavícula.

Porém, na temporada atual parece que as coisas mudaram. O lateral atuou em apenas cinco partidas oficiais, dando apenas uma assistência em 434 minutos jogados até dezembro. Isso pode ser explicado tanto por uma má fase do jogador, como também pela preferência clara de Zidane a Carvajal, que voltou a jogar bem e não se lesionou.

O que tudo isso significa ao Bayern? Bem, o técnico Hansi Flick finalmente terá um reforço para a sua defesa. Já era bem conhecido que o alemão queria um lateral direito para ter mais opções para utilizar na defesa.

Apesar de ter tido uma boa primeira temporada em Madrid, Odriozola parece não ter caído nas graças de Zidane.

Afinal, aliando as longas lesões de Süle e Hernandez ao fato de Kimmich ter sido efetivado no meio campo sem opções de volta para a lateral (um grande erro na minha opinião), o Bayern se viu com apenas cinco nomes para compor sua defesa, os já conhecidos: Pavard, Boateng, Alaba, com Davies sendo deslocado para a lateral esquerda e Javi Martinez sendo utilizado mais uma vez como zagueiro.

Agora, com Odriozola na equipe e a volta de Hernandez ao campo já tendo sido iniciada com o francês treinando com a equipe, daqui menos de um mês Flick poderá “se dar ao luxo” de escolher entre sete jogadores para montar sua defesa.

Além de ser mais uma opção, a chegada do lateral espanhol dará também mais liberdade para Pavard poder atuar de zagueiro, aliviando o peso nas pernas dos já lentos Martinez e Boateng. Podendo até voltar Alaba à lateral esquerda, dando um descanso para Davies em alguma partida ou atuando com uma defesa mais forte e experiente em jogos mais “parrudos”.

Ganhando mais oportunidades em Munique, Odriozola espera voltar a jogar bem e ser convocado novamente para a seleção espanhola.

O fato é que Álvaro Odriozola não mudará o patamar do Bayern ou até mesmo irá elevar muito o nível da defesa bávara. Mas é um bom nome que vem a custo zero para reforçar o elenco e dar mais folego ao time, ainda mais nessa segunda metade da temporada que promete ser desgastante.

A transferência ajudará as três partes do negócio: o lateral terá mais minutos, o Real Madrid empresta um jogador promissor para ter mais tempo de jogo e o Bayern terá mais uma opção na defesa sem gastar. E, no momento atual da diretoria bávara, isso é muito mais do que podíamos ter esperado para essa janela de inverno.

--

--

Rainer Pompermayer
bayernmunchenbr

Bávaro fanático, baixista, mestre de piadas ruins e nerd inveterado.