O ‘rolo compressor’: Bayern termina a fase de grupos da Champions com 100%

Após a última rodada da fase de grupos da Champions, Bayern mostra mais uma vez do que é capaz, atropela o Barcelona e avança tranquilamente para as oitavas de final.

Celiny Jandre
bayernmunchenbr
6 min readDec 9, 2021

--

O Bayern de Munique, que já estava classificado para as oitavas de final da UEFA Champions League desde a vitória contra o Benfica por 4x0 na quarta rodada da fase de grupos, não se deu conta do Barcelona nesta última quarta-feira, derrotando o time catalão por 3 a 0. Os gols foram marcados por Müller, Sané e o jovem Musiala.

Para avançar às oitavas de final sem depender de outros resultados, o Barcelona precisava vencer. Mas o Bayern não facilitou a vida de seus rivais, e o ‘rolo compressor’ da Champions terminou sua campanha na fase de grupos com 100% de aproveitamento. Ao todo, nos 6 jogos foram 6 vitórias, 22 gols marcados e apenas 3 sofridos.

Bayern vence Barcelona por 3x0 e termina a fase de grupos com aproveitamento máximo. Foto: Reprodução/AS

RETROSPECTO DA FASE DE GRUPOS: BAYERN AVASSALADOR

Rodada 1 — Barcelona 0 x 3 Bayern de Munique

O Bayern já no primeiro jogo da fase de grupos começou quebrando tabus. Barcelona, que não perdia na primeira rodada da Champions há 24 anos, conseguiu equilibrar na primeira etapa, mas teve seu time envolvido pela agressividade e movimentação do time bávaro, que passeou em campo e administrou um grande resultado de estreia.

Rodada 2 — Bayern de Munique 5 x 0 Dínamo de Kiev

Mesmo com os ucranianos criando algumas oportunidades no primeiro tempo, o time da Baviera dominou totalmente o duelo, que não colocou o pé no freio até o apito final da partida. Bayern abriu o placar aos 12 minutos, com gol de pênalti de Lewandowski. 15 minutos depois o jogador polonês marcou mais um, e após o terceiro gol, dessa vez com Gnabry, o confronto ficou praticamente definido com as duas equipes sem grandes ambições. Porém, o jogo ofensivo dos donos da casa não deu paz ao time de Kiev, que viu Sané marcar o 4º para o Bayern. O placar de 5 a 0 foi confirmado no apagar das luzes, com Choupo-Moting aos 87.

Rodada 3 — Benfica 0 x 4 Bayern de Munique

O jogo, que teve sua primeira parte morna, apresentou uma mudança drástica com um segundo tempo eletrizante, com os dois times buscando o jogo a todo momento, com intensidade, passes rápidos e linhas avançadas. Porém, após o primeiro gol com Sané de falta, os alemães passaram a dominar o jogo, e o time de Jorge Jesus teve sua confiança arruinada de vez com o gol contra de Éverton Cebolinha. O time bávaro deu show no Estádio da Luz, marcando ainda mais 2 gols.

Rodada 4 — Bayern de Munique 5 x 2 Benfica

O Bayern teve seu domínio completo nos 90 minutos do jogo válido pela 4ª rodada do grupo E, controlando as ações do jogo e mantendo a bola sempre perto da grande área adversária. Lewandowski abriu o placar e Sané, aos 3 minutos da segunda parte, marcou um belo gol de voleio. Mesmo com o time português se fechando para evitar outra goleada, Gnabry também deixou o dele, e Lewandowski ainda conseguiu marcar outros 2 gols, fazendo um hat-trick diante dos portugueses para fechar a goleada.

Rodada 5 — Dínamo de Kiev 1 x 2 Bayern de Munique

Com o menor placar do time bávaro na fase de grupos, a partida foi marcada por uma tempestade de neve, o que não atrapalhou Robert Lewandowski a marcar um gol antológico de bicicleta, digno de Puskás. O jogo no geral foi equilibrado, com as duas equipes ousadas e buscando gols a todo momento. Mesmo assim, a equipe da casa não conseguiu impedir o time alemão a manter seus 100% de aproveitamento na fase de grupos da Champions.

Lewandowski marca gol digno de pintura no Estádio de Kiev. Foto: Sebastian Widmann/Getty Images/One Football

Rodada 6 — Bayern de Munique 3 x 0 Barcelona

Devido às novas restrições pela Covid-19, a partida em Munique não contou com a torcida bávara, porém isso não impediu o Bayern de aniquilar mais um adversário.

O Barcelona precisava da vitória para garantir seu acesso às oitavas de final sem depender que o Dínamo ganhasse do Benfica. Os alemães não facilitaram o trabalho dos seus adversários, confirmando seu favoritismo com um volume de jogo impressionante do início ao fim.

O Barcelona, com sua derrota, viu o Benfica vencer o time ucraniano e levar a segunda vaga das oitavas. Para fechar a fase de grupos, mais um tabu quebrado: pela primeira vez em quase 20 anos, o Barça não se classificou para o mata-mata da Champions e teve que se contentar com a disputa da Europa League.

OS ARTILHEIROS

O brilhantismo de Robert Lewandowski ultrapassa a capacidade de fazer gols. Com pinturas marcadas nessa Champions, o jogador polonês está em segundo lugar na artilharia da competição com 9 gols, atrás somente de Sébastien Haller, atleta do Ajax, que possui 10 tentos.

Leroy Sané, que tem se destacado bastante nesta temporada, está em 6º lugar no ranking, ao lado de Messi e Mahrez, com 5 gols.

SITUAÇÃO DOS JOGADORES LESIONADOS

Nas últimas partidas, o time bávaro teve a ausência de peças fundamentais de seu elenco. Mesmo com uma bela campanha na maior competição do continente europeu, os torcedores do Bayern não tiveram notícias agradáveis a respeito de Joshua Kimmich.

O jogador, que admitiu publicamente não ter se vacinado contra a Covid-19, positivou para a doença no dia 24 de novembro, sendo obrigado a ficar de quarentena por 2 semanas. Porém, nesta quinta-feira (9), foi confirmado pelo próprio atleta que ele estará fora dos últimos 3 jogos do ano, retornando apenas em janeiro de 2022. Isso porque Kimmich teve uma infiltração em seus pulmões devido à Covid, que o impossibilita de retornar aos treinos e jogos.

“Estou satisfeito porque minha quarentena terminou. Estou indo muito bem, mas devido a uma pequena infiltração em meus pulmões, atualmente não consigo treinar totalmente. Assim, concluirei o treinamento de reabilitação e mal posso esperar para estar 100% de volta em janeiro.”

Outros três jogadores que tiveram afastados dos últimos jogos são Gnabry, Sabitzer e Goretzka. O primeiro treinou hoje no campo com a equipe e deve estar disponível para o jogo de sábado, contra o Mainz 05. Sabitzer se recupera de uma lesão na panturrilha, e nesta quinta já começou a treinar com bola. Goretzka, por sua vez, não treinou com o time, mas se recupera de uma lesão no joelho.

SORTEIO DAS OITAVAS DA CHAMPIONS

Com os 16 times das oitavas de final definidos, o sorteio entre os dois potes será realizado na próxima segunda-feira (13) na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça, às 8h (horário de Brasília).

Os primeiros colocados na fase de grupos ficam no Pote 1 e fazem o segundo jogo em casa, e os segundos vão para o Pote 2. Há apenas duas restrições no sorteio: os times do mesmo país não se enfrentam nas oitavas de final; e os times que estavam no mesmo grupo também não se enfrentam nesta fase.

Outro detalhe que deve ser lembrado é que o gol fora de casa não vale mais como critério de desempate. Assim, caso haja empate no placar agregado das duas partidas, a decisão irá para a prorrogação e, se necessário, pênaltis.

Estes são os potes:

POTE 1:

Grupo A: Manchester City

Grupo B: Liverpool

Grupo C: Ajax

Grupo D: Real Madrid

Grupo E: Bayern de Munique

Grupo F: Manchester United

Grupo G: Lille

Grupo H: Juventus

POTE 2:

Grupo A: PSG

Grupo B: Atlético Madrid

Grupo C: Sporting Lisboa

Grupo D: Inter de Milão

Grupo E: Benfica

Grupo F: Villarreal

Grupo G: RB Salzburg

Grupo H: Chelsea

O canal TNT vai transmitir o sorteio ao vivo na televisão, além da transmissão em seus site e mídias sociais. O SBT Sports irá transmitir o evento nas plataformas digitais: site, YouTube e Facebook. É possível também acompanhar o sorteio pelo portal oficial da UEFA ou na HBO Max, para assinantes do aplicativo.

PRÓXIMO COMPROMISSO

O Bayern já tem seu próximo confronto definido: o jogo contra o Mainz 05, pela 15ª rodada da Bundesliga. O adversário está em 7º lugar na competição, e vem de 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota. O time bávaro possui 4 vitórias e 1 derrota nos últimos 5 jogos.

A partida será realizada na Allianz Arena, no próximo sábado (11), às 11:30 (horário de Brasília). A transmissão será realizada pelo aplicativo da OneFootball, por streaming.

--

--

Celiny Jandre
bayernmunchenbr

Estudante de Jornalismo pela PUC-Rio, apaixonada por esportes e à procura de boas histórias