Saída de Hummels será sentida, mas não é uma calamidade

Rainer Pompermayer
bayernmunchenbr
Published in
3 min readJun 19, 2019

Hoje pela manhã o Bayern de Munique confirmou os rumores que ganhavam força nos últimos dias: o zagueiro alemão Mats Hummels retornará em definitivo ao Borussia Dortmund a partir da próxima temporada.

Os valores oficiais da transferência não foram divulgados, porém, alguns jornais alemães dizem que a quantia gira em torno de 38 milhões de euros, com 31 milhões “a vista” e os outros sete milhões, dependendo de resultados do zagueiro no clube. Considerando que o Bayern pagou 35 milhões em Hummels três anos atrás, o valor da transferência atual, não deixa de ser bom para os bávaros.

Após três anos no Bayern, Hummels irá para o Borussia Dortmund

Hummels vinha em certa má fase nas últimas duas temporadas, porém nos últimos meses voltou a exibir um bom futebol pelo Bayern, principalmente após seu corte da seleção alemã. Sem dúvida será uma ausência sentida na defesa bávara na próxima temporada mas, acredito que, não durante muito tempo.

Afinal com as contratações de Hernandez e Pavard, fora a boa fase de Süle, o Bayern tem nesses três nomes ótimos zagueiros que ainda terão muitos anos de carreira para mostrarem seu valor em Munique.

O real problema de sua saída é menos técnico e mais em números e liderança. Afinal, Hummels era um dos nomes mais experientes do elenco bávaro e sua saída deixa a defesa bavára com um homem a menos.

No momento, para a defesa, temos: Kimmich, Pavard, Süle, Boateng, Hernandez e Alaba. Ou seja, dois zagueiros, dois laterais e dois zagueiros que podem realizar a função de laterais. Porém, a saída de Boateng é quase certa, deixando esses números extremamente escassos em caso de uma lesão mais longa de qualquer um desses jogadores.

Com a saída de Hummels, Pavard e Hernandez receberão ainda mais espaço no elenco

De qualquer maneira, no caso da saída de Boateng, o Bayern deve ir ao mercado para contratar um novo nome. Um que vem sendo ventilado nas últimas semanas é de Ozan Kabak, zagueiro turco do Stuttgart que vem atraindo atenções de outros clubes europeus.

Mostrando que a tão necessária renovação do elenco parece estar em curso finalmente, a diretoria deixou claro que entendeu a necessidade de novos nomes na equipe.

Após a saída de Rafinha, Ribery, Robben e Hummels, a média de idade do elenco cairá vertiginosamente, dando mais fôlego ao time e mais espaço aos novos nomes. Sem contar que a faixa salarial do time cairá após a saída desses nomes, e também a de James Rodriguez, liberando verba para salários de novos contratados.

A ironia do retorno de Hummels ao Dortmund, após ser execrado pela torcida, é digna de nota e deverá ser assunto para muitas conversas nos próximos dias

De qualquer maneira, não deixa de ser preocupante a maneira que a diretoria e a comissão técnica liberaram tão “fácil” um nome tão experiente e importante para o elenco da equipe. Ainda mais de duas temporadas com pouquíssimos reforços para o time principal.

Agora nos resta apenas lamentar “a volta do cão arrependido” a Dortmund e esperar que a diretoria finalmente se mexa para que o Bayern não fique para trás em mais uma janela de transferências.

--

--

Rainer Pompermayer
bayernmunchenbr

Bávaro fanático, baixista, mestre de piadas ruins e nerd inveterado.