Um final de semana bávaro em São Paulo

Rainer Pompermayer
bayernmunchenbr
Published in
5 min readDec 18, 2019

Começarei esse texto falando que ele não terá quaisquer viés imparcial ou de analise e será totalmente escrito por um torcedor apaixonado que realizou um sonho.

É muito difícil explicar as emoções e o sentimento que o Bayern me faz sentir. Seja ao marcar um gol em uma partida difícil da Champions League, sofrer um gol em um lance bobo na Bundesliga ou ver um ídolo se despedindo dos gramados da Allianz Arena, sempre são sentimentos únicos, que nunca senti com nenhum outro time ou equipe de qualquer esporte. Sentimentos que acredito que qualquer torcedor apaixonado tem pelo seu time, independente de onde o time ou o torcedor seja.

Por isso, o final de semana que passou foi tão especial para mim e para tantos torcedores bávaros brasileiros que estiveram em São Paulo. Afinal, não é todo dia, ou todo ano, que um torcedor de um time que está há 9.844 quilômetros de distância pode ver ídolos do passado do seu time tanto em campo quanto ao seu lado a uma distancia de um abraço.

Torcedores Bávaros no Morumbi

No último final de semana, durante os dois dias, os fãs brasileiros tiveram uma experiência única jamais vista antes por torcedores de um time europeu. No domingo, foi realizado no Morumbi um torneio amistoso de lendas entre São Paulo, Barcelona, Bayern de Munique e Borussia Dortmund. Com jogadores como Miroslav Klose, Saviola, Jan Koller, Raí e muitos outros.

Enquanto no sábado, em um encontro organizado pelo próprio Bayern e pelo fã club paulista Rot-Weiss Brasil, tivemos diversas lendas do time no pub O’malley’s para assistir o jogo Bayern X Werder Bremen com torcedores brasileiros. A watch party contou com a presença de jogadores como: Giovane Élber, Luca Toni, Bernnardo, Paulo Sérgio, Daniel Van Buyten e Hans-Jörg Butt. Com direito a belíssima Salva de Prata exposta para fotos e até mesmo o ônibus do Bayern estacionando na frente do bar.

Giovane Élber ao lado da Salva de Prata

Para explicar o que isso significou para mim pessoalmente, uma breve explicação de meu passado como torcedor. Comecei a acompanhar o Bayern em meados de 2006, de maneira um pouco distante, logo após a Copa do Mundo. Porém, foi na temporada 07/08 que realmente comecei a torcer e assistir os jogos com frequência.

Na temporada 07/08 já tínhamos no elenco Toni, Van Buyten e Klose, enquanto Bütt chegou para a temporada 08/09. Então, ver esses jogadores tão perto, com direito a fotos, autógrafos e alguns abraços (é claro), foi a realização de um grande sonho que jamais pensei que aconteceria. Esse sentimento só aumentou diante da simpatia e da felicidade que os jogadores transmitiam.

Witeczek, Schupp, Buyten, Toni, Sternkopf, Sérgio foram algumas das lendas que compareceram ao encontro

O próprio Élber disse, visivelmente emocionado, o quanto significava para ele ter o Bayern em meio a torcedores brasileiros e que todas as lendas estavam muito felizes pela recepção que receberam. Ver tão de perto esses jogadores que me trouxeram tanta alegria, podendo ter até mesmo um breve bate papo, foi algo indescritível e que demorará muito para ser superado.

Não bastasse tudo isso, ainda tivemos uma goleada bávara para cima do Werder Bremen em Munique, para deixar esse dia ainda mais especial e dar ainda mais alegria para os torcedores e jogadores presentes.

Já no domingo, pudemos acompanhar o time de aposentados bávaros entrar em campo contra o São Paulo e o Borussia Dortmund. Infelizmente, como já era de se esperar, a equipe bávara perdeu os dois confrontos. Porém, o que realmente importava era a festa e a oportunidade de poder ver jogadores tão importantes em campo, mesmo que durante pouco tempo. E sinceramente, depois do dia de sábado, os jogos no Morumbi foram apenas um bônus a uma torcida bávara que já estava quase explodindo de alegria.

Jogadores agradecem a torcida bávara no Morumbi

Depois de um final de semana com tanta emoção, carinho e alegria, só nos resta relembrar, agradecer e aguardar para uma próxima vez. Sem jamais esquecer que, como o próprio Élber disse, MIA SAN MIA!

Abaixo, mais algumas fotos do final de semana:

--

--

Rainer Pompermayer
bayernmunchenbr

Bávaro fanático, baixista, mestre de piadas ruins e nerd inveterado.