Inovação, empreendedorismo corporativo, camadas de UX… nossos aprendizados de fev/2018

Wave Accelerator
Sep 11, 2018 · 3 min read
Image for post

Fevereiro acabou e com ele tivemos carnaval e muitas comemorações, mas também muito aprendizado aqui pela Wave! Neste mês que passou, nosso time agregou conhecimentos em como lançar uma inovação no mercado, os tipos de empreendedorismo corporativo, as camadas de experiência do usuário, a evolução dos modelos de jornada do consumidor, o que você precisa ficar de olho para construir um post viral e como otimizar seu perfil do LinkedIn. Muita coisa, não é mesmo?

Separamos aqui uma introdução sobre cada um desses assuntos e links para vocês poderem aprofundar o conhecimento sobre eles, aproveita! 😉

Por que a maioria das inovações não conseguem entrar no mercado?

Para o mercado adotar qualquer inovação, seja você de uma startup ou de uma grande empresa, você terá que ultrapassar algumas barreiras de consumo. Mudar uma rotina, inserir algo novo no mercado, mesmo que melhor do que já existe por aí, não é uma tarefa fácil: você tem que entender muito o comportamento do seu (potencial) consumidor. Baseado em uma pesquisa de Talke e Heidenreich, de 2014, encontramos 17 barreiras (9 de valor e 8 psicológicas) de mercado que você deveria conhecer e se preparar para enfrentar quando tiver que cuidar do “go to market” do seu produto ou serviço inovador (How to overcome pro-change bias: Incorporating passive and active innovation resistance in innovation decision models).

Criando ambiente para empreender nas empresas

Wolcott e Lippitz publicaram em 2007 (parece antigo, mas na verdade não é) um artigo na MIT Sloan Management Review o qual descrevem quatro tipos de personas empresariais que trabalham o ambiente interno, preparando-o para que seus funcionários sejam mais empreendedores, mudem seu mindset, e ajudem a empresa de forma criativa em seus diversos desafios. São basicamente quatro personas, que tratam de empreendedorismo corporativo, as empresas Facilitadoras, Oportunistas, Produtoras e Defensoras (The four models of corporate entrepreneurship).

As camadas da experiência do usuário

Você sabia que o UX (User Experience) é muito mais do que apenas o visual de uma interface? Neste infográfico mostramos quais são as 5 camadas do UX Design para você entender como funciona o processo de desenhar a usabilidade de uma aplicação (As camadas da experiência do usuário).

As três evoluções da jornada do consumidor

Após a criação do Modelo AIDA (atenção, interesse desejo e ação), um dos primeiros modelos usados para descrever a jornada do consumidor, desenvolvido por Elmo Lewis, Derek Rucker propôs uma atualização do modelo para os 4A’s (assimilação, atitude, ação e ação nova).

Philip Kotler publicou em seu livro “Marketing 4.0” a proposta de uma evolução da jornada do consumidor para um modelo chamado 5A’s (Assimilação, atração, arguição, ação e apologia).

Após apresentar novos conceitos e tendência causados pelo avanço da economia, ele defende que a nova jornada deve levar em consideração a conectividade, que causou grande impacto na maneira como as empresas se relacionam com os seus consumidores e como os próprios consumidores se relacionam.

Talvez quase ninguém leia o conteúdo incrível que você postou

Se você não pensar na forma como o seu leitor encara o texto, provavelmente ele passará batido pelo feed de qualquer rede social.

Compreender como nosso cérebro escaneia o conteúdo, utilizar a emoção como elemento fundamental de retenção e compartilhamento, e aplicar determinadas técnicas que facilitam a leitura são elementos fundamentais na produção de um post viral. (How to create free articles, reports, and blog posts that SELL! / Content machine e-book )

Como otimizar seu perfil no Linkedin

O Linkedin é uma plataforma cada vez mais acessada não só por brasileiros, mas por todo o mundo. Para se destacar nesta “rede de networking profissional” e conquistar conexões estratégicas de acordo com o setor no qual você atua, é importante que você saiba como otimizar o preenchimento do seu perfil, quais são as informações que não podem faltar e como você pode se destacar na plataforma! Para isso, nós aqui na Wave estamos contando com o guia de hacks da LinkedYou para turbinar seu perfil no Linkedin.

Be the Wave

Artigos, aprendizados e opiniões da nossa equipe…

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch

Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore

Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store