4 anos de prêmio Beagá Cool — relembre os vencedores (parte 1)

Redação Cool
8 min readJan 18, 2018

--

Vamos transformar Beagá na cidade mais COOL do Brasil

~Beagá é uma roça, aqui não tem nada.~ Você acredita mesmo nisso? A gente não! Foi por isso que no dia 17 de dezembro de 2014 o Beagá Cool nasceu — como uma festa/homenagem com direito a palmas e agradecimentos do jeitinho que a cidade merece.

Há quatro anos tiramos essa ideia do papel pra mostrar como o movimento de criação e produção criativa local tem o potencial de transformar Beagá na cidade mais COOL do Brasil. E COOL pra gente sempre significou: CRIATIVO, ORIGINAL, OUSADO E LOCAL.

De uma forma muito despretensiosa, nossa celebração acabou esgotando a capacidade máxima da Benfeitoria, transbordando para a Rua Sapucaí. Naquele ano homenageamos as 10 iniciativas mais COOL da cidade. Sem querer querendo, o Beagá Cool se tornou uma das premiações mais aguardadas do ano na cidade e isso nos incentivou a fortalecer a ideia e transformá-la numa rede. A premiação só chegou à 4ª edição porque você sabe a importância de jogarmos holofote nos coleguinhas que arrasam por aqui. Então vem com a gente que vale a pena ver de novo:

1ª Edição: os 10 Mais Cool de 2014

No ano da nossa estreia o prêmio elegeu as ideias mais COOL sem categorizá-las. Negócios e projetos que se destacaram ao longo do ano foram escolhidos por voto popular a partir de um requisito: ser COOL (Criativo + Original + Ousado + Local). E os dez vencedores de 2014 foram:

(que rufem os tambores…)

Guajajaras Coworking (GUAJA)

É um coworking para empresas, empreendedores, freelancers e pessoas que buscam novos ares para trabalhar ou estudar. É uma comunidade criativa que inspira ideias e conecta oportunidades. Desde a vitória no prêmio de 2014 até nossa 4ª edição, o Guaja cresceu e se manteve sempre entre os finalistas e premiados do Beagá Cool. Será que em 2018 tem mais prêmio pra eles? #quemviververá

Quartoamado

Mais um vencedor de 2014 que dá gosto acompanhar. A galeria que valoriza os artistas locais em cores que ocupam desde espaços públicos a hotéis, levou nosso prêmio também em 2015 e terminou 2017 com uma ocupação temporária no CCBB, além de um projeto itinerante lindo chamado Instituto Amado, que vai rodar algumas vilas desse Brasil.

Casa Amora

Na hora do almoço sempre bate aquela dúvida de onde ir? Já em 2014 a gente te oferecia uma super dica: Casa Amora. Um restaurante que se preocupa em oferecer uma alimentação saudável, um atendimento incrível e uma vendinha com produtos locais. Quer mais cool que isso?

Feira Aproxima

A espera de todo mês vale a pena para degustar o melhor da comida regional feita por produtores locais. Premiada em 2014, a Feirinha Aproxima não para! A propósito, pode anotar aí: o próximo evento rola dia 03/02, na Casa Fiat de Cultura.

De-Lá

Uma loja de relíquias. Essa é a melhor maneira de definir a De-Lá, esse cantinho tão especial que recebeu o prêmio Beagá Cool em 2014. O negócio social usa a criatividade para empoderar pequenos produtores artesanais e aproximá-los de seus consumidores, com aquele jeitinho mineiro e o preço justo que todo mundo ama.

Banco dos Saberes

Com a proposta de criar um espaço de troca de saberes e fazeres em um evento gratuito com profissionais de diversas áreas, o projeto vencedor da 1ª Edição do Beagá Cool reunia economia colaborativa e criativa. Esse reconhecimento já diz tudo: BH gostou e quer mais Banco dos Saberes!

Mercado Distrital do Cruzeiro

A primeira edição do prêmio Beagá Cool celebrou um dos espaços mais tradicionais da cidade: o Mercado Distrital do Cruzeiro. Na época ele passou por algumas transformações para receber shows, festas e eventos incríveis. O resultado foi uma mistura de diversos restaurantes servindo todo tipo de comida, feirantes comercializando frutas e legumes fresquinhos e muitos rolês legais aos finais de semana. Se é gastronomia e cultura, é a cara de BH!

Dizzy Express

Eles começaram a transformar a cidade em suas magrelas e isso chamou a atenção de todo mundo! A premiação para a Dizzy Express foi um reconhecimento ao trabalho de entregas inovador que oferecem na capital, aliando a conveniência que os clientes querem ao cuidado que o meio ambiente precisa. Para eles, a cidade é feita de pessoas e, por isso, a Dizzy é de todos. É só pedalar!

Food Truck Brasil

A moda já estava por todo lado e em BH não poderia ser diferente. Em 2014 o Beagá Cool resolveu premiar um dos grandes responsáveis pela crescente onda dos food trucks na cidade: Josias Reis. Nos últimos anos não houve bairro, festa, evento ou festival que não tivesse um food truck incluso ou por perto. O Beagá Cool que o diga!

Benfeitoria

Premiada em 2014, citada em 2016 e finalista em 2017, a Benfeitoria é um dos espaços mais badalados de Beagá! A Benfs gera reflexões sobre as relações entre as pessoas e a cidade por meio das diversas formas de arte, e tudo é colaborativo: da agenda à produção de eventos e novos projetos. Será que vem mais prêmio por aí?

Além dos vencedores, é preciso lembrar que a 1ª edição do Beagá Cool contou com as parcerias do CoolHow, Yelp, Benfeitoria e foodtrucks.

2ª Edição: dominamos a Rua Sapucaí
A segunda edição do Prêmio Beagá Cool aconteceu em 2015 e, assim como a primeira, reuniu várias pessoas na Benfeitoria, esgotando a capacidade máxima da casa e invadindo a rua Sapucaí para celebrar os projetos mais criativos, originais, ousados e locais.

Foram 12 categorias: Bar, Design/Editorial, Projeto Social, Arte, Online, Entretenimento, Ocupação Pública, Comida, Saudades, Empresa, Pessoa do Ano e Projeto Amor do Ano. Os indicados e vencedores foram eleitos pelo público em votação pela internet. Olha quanta coisa bacana rolou em BH naquele ano:

Alfaiataria

O casarão do famoso alfaiate Hermano, pai de Marcelo Blade, um dos artistas mais conhecido de BH, foi o local escolhido para sediar a Alfaiataria, vencedora na categoria BAR. Um espaço colaborativo que conectava pessoas e projetos. Na época, o Guajajaras (antes de ser apenas Guaja), a escola livre Perestroika e o Quartoamado eram alguns dos que faziam a gestão da casa. Atualmente, o local funciona com esse mesmo objetivo: desenvolver ideias e projetos.

Quartoamado

Novamente vencedor, dessa vez na categoria ARTES, o Quarto Amado é uma das principais referências em arte urbana na cidade. A ideia principal desse projeto lindo é representar os artistas muralistas locais, valorizar e amplificar a arte local e a ocupação criativa do espaço público e urbano. Vale muito conhecer!

Chá Comigo

A casa de chá mais charmosa de BH foi a vencedora na categoria COMIDA. O Chá Comigo tem um dos espaços mais aconchegantes da cidade e um cardápio irresistível. Lá você pode se deliciar com mais de 20 tipos de chás gelados e quentes, acompanhados de salgados e tortas irresistíveis. De 2015 pra cá o local passou por algumas mudanças — a troca de proprietários foi a principal delas. Outra novidade é o brunch que rola todo sábado de manhã, a partir das 10h.

Mooca

Na categoria EMPRESA DO ANO a loja Mooca foi a grande vencedora! O 1º marketplace do Brasil com aceleração de produtores locais. Hoje, dois anos depois, a loja é referência quando você procura um presente criativo e único, desde roupas a decoração, a Mooca dá destaque para os pequenos produtores de Beagá. Vale super conhecer e se encantar com os produtos originais!

Gaymada

O Campeonato Interdrag Gaymada foi o vencedor na categoria OCUPAÇÃO PÚBLICA em 2015. A ideia é levar o universo drag para as praças e mostrar como ele realmente é: colorido, divertido e livre de preconceitos!

Pula BH

O Pula BH é um guia online completo e gratuito, que reúne informações de eventos, festas e atividades culturais que rolam em BH. O site prioriza opções mais alternativas e acessíveis, oferecendo um trabalho completo de mapeamento e informação. Fala a verdade: eles fizeram por merecer o prêmio na categoria ONLINE, né?

Baixo Centro Cultural

Localizado próximo ao Viaduto Santa Tereza, o Baixo reunia toda a cultura da rua em um ambiente grafitado e descolado, revitalizando uma das regiões mais antigas e esquecidas de BH. A casa servia bons drinks e muita música, em festas temáticas pra lá de descoladas. Não por acaso conquistou o primeiro lugar na categoria ENTRETENIMENTO.

Seu Pechincha

Na categoria PROJETO AMOR DO ANO tivemos o Seu Pechincha, um bazar de trocas de roupas com muita consciência e originalidade, que faz grande sucesso em BH. Além de permitir a troca de brusinhas e outras peças, o projeto estimula a discussão sobre o papel da moda nas nossas escolhas do dia a dia.

Guto Borges

O historiador Guto Borges foi o vencedor da categoria PESSOA COOL DO ANO e trouxe todo o seu brilho e alegria para BH. Ele é uma das referências da retomada do carnaval de rua na capital — o que já é motivo suficiente para um prêmio e muuuuitos aplausos.

Quina Galeria

Na categoria SAUDADES o prêmio foi para o Quina Galeria. O espaço destinado a artes visuais e projetos foi um dos responsáveis pelo início da ocupação criativa no 2º andar do Edifício Maletta. Mereceu demais ganhar o prêmio, né? #voltaquina

Fala sério: bateu uma mega nostalgia depois desse texto, né? Quanta coisa boa aconteceu por aqui nos últimos anos. Dá gosto viver numa cidade assim! ❤

Vamos dar uma pausa pra você beber uma água, recobrar o fôlego e preparar o coração para relembrarmos, no próximo texto, os vencedores do Prêmio Beagá Cool em 2016. Corre lá e volta logo, que a gente tá te esperando!

--

--

No responses yet