Bairro Funcionários: não é possível ser frugal, mas dá para ser feliz.

sérgio souto
Beagá Cool
Published in
6 min readApr 5, 2016
Avenida Brasil [foto: Wikipedia — Alex André]

Cheguei há pouco às redondezas. Procurava praticidade para uma vida sem carro e um espaço menor para viver e trabalhar. Surpreendentemente encontrei no Funcionários, um dos bairros mais tradicionais da cidade, um cafofinho para deixar fluir uma vida mais tranquila. Parece incoerente né? Pois é, nem eu imaginava gastar menos para morar e ainda ser feliz por aqui.

Para quem é de fora, um pouco de contexto: o bairro foi criado para receber os funcionários públicos que trabalhariam nos gabinetes da nova capital mineira, lá no final do século 19. Casas foram construídas rodeando a Praça da Liberdade (sede do então governo) e a Av. Brasil. É bem comum confundi-lo com a Savassi, que virou bairro oficialmente em 2006, então algumas dicas têm um pé na Savassi, mas depois outra pessoa vem falar desse bairro com mais detalhes.

Corta. Anos depois, muitos casarões no chão (uma pena!) e gigantes espelhados crescendo como mato (não dá para esconder a parte cafona mesmo), parece impossível encontrar tesouros por aqui. E, confesso, sinto uma identificação maior com o modus vivendis do Floresta ou do Santa Tereza, mas abracei o desafio e pensei “se eu consegui achar o que queria para viver, talvez seja possível ainda desvendar um charme resistente dessas bandas de cá, mesmo que as coisas sejam caras como a morte”. Um ponto positivo: as muitas árvores do bairro te protegem do sol se também decidir sair nesta expedição.

Jolie Bem-Casados

Sempre passava ali em frente e via uma portinha minúscula e não entendia bem a proposta do lugar. Até que um dia resolveram colocar duas mesinhas na calçada. Pronto. A combinação calçada+sombra de árvore convenceu. O pessoal do Jolie faz um bem-casado muito delícia e ainda servem cafés e uns lanchinhos para quem procura uma pausa durante a manhã ou tarde. Só não posso avaliar o serviço de buffet para festas que parece ser o forte da empresa.

Rua Ceará, 1619

De segunda a sexta das 10h às 18h e sábado das 9h às 15h.

Fanpage

Feirinha da Rua Ceará

Em frente ao Carrefour rola uma feirinha de frutas, verduras e alguns produtos caseiros. O melhor é sair desatento pelo bairro, virar a esquina e dar de cara com essa feirinha ocupando o quarteirão e abastecer a geladeira de frutas de qualidade, coisa que o supermercado em frente não oferece. E dá uma sensação de que o mundo real ainda existe.

Toda quinta-feira das 7h às 13h na Rua Ceará entre as ruas Inconfidentes e Sta. Rita Durão

Fradhe Orgânicos

A Lenise deu esta dica no post mara sobre feirinhas de orgânicos por toda a cidade. E esse projeto Fradhe Orgânicos vende suas delícias ali no quarteirão da Padaria Bonomi. É uma empresa familiar que faz entregas a domicílio, fornece para supermercados e também participa de feiras orgânicas na cidade, como é o caso desta aqui. Se joga nos verdes!

Toda terça-feira das 7h às 12h no quarteirão fechado da Rua Claudio Manoel.

Site

[foto: site Casa Bonomi]

Casa Bonomi

E já que entramos no quarteirão, vai uma dica já bem conhecida. Aos finais de semana, a Casa Bonomi coloca mesinhas kinda compartilhadas na calçada e você pode tomar um café sossegado debaixo das árvores. Chegue cedo porque o espaço é disputado e peça um suco de vida mais conhecido como tangerina, um brioche e um café com leite. Se decidir ficar para o almoço, foi lá que comi o atum selado mais maravilhoso do mundo. O único porém deste lugar é o preço. Não dá pra tomar café ali todo dia não. Quer dizer, até dá, mas não faço parte desta turma.

Av. Afonso Pena, 2.600

De terça a sábado das 8h às 22h30 e domingo das 8h às 20h.

Site

[fotos: fanpage GUAJA]

GUAJA

E tem uma super novidade nas redondezas. Os queridos do Guajajaras Coworking, depois de uma incrível experiência com a Alfaiataria, lançaram o Guaja Casa. Só sei explicar citando tudo o que tem ali: um café-coworking, uma hamburgueria, uma cozinha aberta para você fazer eventos ou se servir de delícias durante o dia, uma garagem modernosa cheia de produtos de conveniência e uma embaixada do Airbnb. E com certeza isso não é tudo porque conheço a inquietude maravilhosa dessas pessoas e podemos esperar programações/projetos variados ao longo do ano. Dá para ir trabalhar, tomar um café, comprar coisinhas ou marcar um happy cazamiga.

Av. Afonso Pena, 2.881

Café-coworking de segunda a sexta das 9h às 23h30

Bar do Convés de segunda + quarta a sábado das 18h às 23h30

Fanpage

[foto: site Casa dos Contos]

Restaurante Casa dos Contos (ou CádosConto para os íntimos)

Eu tenho uma relação de afeto com o prato Filet Surprise deste estabelecimento porque moldou meu caráter profissional. Eu explico! Quando consegui meu primeiro emprego de verdade, vez ou outra uma turma da agência cometia a insanidade de almoçar um filé recheado com presunto e muçarela, arroz piemontês, batata frita, ovo e banana à milanesa. O aprendizado era voltar ao trabalho depois disso tudo. O restaurante é tradicionalzão mesmo, tem 40 anos de história, ainda não foi gourmetizado e este prato aí serve 4 pessoas, ou apenas 3 se eu estiver presente na ocasião. Comida ogra muito bem feita para alegrar a vida de quem gosta de porções bem servidas (minha turma).

Rua Rio Grande do Norte, 1.065

Horários bem variados durante a semana. Consulte aqui.

[fotos: kekanto]

Sushi Naka

Um restaurante roots comandando por uma família japonesa que durante um tempão ganhou como um dos melhores da categoria na cidade. Não é novidade também, mas o legal de lá é que a decoração não é bonitinha, o mobiliário é simples mesmo, o atendimento um pouco lento, mas o que importa é que não vai ter um morango ou cream cheese no seu peixe. A dica é o prato executivo do almoço nos dias de semana que dizem servir duas pessoas, mas eu como um sozinho mesmo, obrigado por não insistir.

Rua Gonçalves Dias, 92

Abre para almoço e jantar em diferentes horários. Consulte aqui.

O que mais? Comente aí o que talvez ficou faltando como dica preciosa do bairro. Não deu tempo de chegar ali próximo ao Colégio Arnaldo, com todas aquelas famosas feirinhas de rua. Então, me ajuda aí ;)

--

--