Lugares de por a mão na massa aqui no Belô? Temos.

Oficinas e espaços makers onde qualquer pessoa pode tirar seu projetinho do papel.

Imagem: fanpage Oficina

Fazedores todos somos de alguma forma. Pintar a parede, fazer uma hortinha em casa, furar uma coisa aqui outra ali, todo mundo faz ou já fez. Em algum momento, acreditamos que a capacidade de fazer seus móveis, suas casas, suas roupas era de poucos, mas o que vem rolando no mundo todo é o contrário e o que se vê é um movimento forte de gente botando a mão na massa, aprendendo e ensinando aos mais dispostos que autonomia a gente faz com as próprias mãos. Gente como a gente, não exatamente profissionais como engenheiros ou designers de produtos, mas pessoas que têm a manha de realizar coisas tangíveis.

O chato disso tudo é que quando a gente arranja disposição e crença de que dá pra fazer aquele projetinho bacana, sempre falta aquela ferramenta para aplainar, lixar, cortar ou aparafusar e, como o vizinho no mais das vezes só tem a furadeira; as outras ferramentas, e até mesmo o espaço que temos em casa, fazem com que a gente se contente em só "pinar" o projeto e se dar por satisfeito com o Pinterest, neh, não?

Mas não precisamos mais engavetar projetos por falta de ferramentas e lugar para realizá-los. Pra isso, nossa querida Belô está pipocando de lugares sensacionais, e se você tem um fazedor dentro de você, amigx, precisa conhecer esses lugares pra ontem.

Oficina.cc

"Uma plataforma aberta para os pequenos produtores e interessados nas artes e ofícios" é assim que os fundadores do espaço definem a Oficina. Lá rolam cursos de marcenaria, jardinagem, etc, mas se você tem um projeto e precisa de espaço e ferramentas para realizar, é lá também.

Imagens: fanpage

As atividades da Oficina contam com profissionais que podem ajudar quem não tem muita destreza com as máquinas e ferramentas, além de prestação de serviços de marcenaria, serralheria e oficina de bicicleta. Ah, lá rola também uma feira de produtores, cursos e um bar, onde pode-se depois de trabalhar, comprar produtos locais e, claro, sempre tomar uma cervejinha gelada.

Curso de Hortas urbanas que rolou por lá em fevereiro
Produtos made in Belô
Mão na massa
Entrada da Oficina

Como funciona? Você pode pagar por hora, por dia, por semana ou por mês de permanência no espaço e uso das ferramentas. Fala com a galera lá e agiliza aê!

Onde:

Rua Tenente Anastácio Moura, 885 - Santa Efigênia

Aberta de segunda a sexta, das 10h às 19h

O bar funciona segundas, quintas e sextas, após as 19h

Laboratório Aberto

O Laboratório, conforme o nome diz, é aberto a qualquer pessoa, projeto ou habilidade. Nascido de uma parceria entre Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), SENAI e Sebrae, o espaço maravilha fica no Campus CETEC, "a cidade do conhecimento". Um espaço mara, cheio de árvores e tranquilidade, onde os inventores makers e inovadores pode usufruir de equipamentos e espaço para desenvolverem seus projetos de marcenaria, engenharia, robótica e o que mais desejarem.

Dá uma olhadinha neste vídeo contando mais sobre o lugar.

Imagem fanpage
Imagem umbu games

Tudo por lá é do it yourself, babe, e tem:

  • Sala de máquinas e equipamentos: onde a galera põe a mão na massa
  • Sala de cocriação (coworking): ambiente lúdico, para atividades em grupo ou individuais, com insumos de informática, softwares e ferramentas criativas para a auxiliar no desenvolvimento de protótipos.
  • Sala de convivência: espaço onde os usuários tomam um caf e trocam ideias sobre projetos,
  • Sala de reunião: espaço para reuniões sobre assuntos técnicos específicos entre usuários e com especialistas de treinamento e suporte.
  • Sala de treinamento: espaço disponível para treinamento e capacitação de usuários do Laboratório para tudo seja executado com toda segurança possível. (Retirado do site do Laboratório.)

Onde:

Rua Sete, 484 — Horto Florestal — MG — CEP 31035–536

Contatos: lab.aberto@fiemg.com.br e (31) 3489–2005

Oficina da vizinhança

Imagem: fanpage da Oficina

Já ouviu falar numa biblioteca de ferramentas? Existe uma aqui no Belô um lugar onde você pode pegar emprestado as ferramentas para executar seu projeto que está na gaveta sem precisar ir lá naquela loja gigante (parque de diversões de gente adulta e gastar tubos de dinheiro).

Desde 2014, a Oficina da vizinhança está de portas abertas no Morro das Pedras com um arsenal de mais de 100 ferramentas que podem ser emprestadas a quem precisar. São até 2 ferramentas elétricas e 7 itens por semana!

Quantas dinheiros custa o empréstimo? Quanto você puder e quiser pagar! Tudo amparado na confiança de que as ferramentas emprestadas voltarão lindas e fofs pra Oficina de volta ❤. E se você quiser doar alguma ferramenta que não use mais, só entrar em contato que a biblioteca agradece.

Aqui ó tem o catálogo das ferramentas disponíveis por lá. Vale a pena checar antes de ir buscar.

Catálogo on line

Ah, e ainda tem um curso básico de marcenaria comunitária, com aulinha básica de segurança e direito a usar a oficina em horário de funcionamento.

Todas as imagens retiradas da fanpage da Oficina da Vizinhança

Onde:

Rua Central nº 115 — Vila das Antenas — Morro das Pedras

Contato: (31) 9242–7689

Depois dessas dicas de oficinas e mão na massa, só te digo uma coisa: existe solução para além do Pinterest, minha gente!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.