angelamaris
Beagá Cool
Published in
5 min readMar 7, 2016

--

Minha vida é essa: subir Colégio Batista, descer Floresta.

Colégio Batista Mineiro, que deu nome ao bairro.

Não, não é apelido dado pelos moradores. Realmente existe um bairro chamado Colégio Batista! A região fazia parte do Floresta, um dos bairros mais antigos da cidade, mas uma escola construída há quase 100 anos acabou sobrepondo o nome na cabeça das pessoas. O bairro se dividiu e essa parte passou a se chamar Colégio Batista oficialmente.

Eu sempre achei o bairro especial. Você anda pelas ruas e se pergunta se está mesmo em Beagá. Não seria uma cidadezinha charmosa do interior? Poderia ser. Casas antigas com senhorinhas sentadas na varanda, as ruas calçadas com nomes das pequenas cidades de Minas, os garotos reunidos na pracinha, as lojinhas de presentes e bibelôs… Voltamos no tempo!

A região faz parte da comecinho da história da nossa cidade e da minha também. Passei toda a minha infância e adolescência percorrendo essas ruas quando estudava no Colégio que batizou o bairro. Sempre me senti em casa e, nas minhas lembranças, há muitos sabores inesquecíveis nos arredores. Depois de tempos distante destes espaços tão queridos e tão presentes na minha memória, voltei a morar aqui e estou redescobrindo o lugar.

Bora dar uma volta e conhecer um pouquinho desse bairro?

O carro das delícias de milho

Coisinhas mineiras com gosto de interior.

Durante a semana, na esquina da minha casa, sempre encontro o Valdenir vendendo as receitas de milho que minha família costumava fazer nos fins de semana. Tem milho inteiro cozido para besuntar de manteiga, pamonha doce, pamonha salgada (e também recheada) e aquele curau de milho verde - quase igual ao que meu pai fazia. Já faz quase trinta anos que este é o seu ponto de venda e ele tem uma clientela super fiel (virei uma delas).

Rua Saldanha da Gama, esquina com Ponte Nova

Segunda a sexta, de 15 às 19h (horários flexíveis)

Demerara Panetteria Saudável

Bolo de cacau, sem leite e sem glúten, com brigadeiro fit. Foto: Juliana Ribeiro.

Não sou adepta de dietas restritivas, mas curto uma alimentação mais natural. Recentemente descobri que é possível comer sem glúten e sem lactose e achar delicioso. A Demerara Panetteria tem as gostosuras de uma padaria, mas tudo muito saudável e nutritivo. Eles atendem por encomenda, com um cardápio semanal e também recebem pedidos de bolos para festas. Os produtos são sem conservantes, então o que você recebe acabou de sair do forno. Para quem mora no bairro, não há taxa de entrega. O bolo de banana é sensacional!

www.facebook.com/demerara.panetteria

Insta: @demerarapanetteriasaudavel

31 99697–4546 (whatsapp)

Empório Sírio Libanês

A casa é uma franquia do tradicionalíssimo Empório Sírio Libanês, na rua Rio de Janeiro, Centro. O espaço é bem pequenininho, tudo feito caseiramente, para poucos e quem atende são os próprios donos, sempre com muita atenção e carinho. Lá você encontra todas as delícias da comida árabe, além dos ingredientes típicos para poder cozinhar em casa. A pasta de berinjela é muito saborosa e eu adoro comer a esfiha de linguiça (sim, de linguiça!). Agora, a sensação mesmo é o pão recheado com queijo minas — nada árabe, mas levíssimo e muito saboroso. Eles fazem apenas uma fornada por dia, que costuma sair por volta das 16h/17h e acaba num piscar de olhos!

Rua Ponte Nova, 878

Segunda a sexta, de 09 às 19h. Sábado, de 09 às 13h

31 3054–8548

As senhorinhas das verduras e das frutas

Feirinha improvisada, quase um patrimônio do bairro.

É quase um sacolão a céu aberto, mas com algumas vantagens: você compra a couve e abóbora picadinha, a banana é de verdade e os ovos são caipiras autênticos. Costuma ter até laranja da terra descascada, já no ponto de fazer doce, tem frutas da estação e doce de leite. Todos os dias (e isso há mais de 20 anos), essas senhoras ficam sentadas no passeio com suas cestas, vendendo seus “hortifruti” e observando o movimento da rua. Entre uma compra e outra, dá para bater um papo e ouvir um pouco das histórias do bairro.

Rua Ponte Nova, quase esquina com Jacuí

Segunda a sábado, de 09 às 17h (horários flexíveis)

Empório Palato

Paraíso para os amantes de café.

Aberto há alguns meses, o armazém tem produtos escolhidos a dedo: cafés especiais, massas artesanais, congelados, linguiças caseiras e outras coisas gostosas. Como eu amo café, fiquei deslumbrada com a infinidade de opções, tanto de produtores locais como de outros estados. O atendimento é muito cuidadoso e fiquei um bom tempo por lá ouvindo o dono me explicar as características de cada grão, até encontrar o aroma perfeito. Se você quer preparar algo rápido ou mesmo um jantar, vai encontrar tudo o que precisa com muita qualidade. Meus amigos adoraram o tira-gosto que fiz com a linguicinha de lá.

Rua Pouso Alegre, 920

Segunda a sexta, de 09 às 19h30. Sábado, de 09 às 15h, Domingo, de 09 às 13h

31 2512–1010

www.facebook.com/emporiopalato

Lalka

Sabores da minha infância.

A primeira fábrica de doces da cidade… Tudo bem que ela não está localizada no meu bairro, mas impossível ficar fora do meu roteiro. Lembra daqueles gostinhos de infância? Estão todos aí, desde 1927, no mesmo endereço. É um ótimo lugar para você comprar mimos, presentinhos e lembrancinhas. As minhas preferidas são as balinhas de frutas, aquelas que dão um aperto na boca, bem azedinhas-doces.

Av. do Contorno, 1875

Segunda a sábado,de 09 às 21h

31 3222–5439

www.lalka.com.br

--

--