No rolê dos caiçaras

O famoso espigão na Rua Itaguaí. O apelido do Edifício Jardim das Acácias foi dado por ele ser o maior prédio da região.

Insanidade é fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes. Logo, se você quer chegar a novos lugares, pessoas, pensamentos e experiências, você precisa sair do eixo. Vá além do seu cotidiano trabalho-casa-padaria-bar de sempre. Vá para outro bairro e embarque em um novo lugar sem nem precisar gastar com passagem de avião.

Essa é a essência desta série de posts do Beagá Cool sobre bairros. E desta vez o convite é cair de cabeça no Caiçara. Eu, que moro por lá há alguns anos, aprendi a gostar. Fui com a cabeça de que seria uó sair do eixo são- lucas-savassi-centro e lembrei que "O" também pode ser de ótimo. O que tem lá de incrível? Vem comigo que eu vou te mostrar tudo!

Caiçara?

Grafite do Iron e outro artista desconhecido na Rua Apolo próximo ao nº 356

Primeiro preciso explicar o porquê do nome. Como redatora na essência eu tenho essa coisa com significados. Caiçara vem do Tupi e significa ka’aysara, o nome de uma cerca rústica feita de galhos. Nome perfeito para uma região que, até a década de 50, era uma grande fazenda com uma cerquinha e muita terra vermelha.

A demora na urbanização e verticalização foi benéfica, sobrou hoje mais espaços verdes do que o cinza-asfalto, mais casas do que prédios. Mas chega de significados, bora conhecer o quê que o caiçara tem.

Sandubão

Vamos começar falando de comida porque - convenhamos - é muito bom comer, né? No Caiçara tem sanduba de chapa, baratim, pra comer na madruga, e tem hambúrguer artesanal, com molho especial e menu fino.

Louis Hamburgueria Artesanal na R. Agostinho Bretas, 126. Foto: Louis Hamburgueria

Os dois são EXCELENTES. Um é ideal pra chegar em casa da balada e já pedir pra entregar junto de uma coca geladinha: Delta Burguer. O outro pra sair de casa direito e ir comer bem com uma cerva artesanal: Louis Hamburgueria Artesanal. Ah! Recomendo MUITO o milkshake de Jack Honey do Louis.

Vida de universitário

O legado da universidade Newton Paiva para o bairro não é só feito de futuros profissionais brilhantes, mas de uma região lotada de bares. Tem bar na rua de trás, do lado, na esquina e de todos os tipos.

Ziriguidun na Av. Pres. Carlos Luz, 470 (Catalão)

O Ziriguidun é o meu favorito. Tem forró, samba e aquele apelo pé no chão arretado. Fica na Av. Catalão 470, bem do lado da faculdade, entre várias concessionárias.

Ao redor a lista aumenta. Boizeca com música sertaneja ao vivo (não é minha praia, mas fica a dica) e dezenas de bares com a boa gelada: Clube do Espeto, Restaurante Santa Rita, Resenha Esporte Bar, Espetaria Sogrão. (O endereço de todos eles estão no mapa no final do post.)

Rock & Mulão

Meu coração bate mais forte é pelos lugares sujos, underground e rock and roll, e pode acreditar: tem no Caiçara também! É o King Street Kustom que mistura oficina de moto, estúdio de tatuagem, loja rock and roll e bar com sinuca e música ao vivo.

Bar e restaurante na Rua Marambaia, 291

O Mulão é outro lugar que não pode ficar de fora no tópico “desestressa com cerva gelada e boa comida”. Ele sempre participa do Comida de Buteco (evite ir nessa época, lota muito!) e oferece pratos de babar.

Onde tudo floresce

Agora é hora de falar de flores e no Caiçara há muitas. Por ser um bairro que demorou muito para ser urbanizado, ele manteve muito de sua área verde. Na esquina da minha casa mesmo há um parque com 11.500m2 com duas quadras para prática de esporte, aparelhos de ginástica, um riacho e muito verde.

11.500m de área verde na Rua do Tico-Tico, 100

Além do parque, tem a Girassol Flores e Plantas, mas não é um floricultura qualquer. É uma casa com o maior quintal do mundo, cheio de plantas, arranjos, mudas e um clima-calmaria delicioso. A mudinha de Espada de São Jorge? R$3. O vaso de suculenta para pendurar na parede? R$12. A ida até lá: não tem preço!

Floricultura Girassol na Rua Doutor Pedro Pinto, 345

Mag-Magnólia

Eu sei, o carnaval já passou, mas não dá pra falar do Caiçara sem falar de uma outra flor, que só floresce no carnaval. O Bloco Magnólia é um resgate do carnaval estilo mardi gras, cheio de jazz. Neste ano foi lindo ver a Catalão (também conhecida como Av. Presidente Carlos Luz) ser invadida todinha por gente fantasiada. Ah! E o nome do bloco vem da Rua onde ele sai. Ano que vem a gente tá lá de novo.

Bloco Magnólia que sai toda terça de carnaval da Rua Magnólia esq com a Catalão. GIF: Revista Ernesto

A Padoca, o Armazém e a Adega

Todo bairro tem sempre aqueles lugares-chave onde rolam todas as comprinhas básicas do dia-a-dia. No Caiçara a dica fica para a padaria Arte do Trigo, a maior e melhor da região, o Armazém de Minas, cheia de mimos mineiros deliciosos, e a Adega do Papai, com bebidas importadas, vinhos, cervejas artesanais e kits de presentes maravilhosos! O endereço? Todos no mapa aqui no final.

Sigam-me os bons!

Taí um mapa com tudinho que eu disse por aqui (só clicar na imagem). É o Caiçara lindo e maravilhoso, pronto pra te receber. E no dia que você vier, me manda uma mensagem que a gente combina um café ou uma gelada pros lados de lá.

Boa viagem!