O ano começa com teatro! — Campanha 2016 (parte II)
Levanta, sacode o confete, a purpurina, e vamos lá.
Minha gente, demorei mais do que planejava para escrever a continuação deste texto por motivos de: Carnaval. Carnaval, pô! Este que vos escreve assume, sem vergonha nenhuma, que perde a linha bonito com um alalaô. A origem da folia pagã, aliás, se confunde com a do próprio teatro, tema desta coluna. E saudando nosso divindade comum, Dionísio, cabe aqui um canto de Evoé! Antes de continuar as indicações iniciadas na publicação passada, vou mandar outro salve (pra virar hábito, mesmo!)
Um dos blocos mais lindos, bem vestidos e maquiados de BH é a Corte Devassa. Quem está por trás da Corte é justamente a turma do teatro. Meus amigos amados amantes, atrizes e atores, que assumem a bateria, puxam as marchinhas e dão as mãos em corrente pro bloco passar. Também estou lá, de mãos dadas e, como também sou da Lira, não posso negar, vai aí o hino dos Devassos, já com saudades carnavalescas:
Bem, agora voltando ao nosso tema principal. A primeira parte deste texto trazia algumas indicações de espetáculos presentes nas programações do VAC e da Campanha. O VAC chegou ao final de sua décima edição no dia 5 de fevereiro, mais uma vez com uma programação rica e corajosa. Vida longa! A Campanha segue até a primeira semana de março, e farei agora indicações de espetáculos que, acredito, mereçam ateção. Lembrando sempre, é uma lista pessoal, não deixe em hipótese alguma de conferir a programação completa do evento.
Por ordem de data, pra ajudar a organização:
HERÓIS: UMA PAUSA PARA DAVID
No site do Sinparc o espetáculo é classificado como Drama Cômico. Mas pra mim é só drama, porque estava doido para assistir e não vou poder. Antes que o julguem mal, vale lembrar que o espetáculo já estava pronto quando Bowie (um dos maiores homens de teatro de todos os tempos) embarcou em sua nave espacial para a derradeira viagem. Não sei até que ponto a montagem presta uma homenagem a David e outros astros do Rock, mas o que é certo é que os próprios Samira Ávilla e Paulo Azevedo, eles mesmos, também são artistas de muito brilho próprio e esta nova parceria merece um olhar atento. Verei numa oportunidade futura. Vocês, assistam e me contem ;)
25 de fevereiro a 7 de março
Quinta a Segunda às 20h
Local: CCBB-BH — Ingressos a R$ 5 nos postos Sinparc
Mais informações
MADAME SATÃ
Fruto mais recente do Oficinão do Galpão Cine Horto (que infelizmente não foi realizado em 2015), “Madame Satã” é um musical que tem como um de seus diretores uma verdadeira entidade do teatro brasileiro: João das Neves. Toda reverência a este artista que, do alto de suas oito décadas de vida recém celebradas, mantem-se inquieto, politizado e relevante como sempre. Aqui ele se alia mais uma vez ao Grupo dos Dez para, em tempos em que a luta contra o racismo e a homofobia se tornam cada vez mais fundamentais e se aprofundam, resgatar a figura mítica do boêmio da Lapa. Madame Satã é, no espetáculo, muito além de um personagem limitado. Torna-se uma entidade, acessada durante toda a narrativa não linear e poética. Um dos grandes destaques da montagem é o excelente trabalho musical. Com apenas uma apresentação em BH, o espetáculo também estará em cartaz no C.A.S.A., em Nova Lima, como será dito a seguir.

26 de fevereiro
Sexta, às 21h
Local: Sesc Palladium (Grande Teatro) — Ingressos a R$ 15 nos postos Siparc
Mais informações
CAMINHO DAS ARTES
A última indicação forte que dou aqui não é para só um espetáculo, mas para a programação do Caminho das Artes. São dois espaços em Nova Lima que tiveram programação incluída na Campanha.
O C.A.S.A., além de sediar a Cia. Suspensa e o Grupo Armatrux, tem uma programação regular de espetáculos bastante notável e recebe, agora, cinco espetáculos bastante interessantes. Um deles, como já indiquei, é Madame Satã, do Grupo dos Dez e João das Neves. Também em cena os anfitriões do espaço: Thácht é a montagem mais recente do Armatrux, novamente sob direção do grande Eid Ribeiro e que, resgatando algumas marcas fortes de seu trabalho (como o teatro físico, a manipulação de bonecos e objetos e a música), celebra uma trajetória de 25 anos. Os outros três espetáculos são solos que trazem atores bastante respeitados: “Safena”, com a Raquel Pedras (linda, maravilhosa, amo) dirigida por Patrícia Manata; “Get Out”, do muso Assis Benevenuto (uma produção do Quatroloscinco) e “Carolina, de Lorca”, com Carolina Correa (e, assim como “Get Out”, recentemente apresentado em Cuba).
Outro espaço do Caminho das Artes é a sede do Grupo Atrás do Pano. Lá se apresenta justamente o trabalho mais recente do grupo. Não imagino uma forma melhor de levar a obra de Bartolomeu Campos Queirós, este autor tão sensível às nossas raízes, aos palcos do que a que se mostra em “Por Parte de Pai”. Se você também teve uma avó devota de Padre Libério, é bem possível que se emocione tanto quanto me emocionei. Aquele cheiro de mato, de café coado, aquela coisa toda verdadeira. Uma beleza.
Além da qualidade dos espetáculos apresentados, as apresentações no C.A.S.A. e no Atrás do pano são excelentes oportunidades para conhecer os espaços e valorizar o importante trabalho que, com eles, os grupos que os coordenam têm promovido. Vale ainda dizer que destaquei nesse post apenas os espetáculos adultos, mas o C.A.S.A. também receberá, na Campanha, três montagens infantis. Tudo sobre o caminho das artes AQUI.
Um adendo importante e delicioso: “Tá bem, legal, gostei da programação e adoraria conhecer o C.A.S.A., mas moro em BH e não tenho carro pra ir pra Nova Lima”. Amigo, tamo junto. Mas esses lindos pensaram em nós e disponibilizarão um ônibus que, em todos os dias de apresentação, sairá ali do Centro, em frente à Funarte, e levará a gente gratuitamente. Não é uma beleza? Após o final das apresentações ele retorna a BH. Dá até pra reservar online, vem cá pra saber como.
C.A.S.A.
Thácht — 19 e 21 de fevereiro- Mais informações
Safena — 20 e 21 de fevereiro — Mais informações
Carolina, de Lorca — 27 e 28 de fevereiro — Mais informações
Get Out! — 27 e 28 de fevereiro — Mais informações
Madame Satã — 05 e 06 de março — Mais informações
Sede do Grupo Atrás do Pano
Por Parte de Pai — 19 de fevereiro a 06 de março — Mais informações

Bem, é basicamente isso aí. A programação é extensa e meu texto também já se estende por demais. Quero ainda recomendar, para quem não tiver visto, o espetáculo mais recente das amadas da Zula, “Mamá!”, espetáculo dirigido por Grace Passô , “Dente de Leão”, do Espanca! e, claro, o Grupo Galpão, que apresenta o ótimo “Till, a saga de um herói torto”.
Assistam tudo o que puderem, beleza?
O autor espera não demorar tanto para voltar a escrever. Até a próxima ;)