O Santa Efigênia cool tá logo ali

Larissa Ohana
Beagá Cool
Published in
6 min readMay 1, 2016
Imagem da Praça Floriano Peixoto, retirada do site Sky Scraper City e editada por Larissa Ohana

O bairro, que tem como origem de seu nome uma homenagem à santa padroeira dos militares, é feito de descobertas. Do lado de cá da Avenida do Contorno, tudo começou pelo córrego que hoje fica embaixo da Av. Mem de Sá, local em que muitas pessoas se instalaram no começo da cidade de Belo Horizonte. Do lado de lá da Contorno, a ocupação mais tardia ocorreu com a construção do quartel militar. A população cresceu e um lado colou no outro, tornando tudo um bairro só. Isso explica o motivo deste ser um dos maiores bairros de Beagá.

Desde sempre moro no Santefi (apelido carinhoso que eu e meus amigos demos ao nosso Santa Efigênia), por isso, vi bem de pertinho algumas transformações do bairro. Ele é realmente muito grande e em vários momentos se confunde com outros, mas isso não me impediu de conhecê-lo a fundo e me apaixonar mais ainda por morar aqui. Sou uma desbravadora, desde meus 14 anos sou fascinada por andar a pé, e assim fui descobrindo cada cantinho e as inúmeras possibilidades de lugares e pessoas do Santefi. Quero te levar comigo para conhecer os lugares mais legais e escondidinhos que o Santa Efigênia tem. Bora então?

BRECHÓ CANINDÉ

Um lugar que conheço há muitos anos e que frequento constantemente é o Brechó Canindé. Localizado ao lado da Igreja Santa Efigênia, o brechó, que começou despretensiosamente como um bazar de garagem, completou 12 anos de existência e abriga uma infinidade de artigos usados que são vendidos por um preço super camarada. Lá você encontra artigos de casa, decoração, livros, acessórios, roupas femininas, masculinas e infantis, sapatos e muitos outros itens. Quem vai te receber carinhosamente é a dona do brechó, ela te deixará completamente à vontade pra se jogar!

Rua Grão Pará, 316 — Santa Efigênia/BH

Funcionamento: Segunda a Sexta — 9h às 17h

Facebook

Telefone: (31) 3241–3581

OFICINA.CC

Entrada da Oficina.cc. Foto: Larissa Ohana

Minha mais recente descoberta foi o espaço Oficina. Sabe aqueles lugares em que você passa na frente quase todos os dias e fica louco para entrar, mas não o faz por falta de tempo? Foi o que aconteceu comigo, eu via aquele portão amarelo (da antiga cozinha da padaria Morini) me chamando e eu não entrava. Até o dia que entrei e parece que todas as expectativas que eu tinha sobre o lugar foram confirmadas. Logo de cara você encontra uma lojinha cheia de artigos interessantes e artesanais, daquele tipo que você olha e quer muito. Quando entrei fui atendida pelo Áton, um dos quatro sócios, que me explicou todo o funcionamento do lugar. A ideia do espaço é a de possibilitar a inserção de pequenos produtores no mercado. Para isso, eles criaram a lojinha onde estas pessoas podem vender seus trabalhos e, mais ao fundo, um ambiente de co-working, com pessoas trabalhando nos mais variados serviços criativos como: oficina de bicicletas, fabricação digital, customização de motos, marcenaria, serralheria, entre outros. Além disso, que não é pouca coisa, eles possuem biblioteca e horta comunitária, oferecem diversos cursos e promovem eventos e feiras.

Para ficar por dentro de tudo que essa galera faz é só acompanhar pelo Facebook que eles divulgam tudo que acontece por lá.

Rua Tenente Anastácio de Moura, 885 — Santa Efigênia/BH

Funcionamento: Seg a Sex de 10h às 19h — Sábado de 10h às 22h

Facebook

Obs: Por falar nisso, o crescimento de espaços criativos de trabalho coletivo entre pessoas de várias áreas em BH é nítido, no próprio bairro há vários outros lugares com esta proposta. Na mesma rua descobri a Casa Adelaide, no número 657. Mais informações: (31) 99795–6516/ (31) 99678–3858.

SESI MINAS

Bom, que o Sesi possui uma ótima programação com apresentações de teatro e vários espetáculos acho que todo mundo já sabe né? Mas o que pouquíssimas pessoas sabem é que o prédio abriga uma biblioteca incrível, com um acervo vasto e de livre acesso à comunidade. O único valor a ser pago é no ato de inscrição para a realização da carteirinha e depois, de tempos em tempos, a renovação. Além disso, oferecem também acesso pago à internet e um espaço para estudo. Vale a pena conferir!

Rua Álvares Maciel, 59 — Santa Efigênia/BH

Funcionamento: Segunda a Sexta 8h às 18h

Telefones: (31) 3241–7170 — (31) 3241–7163

E-mail: bccna@fiemg.com.br

CAFÉ JUAREZ

Imagem do site do Café Juarez

Também recente, o Café Juarez foi inaugurado há pouco mais de um mês, mas já promete ser um ponto super agradável para quem gosta de um ambiente tranquilo e um café acompanhado de uma broa deliciosa. O local é uma casa da década de 30 e tem aquelas decorações coloridas e convidativas, com uma pegada vintage. Ao entrar você já ouve a música gostosa e perfeita para quem quer passar algumas horas ali, seja sozinho, numa reunião, ou até mesmo no happy hour. O cardápio oferece cafés, do expresso ao gelado, comidas artesanais como pães, bolos e broas, além dos tradicionais salgados. Tem também cervejas artesanais, chás, sucos e shakes. Ah! Eles oferecem almoço e me disseram que a novidade que está por vir é o self-service de salada, para quem quiser uma entradinha antes do prato principal.

Rua Álvares Maciel, 379 — Santa Efigênia/BH

Funcionamento: Segunda a Sábado de 8h às 20h

Telefone: (31) 3564–2855

Site

VITÓRIA — BISCOITOS DE QUEIJO E DELÍCIAS DA ROÇA

Esse é um lugar que frequento desde minha infância. Sempre que eu ia para o trabalho da minha mãe e dava a hora do lanche, ela me dizia para ir comprar uns biscoitinhos de queijo que eu simplesmente amava. Por isso posso afirmar com categoria que são os melhores biscoitos de queijo que já comi na vida, e nenhum outro tem o mesmo sabor destas maravilhas. Além dos biscoitinhos, eles fazem várias delícias artesanais que vale muito experimentar.

Rua Piauí, 226 — Santa Efigênia/BH

Funcionamento: Segunda a Sexta de 7:30h ás 18h

Telefone: (31) 2516–7107

A CASA

foto: fanpage A Casa

Quando chega a noite, A Casa é uma das melhores opções da região. Lá toca-se música popular, principalmente um samba, e você pode curtir sua noite num clima boêmio bem característico do bairro. O local é frequentado por pessoas que geralmente gostam de cultura e boa música. Só não chegue muito tarde, pois o local é concorrido e costuma rolar aquela fila básica para entrar.

Rua Padre Marinho, 30 — Santa Efigênia/BH

Funcionamento: Todos os dias de 22h às 3h

Telefones: (31) 3141–2979 ou (31) 99753–2979

Facebook

GRAFITES

Minha última dica é visual, afinal, nas minhas andanças da vida, eu tenho percebido que BH tem aceitado cada vez mais os grafites. Antes era muito raro ver essas peças de arte urbana por aí, principalmente aqui no bairro que é mais tradicional. Meus preferidos são o do Kobra e o da Criola. Os dois são grafiteiros conhecidos em Beagá, que fazem do grafite uma forma de expressão e arte, sempre com alguma mensagem de cidadania.

Grafite do artista Kobra na rua Grão Pará. Foto: Larissa Ohana
Desenho feito pela artista Criola na rua Resedá. Foto: Larissa Ohana

Além destes existem vários outros por aqui, como na Avenida do Contorno próximo do Quartel, na Av. Churchill em frente à Câmara Municipal, na saída da estação de Metrô Santa Tereza para o bairro Santa Efigênia e na rua Manaus ao lado da Praça Floriano Peixoto.

Enfim, dicas dadas. Espero que vocês possam aproveitá-las e comentar aqui embaixo com outras tantas. Quanto mais transformamos nosso olhar de morador, mais possibilidades incríveis podemos descobrir sobre a cidade e aprender sobre sua cultura e história.

--

--