Para onde vão os food trucks de BH?

Tiago Belotte
Beagá Cool
Published in
4 min readJul 28, 2015

Mapeamos 5 lugares da cidade que fazem parte de um circuito não-oficial de food trucks

Imagem: Tiago Belotte

Fazia tempo que eu passava na praça perto de casa e via aquele bando de food trucks reunidos. Nunca podia parar, porque estava a caminho de outro compromisso. Até que um dia deu certo. Fui lá e gostei. Já tinha provado a comida de um ou outro desses novos carros de comida que ganharam as ruas de BH, mas foi num evento. O fato deles estarem juntos, criando um evento informal, aberto e local, fez tudo ficar muito mais interessante.

Enquanto comia (lógico!), fui conversando com o pessoal e descobri o circuito não-oficial que rola durante a semana, com diversos food trucks pelos bairros de Belo Horizonte. Já adianto: não tem centro, não tem savassi. Os eventinhos acontecem em bairros residenciais, fora da zona central.

Com base nas conversas e numa pesquisa pelas fanpages, consegui mapear 5 pontos do circuito e descobri que coletivo de food truck em Beagá é pracinha. Todos os 5 encontros são em praças!

Para cada um deles, destaco um food truck. No entanto, já aviso que não foi por gosto, camaradagem ou jabá. O único e simples critério é: só falo do que já provei. E estou louco para experimentar os outros.

Vamos ao que interessa:

Imagem divulgação

1. Praça Leonardo Gutierrez (Gutierrez)

Na pracinha do Gutierrez o encontro rola nas terças e nas sextas. Os carros começam a encostar por lá às 17h.

Quais food trucks você pode encontrar: Crepioca • Cadê meu brigadeiro • Strada Nostra (pizza) • Tá com tudo (comida mexicana) • Wrap • Gertrudes (pão de queijo recheado) • Gelado (sorvete e picolé)

Destaque: Donna Coxinha. Um potinho com 8 coxinhas de dois sabores diferentes. Fui de alho-poró (hey, veggies!) e de camarão com catupiry. Massa crocante e recheio sem miséria, isso é coxinha né, gente!

Imagem divulgação

2. Praça Manoel Barros (Castelo)

Lá no Castelo a concentração acontece na quarta-feira. E pelo que eu soube o negócio tá ficando cada vez melhor. Cheio de food trucks e de gente. Também a partir das 17h.

Quais food trucks você pode encontrar: Te dei um bolo • Crepioca • Cadê meu brigadeiro • Tá com tudo • The Dips (hambúrguer) • The Truck (hambúrguer) • Strada Nostra • Só Coxinhas • Wrap • Gertrudes

Destaque: Pretty Good. Fui de batata com molho e queijo. No Canadá a combinação leva o nome de Poutine. Na minha boca, o nome é trem bom demais. Ah, é quentinho, então, trata-se de uma boa pedida para o inverno.

Imagem divulgação

3. Praça República do Líbano (São Bento)

Foi do encontro na pracinha do São Bento que eu tive menos informações. Então, meu caro leitor, se você sabe de mais food trucks que vão pra lá, comente aqui do lado. Só clicar no “mais” e contribuir com suas preciosas informações.

Quais food trucks você pode encontrar: Te dei um bolo • Cadê meu brigadeiro

Destaque: Crepioca. Mas é crepe ou tapioca? É. Você escolhe o sabor e diz se vai de crepe ou tapioca. Aqui meu negócio é doce: tapioca de leite condensado com coco. Mas tem boas opções salgadas, inclusive vegetarianas.

Imagem divulgação

4. Praça Guimarães Rosa (Cidade Nova)

Na Cidade Nova o movimento acontece às quintas-feiras.

Quais food trucks você pode encontrar: Te dei um bolo • Crepioca • Strada Nostra • Gertrudes

Destaque: Cadê meu brigadeiro. O doce mais amado do Brasil feito com chocolate belga. No inverno tem chocolate quente, pensa bem!

Imagem divulgação

5. Praça Santa Catarina Labouré (Dona Clara)

Terça-feira é o dia da turma do food truck se mandar para o Dona Clara. Também não conseguimos levantar muitas informações. Então, já sabe. Comenta aí do lado pra nos ajudar. ;)

Quais food trucks você pode encontrar: The Truck • Gelado • Donna Coxinha

Destaque: The Dips. Não fui, mas tá na lista de desejos. Amo hambúrguer e já ouvi falar tão bem deste aqui, que só de escrever já estou salivando no teclado.

Ah, antes que me perguntem, os preços são honestos. O que significa que não são o carrinho de cachorro-quente do centro, mas também não atingiram níveis gourmetizados.

Sabe de algum outro encontro de food trucks? Conta pra gente!

*Em tempo: o projeto de lei que regulamenta a atividade dos food trucks (oficialmente: restaurantes móveis) está tramitando no plenário da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte. Dá pra acompanhar o processo aqui.

--

--

Tiago Belotte
Beagá Cool

Aprendedor em tempo integral. Diretor do CoolHow em algumas horas do dia.