Lemon Drop

Renata Kotscho
Bebendo a morta
Published in
2 min readMar 9, 2020

Ella

Meus pais acham jazz chato. Minha mãe dizia que ninguém gosta de jazz, mas as pessoas fingem gostar porque consideram “chique”. E completava “conheço um monte de gente que coloca os discos de jazz expostos paras as visitas e atrás esconde os sertanejos que realmente escuta”.

Assim passei a minha infância e adolescência sem praticamente nunca ter escutado jazz, exceto instrumental em elevador e sala de espera de dentista (não exatamente lugares onde podemos desfrutar de todo o prazer que o gênero é capaz de proporcionar).

Foi só quando eu entrei na faculdade que resolvi dar uma chance para o jazz. Fui na FNAC e comprei um CD que estava em promoção “Greatest Jazz Hits”, ou algo assim. Uma espécie de jazz for dummies, exatamente o que eu estava precisando.

Coloquei para tocar e a primeira canção, lembro até hoje, era Ella Fitzgerald e Louis Armstrong em “Dream A Little Dream Of Me”. Quando ela começa a cantar “Stars shining bright above you…” acho que foi uma das experiências mais espirituais que eu já tive na vida…e depois ela ainda dá espaço ao Louis Armstrong que vem com “Stars fading but I linger on, dear”, nossa senhora, é divino. Foi paixão à primeira vista.

Imagino que deve ter sido a mesma sensação dos jurados do Apollo Theater em 1934, onde ela se apresentou pela primeira vez em um show de calouros. Ella tinha preparado para a sua apresentação uma coreografia de dança, mas na última hora hora resolveu cantar a música “Judy” de Hoagy Carmichael e venceu a competição da noite. Foi sucesso instantâneo e no ano seguinte ela já gravou seu primeiro disco. Ella foi a primeira negra a receber o Grammy em 1958 e depois disso ganhou o prêmio mais 13 vezes durante sua carreira.

O drink que leva o nome de Ella Fitzgerald também vem do livro “Free the Tipple”, sobre drinks e mulheres-fodásticas. O cocktail é um lemon drop de alecrim. Leva vodka, suco de limão e uma infusão de alecrim e açúcar. Ao mesmo tempo doce, azedo e sobretudo forte, como Ella.

Cheers!

Receita

2 colheres de calda de alecrim
Suco de meio limão
1 dose e meia de vodka
Mistura tudo com gelo, depois tira o gelo e serve em um copo com um ramo de alecrim.

Para fazer a calda de alecrim, mistura 2 colheres de sopa de açúcar com meia xícara de água e um ramo de alecrim, ferver por 5 minutos, coar e deixar na geladeira até a hora de usar.

--

--

Renata Kotscho
Bebendo a morta

Médica formada pela UNICAMP, especializada em Medicina Estética pela American Board of Aesthetic Medicine