Retomando a série de testes com RestSharp, vamos dar continuidade instalando e configurando nossas ferramentas para iniciar a parte prática, para isso será necessário instalar as seguintes ferramentas:

· Visual Studio (Community);

· Versão mais recente do .Net framework;

· Specflow;

· Nunit;

· RestSharp;

· Json-Server;

Iremos navegar até o site do Visual Studio para fazermos o download da nossa IDE. Para os nossos testes a versão Community atende perfeitamente e é uma versão gratuita.

Download concluído, iremos ao VS e clicaremos em File → New → Project ou para quem estiver utilizando Windows Crtl+Shift+N, escolheremos a opção Unit Test Project (.NET Framework).

Vamos agora informar o nome do nosso Projeto, nessa opção é possível escolher seu diretório de preferência e também a versão do framework, no caso estou utiizando a versão mais recente.

Após criarmos nosso projeto será possível visualizarmos a seguinte estrutura:

Segundo passo iremos instalar o RestSharp, clicaremos com o botão direito em References → Manage NuGet Packages, em seguinda iremos pesquisar por RestSharp e clicar em Install.

Próximo passo adicionaremos ao nosso projeto o SpecFlow.

Como nosso foco nesse momento não está relacionado ao SpecFlow sugiro que deem uma lida sobre clicando aqui.

Mas basicamente o Specflow é um framework inspirado no Cucumber, porém para ser utilizado em um ambiente .NET, com ele é possível descrever cenários reais de uma forma estruturada.

Obtendo dados para testar nossa API

Para executarmos nossos testes necessitamos de uma API, para quem não compreende muito bem o termo API pode acessar aqui e obter mais informações.

Navegando pela web me deparei com o Json-Server, com ele é possivel criarmos um arquivo .json e passarmos os dados que irão compor nossa API para executarmos os nossos testes.

Na figura abaixo é possível vermos o comando para inicialização do nosso servidor e os endereços HTTP para consultarmos nossos dados.

Galera, ambiente configurado e pronto para criarmos nossa automatização de testes de api com RestSharp, para quem não leu o post anterior pode clicar aqui. No próximo post vamos para a prática.

That’s all folks.

--

--