Meus primeiros 60 dias na BeeTech

Gustavo Sanchez-Palencia
beetech.global
Published in
4 min readAug 30, 2019

Assumir uma posição executiva em uma grande player no universo das startups nunca deixa de soar como um grande desafio, e no meu caso, uma grande mudança também, após ter passado 7 anos empreendendo. Algumas propostas chegavam até mim depois de ter deixado o mercado, mas minha decisão para onde ir foi tomada de um modo peculiar.

Minha filha Duda me criou um ppt com informações reunidas por ela de diversas redes sociais incluindo GitHub, LinkedIn, Facebook, Instagram, "quem somos" e etc. e dentre as empresas, estava a BeeTech. Antes de tomar minha decisão, enquanto os argumentos da minha filha iam tomando espaço nos meus pensamentos no horário de jantar, meu telefone toca e sou convidado pela empresa a passar uma sexta-feira inteira na operação. Tendo esse convite e com isso conhecendo não só a operação por um dia, mas ter a oportunidade de conhecer o pessoal também em seu habitat natural de trabalho, logo fez sentido a escolha da minha Duda e não tinha muito o que pensar… vim parar na BeeTech.

https://www.instagram.com/beetech.engineers/, atualmente com mais de 140 colaboradores distribuídos em squads com gestores especialistas com expertise no desenvolvimento de soluções para um mercado de remessa muito mal assessorado pelas instituições financeiras atuantes.

Propósito/Valores/Cultura

Let people Bee global, quem a primeira vez me disse essa frase que me marcou foi nosso CIO Marcio em uma tarde de processo seletivo. E esse propósito é cada dia validado com cada colaborador, nas reuniões, nas conversas informais e em cada tomada de decisão presenciadas por mim.

Curta sua Jornada: “A diversão é a estrada que percorremos diariamente” — https://github.com/BeeTech-global/bee-a-member

Data Driven Business

Começando a atuar na empresa, não precisou de muito tempo para ver como a banda Bee toca, e esse é um dos aspectos que mais me chamou atenção, se não o mais. Aqui o norteamento é 100% orientado em dados e não é para menos, Fernando Pavani, o CEO da BeeTech construiu uma área de Growth que é de dar inveja em qualquer player do mercado Tech.

Com vivência nessa operação e toda essa base, meu aprendizado não poderia ser diferente, dando o entendimento de manter o ativo com senso de urgência utilizando como temas principais:

  • Mostrar a importância dos dados
  • Turbinar a capacidade analítica da empresa
  • Ferramenta de automação para organização de dados
  • Discussão de Objetivos

Desafios

Trago tudo o que aprendi e testei sobre o mercado de pagamentos nacionais, e a BeeTech traz a maior expertise de mercado de pagamentos internacionais que já vi. Sem dúvidas iremos construir um pedaço do futuro juntos.

Site Reliability Engineering (SRE)

"SRE vs. DevOps: SRE Is to DevOps What Scrum Is to Agile"

A diferença entre DevOps e SRE
DevOps não é um papel, é mais um aspecto cultural e não pode ser atribuído a uma pessoa, deve ser feito em equipe. Em alguns momentos os SREs praticam o DevOps. Engenheiro de DevOps às vezes é apenas um título usado para contratar administradores de sistema. Enquanto o DevOps, conforme considerado nas organizações, concentra-se mais na parte de automação, o foco dos SREs está mais nos aspectos como disponibilidade do sistema e considerações de escala.

  • Perfeição e dedicação. Ter em mente a importância da preparação e documentação, ter uma consciência de o que poderia dar errado, juntamente com um forte desejo de evita-lo.

Legado

A Modernização de Sistemas Legados com iniciativas de Arquitetura Baseada em Microservices com API Gateway governando a arquitetura, é muito bem orientada por um time bem preparado e com uma cultura incrível.

One-on-ones, mudou a minha visão de gestão.

Uma prática que me pegou desprevenido, no aspecto de não notar a diferença que faria, é o one-on-one. É uma prática que não somente traz muitos benefícios para as empresas, mas também causa um impacto enorme na vida de cada colaborador.

Se você ainda não conhece ou ainda não pratica, não vou estragar a surpresa e deixo para ver por si mesmo um papo sobre o assunto.

Após 60 dias

Depois de conviver o suficiente nesse lugar incrível que ainda posso chamar de empresa, trabalhando junto a pessoas que têm o mesmo propósito e o mesmo senso de crescimento, realização e responsabilidade, fico me perguntando porque não tomei minha decisão logo de cara quando minha filha veio me falando da BeeTech, é sempre sensato analisar suas oportunidades com calma para tomar a decisão certa, mas sabendo hoje em dia o que é tudo isso aqui, não pensaria duas vezes.

3 anos — remessaonline.com.br

O aprendizado só cresce a cada dia e o lema continua firme e forte, e cada vez mais claro

Let people Bee global!

E você, quais foram seus últimos aprendizados?

We’re hiring! #VemPraBee

#recomendo:

--

--

Gustavo Sanchez-Palencia
beetech.global

Creative Technologist | Cannaverse | Engineering | Research | Payments | Analytics | Blockchain | CTO