When Everything Begins

Igor Lessa
BeforeTheFame
Published in
3 min readApr 3, 2017

Os esportes americanos tem uma forma peculiar e democrática para selecionarem seus futuros astros. Todos as modalidades tem o chamado Draft, que é um dos principais eventos no calendário de cada liga (NFL, NBA, NHL, etc.)

Muitas crianças brasileiras nascem jogando o soccer( Futebol com os pés), e nos EUA, todas as crianças nascem com um leque de esporte de alto rendimento. Os que escolhem a bola oval, desde já, começam a treinar no High School, onde tem um suporte muito grande para alavancarem suas carreiras e chegarem ao mais alto nível do FA.

HIGH SCHOOL

Como todo adolescente, os jogadores entram na escola com um propósito, seja ele ser jornalista, médico, professor ou até mesmo, jogador.

Nos Estados Unidos o esporte é uma porta para o ingresso de jovens no colégio, logo, eles usam isso em prol de serem sempre os melhores desenvolvedores de atletas do mundo. No High School, para o prospecto entrar no time, não precisa ser um fenômeno, ele precisa de dedicação, pois haverá a seleção natural dos capacitados.

Já dentro do time, o Head Coach (HC) irá ensinar junto com seus assistentes como jogar o jogo (isso, como jogar o jogo), qual a metodologia, como ele quer que o time se comporte em campo, expor a filosofia de trabalho, traçar uma meta para o final da temporada e mostrar o que ele quer ver de seus subordinados.

  • Desenvolvimento

Muitos termos do futebol americano é baseado na guerra. Temos o pocket, conhecido também como trincheiras, temos as blitz e temos o principal objetivo do jogo que é o ganho de terreno. Nesse contexto, os treinadores vão ensinar a esses jovens como colocar tudo isso em prática e tentar guiá-los para o sucesso.

Katy High School, campeã do High School Footbal em 2015.

Esses jogadores tem idade média de 17 anos e seu principal objetivo é chegar um dia a NFL (National Football League). Mas antes, tem uma etapa muito importante na sua trajetória, o College Football.

College Football será detalhado no próximo post.

Até lá, eles passarão por uma temporada inteira treinando, se machucando, tomando pancada, discutindo em campo e todas outras coisas que só quem está disposto a chegar em algum lugar enfrentarão!

Last Chance U

Desde o início da temporada, os jovens já são tratados como estrelas, mas nada adianta se você for um fenômeno em campo e for um mau aluno nas disciplinas. Em 2013, o Netflix lançou “Last Chance U” um documentário com alguns episódios exatamente sobre isso, um time com alguns jogadores brilhantes, mas que não queriam muita coisa com os estudos.

Os atletas precisam manter um média na sala de aula para que possam ingressar nas grandes universidades, que através do Futebol Americano, os chamam para ingressar nas suas dependências. Porém, muitos alunos só querem praticar a atividade física e não exercitar a sua mente e com isso, muitos deles não obtêm a média necessária para ir ao College e em questões de segundos deixam de ser futuros astros para serem “só mais um”, e os que mantiveram seu alto rendimento em ambos os lados, ingressarão e jogarão futebol americano pela faculdade que escolheu.

A grande escolha

Quando prospecto, o aluno/jogador já é acompanhado de perto por “olheiros” das universidades e quando chega seu ano de conclusão ele recebe formalmente propostas de bolsa integral de muitas universidades que desejam os ter no seu elenco.

Scouts “olheiros” do College Football

As universidades estão sempre atrás de bons jogadores para seus times de futebol. E nessa corrida há sempre a disputa com outras grandes universidades, assim que os jogadores recebem as propostas, eles são convidados a conhecer as instalações da faculdade, como forma de indução em sua escolha e dai ele vai até o reitor do campus desejado e assina os papéis, se tornando estudante de tal instituição.

--

--