Clássica

Isabela Pulfer
bela clássica
Published in
2 min readApr 11, 2019

“Os signos dos grandes nomes da música erudita”, “Regras para assistir a um concerto e aproveitar o máximo possível” ou “Obras sinfônicas para não gritar Bravo! logo no final”. Assim, de descontraída e descomplicada, é que Bela Pulfer estreia seu canal Clássica, exibido em diferentes plataformas como YouTube, Spotify, rádio e em seu próprio site. A radialista, que foi assessora artística da Osesp e passou quase dez anos na Rádio e TV Cultura, concebeu o projeto, por entender que há espaço para falar sobre o assunto de forma bem-humorada e acessível, dispensando a formalidade desse universo.

O canal tem como objetivo atrair novos públicos, desconstruir mitos e desfazer estigmas que rondam o mundo da música erudita, como regras de comportamento ou como saber escolher um concerto para assistir pela primeira vez. De modo ágil e em diversos meios, Clássica mostra que Villa-Lobos, Tchaikovsky ou Mahler podem fazer parte do dia a dia de todos que gostam de música de forma natural e fluida.

Serão lançados, semanalmente, dois vídeos no YouTube vinculados a playlists no Spotify. Aos domingos, às 19h, serão tratados temas diversos, como compositores que não chegaram a escrever a décima sinfonia (“Compositores & Nonas”). Toda quinta-feira de manhã, às 8h, será publicada uma agenda resumida com os destaques das atrações, inicialmente, de São Paulo — na descrição do vídeo, teremos todos os detalhes sobre os eventos. Para cada vídeo, haverá uma playlist exclusiva sobre o tema apresentado e uma versão reduzida do Clássica também em Podcast.

São Paulo tem uma agenda de concertos que não fica nada atrás de grandes capitais mundiais, mas as pessoas ainda não sabem como mapear essas atrações. Há também um receio do preço — o que é um grande equívoco, pois a maioria das apresentações tem ingressos econômicos”, explica Bela.

“Ainda há muita pompa que envolve a música clássica. Gostaria de mostrar que esse repertório é incrível, vibrante e que ainda faz sentido ir, sim, a uma sala de concerto e conhecer mais do que a playlist <<Bach para relaxar>>. Música clássica pode ser muito mais do que isso!”, brinca.

Sobre Bela Pulfer

A apresentação e a produção de conteúdo é de Bela Pulfer, radialista que trabalhou na Rádio e TV Cultura por quase uma década e que nos últimos cinco anos foi assessora artística da Osesp, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Mestranda em Performing Arts Administration (Roosevelt University, Chicago/EUA), é colaboradora regular do programa Metrópolis, da TV Cultura, e do boletim semanal do Minuto Osesp, veiculado na Rádio CBN.

Contato: belapulfer@gmail.com

--

--