BB Glow revolucionário ou scam?

Renata Kotscho
Beleza em Evidências
3 min readJun 12, 2019

Sempre que aparece um tratamento novo para a pele no mercado é difícil avaliar o que há de verdade e o que é mito na propaganda dos fabricantes. Como BB Glow não é diferente.

O que é o BB Glow?

BB glow é uma técnica de maquiagem semi-permanente desenvolvida por sul-coreanos e russos em que pigmentos parecidos com os de uma base (ou um BB cream) são aplicados na pele com uma caneta de microagulhamento.

Quais áreas ele pode ser aplicado?

O BB glow é mais comumente feito no rosto, para uniformizar a coloração da pele, disfarçando manchas, olheiras e vermelhidão, mas a princípio pode ser aplicado em qualquer parte do corpo. Um outro uso comum, por exemplo é para disfarçar estrias.

Quais os benefícios?

O objetivo do BB glow é funcionar como um BB cream durável, então os benefícios são semelhantes aos de uma base: uniformizar a tonalidade da pele e esconder pequenas imperfeições. O BB glow também pode conter alguns ingredientes antioxidantes e hidratantes, oferecendo esse benefício extra. Uma outra vantagem é que, ao contrário de algumas maquiagens, ele não obstrui os poros.

Quais as desvantagens?

A primeira desvantagem é o preço. Uma sessão de BB glow custa cerca de R$ 500,00 e normalmente são necessárias de 4 a 6 sessões para o efeito completo. Outra desvantagem é que como esse produto foi criado por russos e sul-coreanos os pigmentos foram desenvolvidos pensando nas peles mais claras, não sendo disponível para mulheres negras. Como ocorre com o microagulhamento o BB glow pode causar dor, sangramento e infecções na pele. Além disso, como é um produto novo não temos estudos ainda para verificar os efeitos de longo prazo desse tipo de pigmento dentro da pele. Também é importante não descuidar do protetor Se a pessoa deixa de usar esses produtos com FPS por causa do BB glow, a pele acabará sofrendo maior risco de câncer e envelhecimento precoce.

É seguro? Uma esteticista pode fazer?

O procedimento é seguro se tomado os mesmos cuidados que são tomados com microagulhamento (dermaroller) ou com tatuagens. Por isso é necessário procurar um profissional cuidadoso com os procedimentos de higiene e segurança. Além disso, precisa ser alguém com boas noções de estética e coloração para fazer a combinação de pigmentos que irá funcionar melhor na sua cor de pele, para evitar um efeito de “máscara” como ocorre quando a maquiagem do rosto fica com uma coloração diferente da do pescoço.

Quanto tempo dura?

O BB glow vai desbotando gradualmente com o passar do tempo e a duração média é entre 4 meses e 1 ano.

É possível associar BB glow com preenchimento?

Sim. Nesse caso o ideal é fazer o preenchimento primeiro e esperar pelo menos duas semanas para aplicar o BB glow.

Quem tem rosácea pode fazer BB Glow?

Esse é um assunto controverso. Por um lado, os fabricantes afirmam que Rosácea seria uma das indicações do procedimento, que pode realmente disfarçar a vermelhidão do rosto, uniformizando a coloração da pele. Por outro lado, quem tem rosácea tem a pele mais sensível a mais sujeita a reações alérgicas. É impossível saber antes como a pele irá reagir. Eu não recomendaria para quem tem rosácea mais grave e mesmo em quem tem vermelhidão leve eu tentaria primeiro em uma área bem reduzida da pele para avaliar a resposta antes de fazer o tratamento completo.

Qual a diferença entre BB Glow e Jato de Plasma?

São dois tratamentos bem diferentes. O Jato de plasma funciona como se fosse um micro bisturi para retirar sinais da pele e estimular a produção de colágeno.

No final das contas, vale a pena?

Eu acredito que o procedimento é interessante e deve fazer sucesso. Mas eu pessoalmente prefiro esperar mais para que os profissionais que fazem ganhem experiência, para o preço baixar e para que a gente possa avaliar melhor os riscos no longo prazo.

--

--

Renata Kotscho
Beleza em Evidências

Médica formada pela UNICAMP, especializada em Medicina Estética pela American Board of Aesthetic Medicine