Como cuidar da pele do pescoço e do colo?

Renata Kotscho
Beleza em Evidências
4 min readJun 20, 2019

O pescoço e o colo são duas regiões da pele que muita gente só costuma dar atenção quando tem algum problema, mas o fato é que a gente deveria dar a essa área o mesmo tipo de cuidado que tem com a pele do rosto.

É necessário usar cremes específicos para essa região?

Via de regra não. Para a maioria das pessoas, a mesma rotina usada no rosto pode, e deve ser usada no pescoço e no colo. Principalmente no que diz respeito à proteção solar. Mas para um número considerável de pessoas a rotina do rosto não se adapta bem ao colo e ao pescoço. Isso acontece principalmente em quem tem a pele do rosto oleosa, já que a pele do colo e do pescoço não tem muitas glândulas sebáceas, e por isso costuma ser mais seca e mais sensível (algo parecido com o que também acontece com a área em volta dos olhos). Essa sensibilidade aumentada na pele dessas regiões pode causar reações na pele como vermelhidão, descamação e “bolinhas” que são uma forma de dermatite de contato pelo uso de cosméticos. Nesse caso, a solução é usar produtos mais suaves nestas áreas. Hidratantes e protetor solar formulados para bebês (que também têm a pele seca e sensível) costumam ser bem aceitos nesses casos. Bloqueadores físicos a base de óxido de zinco e dióxido de titânio também são ótimas opções.

Uma outra dica é deixar um lenço no carro e usar para cobrir o colo e o pescoço enquanto estiver dirigindo. Essa é uma região que fica muito exposta ao sol nessa hora já que o sol costuma bater de frente (Luvas para as mãos também é interessante. Eu sei que é difícil mas vale a pena tentar criar o hábito).

Como tratar “verruguinhas” na região do pescoço e do colo?

Essa é uma região onde essas lesões são bastante comuns. Existem várias formas de tratar dependendo do tamanho e da quantidade. Pode se usar ácidos como o tricloroacético, crioterapia (que é um tipo de queimadura ao frio), ou mesmo uma pequena cirurgia com bisturi feita no consultório mesmo.

Como tratar a flacidez no colo e pescoço?

O primeiro passo como sempre é a prevenção, com proteção solar diária e alimentação balanceada. Dietas tipo io-io acabam aumentando a flacidez, por isso manter um peso saudável ao longo da vida ajuda a postergar o problema.

Cremes costumam ajudar pouco no caso de flacidez, que é um problema mais profundo na pele, mas o uso de ácido retinóico estimula a formação de colágeno e a vascularização, então em termos de ingredientes ativos é o que faz mais diferença.

Para tratamento os procedimentos menos invasivos usados no rosto como ultrassom, radiofrequência e lasers podem ser utilizados nessa região e também existe a opção de lifting cirúrgico.

Como tratar as rugas no pescoço e no colo?

Além da prevenção que já falamos, é possível fazer injeções de Botox nessas áreas para amenizar as linhas finas.

Microagulhamento (dermaroller) também pode ser feito nessa região para estimular a produção de colágeno e facilitar a absorção dos cosméticos.

O uso de adesivos de silicone também ajuda a amenizar as linhas que aparecem de manhã, principalmente para quem dorme de lado e acorda com essa região “amassada”. Essas linhas não são permanentes e costumam ir desaparecendo normalmente ao longo do dia, mas com o passar dos anos esse processo vai ficando cada vez mais lento uma vez que a pele vai perdendo a elasticidade. Então os adesivos são uma alternativa.

Como tratar estrias no colo causadas pelo aumento dos seios?

Estrias são um problema de difícil tratamento. As recentes (que ainda estão em coloração avermelhada) podem ser tratadas com o uso de ácido retinóico. Para as mais antigas, alguns lasers podem amenizar o aspecto, mas o resultado raramente é completo.

Existe algum tratamento não cirúrgico para papada?

Sim, atualmente existe a possibilidade de injetar um ácido nessa região o ácido deoxicólico (o nome comercial é Kybella). Essas injeções promovem a quebra das células de gordura dessa região abaixo do queixo que é reabsorvida pelo corpo, diminuindo a papada.

Referências:

--

--

Renata Kotscho
Beleza em Evidências

Médica formada pela UNICAMP, especializada em Medicina Estética pela American Board of Aesthetic Medicine