Como cuidar da pele no inverno?

Renata Kotscho
Beleza em Evidências
4 min readJun 10, 2019

Quando as temperaturas caem, a nossa pele sente. Especialmente quem tem a pele mais seca costuma sofrer devido ao frio e ao vento que ressecam a pele. Por outro, lado esse é o momento ideal para fazer alguns procedimentos estéticos, especialmente aqueles que promovem a renovação da pele.

Quais os procedimentos que só podem ser feitos no inverno?

Via de regra, não existem procedimentos que não podem ser realizados no verão, mas os procedimentos que promovem uma esfoliação mais profunda da pele, como peelings e vários tipo de laser são mais fáceis de serem realizados no inverno, uma vez que quando realizados no verão é mais difícil ficar longe do sol. Isso acontece porque esses procedimentos deixam a pele mais sensível e mais suscetível a manchas se exposta ao sol.

No caso dos dermocosméticos acontece algo semelhante. Não é que os ácidos não possam sem usados no verão, mas precisamos redobrar o cuidado com a proteção solar nessa época, especialmente para quem fica mais tempo exposta ao meio ambiente.

No inverno, o risco desses procedimentos manchar a pele é menor e por isso são mais recomendáveis nessa época do ano. Procedimentos que não promovem descamação, como Botox ou preenchimento podem ser realizados qualquer época sem problema.

Como manter a pele hidratada?

Uma forma prática de compensar o ressecamento da pele durante o inverno, que é prejudicado ainda mais pela água quente, é usar um óleo corporal durante o banho. Esse óleo irá repor a oleosidade natural da pele que é retirada pela água quente e “segurar” a umidade da água do banho na pele. Alguns bons óleos corporais que eu recomendo:

  • Atoderm Óleo de banho — Bioderma
  • Eucerin Óleo de Limpeza para Banho PH5 Pele Sensível e Seca — Eucerin
  • Óleo de Banho e Massagem de Amêndoas e Semente de Uva, Óleo — Schraiber

Bio Oil faz bem para a pele?

Essa é uma resposta que sempre depende de cada pessoa. A primeira coisa que precisa ser dita é que Bio Oil não faz milagres, ele não vai curar estrias ou cicatrizes antigas como muita gente pensa, além disso, o Retinyl palmitate e alguns extratos vegetais na fórmula podem causar vermelhidão e irritar as peles mais sensíveis. Por outro lado, o óleo contém ingredientes que acalmam a pele e diminuem a inflamação além de antioxidantes que ajudam a manter a pele saudável. Enfim, como qualquer cosméticos não é para todo mundo, algumas pessoas veem benefícios, enquanto outras não se adaptam bem ao produto.

O que é melhor, óleo corporal ou hidratante?

Não tem uma alternativa melhor, vai do gosto de cada pessoa. Eu acho mais prático usar o óleo corporal durante o banho do que aplicar o hidratante depois. Mas não tem um certo ou errado. A principal dica aqui é, se for aplicar o hidratante faça isso ainda com a pele úmida. Isso deixa mais fácil de espalhar e ajuda a manter a umidade da pele após o banho.

Como evitar o frizz do cabelo durante o inverno?

Uma dica que ajuda é colocar umas gotas de óleo no condicionador ou no leave-in. Tem um produto da Dermatus que eu gosto bastante, o SOS Oil Dose, que é um pouco caro, mas você usa apenas algumas gotinhas dentro do condicionador ou do hidratante, então dura bastante. Outra alternativa é o Bepantol Solução, que pode também ser adicionado ao condicionador ou aplicado diretamente no cabelo, especialmente nas pontas mais ressecadas.

Quais são boas opções de hidratante para quem tem rosácea?

Em geral os hidratantes formulados para bebês costumam ser bem aceitos na pele sensível de quem sofre rosácea. Além desses, existem hidratantes formulados especialmente para quem tem esse problema, como:

  • Rosaliac AR Intense — La Roche-Posay
  • Sensiplus — Bigel para Pele Sensível — Dermatus
  • Redness Solutions Daily Relief Cream — Clinique

Quais são boas opções de hidratantes para os lábios?

Além da manteiga de cacau e manteiga de karité simples, existem hoje no mercado hidratantes labiais que combinam esses ingredientes com FPS, vitaminas e outros agentes antioxidantes ou calmantes, melhorando a hidratação e a saúde da pele dos lábios. Aqui uma lista de algumas opções:

  • Epidrat Lábios (Manteiga de Karité + Lanolina + Vitamina E + Filtros químicos e físicos) — Mantecorp
  • Regenerage Lábios (Manteiga de Karité + Glicina de Soja + Vitamina E + Ceramidas)-Dermage
  • Avène Solar Stick (Água Termal de Avène + Octocrileno + Pré-tocoferil + Parsol 1789 + Tinosorb M+S) — Avène
  • Revitalize Lábios (Vitamina E + Vital ET® + D-Pantenol + GP4G® + Aquaporine® + Ácido Hialurônico + Adipofill®) — Dermatus

--

--

Renata Kotscho
Beleza em Evidências

Médica formada pela UNICAMP, especializada em Medicina Estética pela American Board of Aesthetic Medicine