Quais ingredientes fazem mal a pele e devem ser evitados nos cosméticos?

Renata Kotscho
Beleza em Evidências
5 min readMay 22, 2019

Já falamos aqui de vários ingredientes que nos ajudam a cuidar da pele como ácidos, antioxidantes, hidratantes e despigmentantes, mas hoje vamos falar do outro lado da moeda, dos ingredientes que devemos evitar no nosso cuidado com a pele.
Muito se fala dos ingredientes tóxicos, uma vez que é disseminada a ideia de que muita “química” faz mal para a saúde, mas na verdade a maior parte dos ingredientes que mais irritam a pele são os que parecem inofensivos ou naturais.
No texto de hoje eu decidi dividir os ingredientes a serem evitados em quatro categorias, os irritantes, os tóxicos, os fotossensíveis e os comedogênicos. Não inclui os alérgicos porque essa é uma questão individual, basicamente qualquer cosmético pode causar uma reação alérgica em determinada pessoa, então a orientação básica aqui é (especialmente para quem costuma ter alergia) testar qualquer produto novo em um lugar pouco visível (como atrás da orelha) esperar 24 horas para ver como a pele reage e só assim, se não tiver reação, aplicar em áreas maiores ou mais visíveis.

Aliás essa é a principal recomendação de hoje: teste antes e respeite a sua pele. Cada pessoa é diferente e cada cosmético é único. Muitas vezes a concentração que funciona para você pode ser irritante demais para uma amiga. Um cosmético que funciona bem para o corpo ou para o cabelo, pode causar acne no rosto e assim por diante. Por isso as orientações de hoje são genéricas e não substituem o teste em cada pessoa.

Ingredientes irritantes
Os ingredientes que irritam a pele causam vermelhidão, ardência e podem piorar os problemas existentes. No caso de quem tem a pele oleosa e acnéica esses ingredientes podem piorar a inflamação, já em quem tem a pele seca e sensível podem aumentar o ressecamento, causar rachaduras e descamação na pele. De maneira geral, qualquer ingrediente que provoque ardência ou mesmo refrescância na pele devem ser evitados. Todos aqueles que provocam uma esfoliação física (com grãos ou pequenas partículas) também. Melhor esfoliar a pele com ácidos (esfoliação química) do que com os chamados scrubs (que além de tudo prejudicam o meio ambiente). Mesmo para o corpo, é melhor usar uma bucha vegetal macia para esfoliar do que os esfoliantes abrasivos (que parecem areia). Além dos ingredientes que irei listar a seguir, alguns hábitos também causam irritação à pele como água muito quente ou muito fria, compressas geladas ou muito quentes, vapor muito quente, esponjas e escovas muito duras e claro, cutucar a pele para tentar espremer espinhas.
Entre os ingredientes que podem irritar a pele, os mais conhecidos e usados nos cosméticos são:

Álcool
Arnica
Cânfora
Canela
Frutas cítricas
Eucalipto
Isoeugenol
Lavanda
Menta
Menthol
Menthoxypropanediol
Menthyl lactate
Óleo de rosas
Sodium C14–16 olefin sulfate
Sodium lauryl sulfate
TEA-lauryl sulfate

Além desses, as fragrâncias e perfumes também costumam irritar a pele, então é sempre bom evitar produtos com aromas muito intensos, especialmente se você já tem a pele mais sensível.

Ingredientes tóxicos
Esse é um tema controverso porque os ingredientes considerados tóxicos muitas vezes tiveram a sua toxicidade atestada em concentrações muito mais altas e em vias inalatória ou oral e não tópica. Os agentes reguladores, tanto o FDA nos EUA como a Anvisa no Brasil costumam ter bastante consciência da importâncias da segurança dos produtos usados como cosméticos. Então os produtos vendidos por marcas conhecidas em farmácias oficiais tem sua segurança controlada. Isso não significa que não se esteja fazendo pesquisas o tempo todo e portanto podemos sempre descobrir que algum ingrediente que considerávamos seguro esteja associado a alguma doença ou reação adversa. Mas é importante ressaltar que os cosméticos e medicamentos passam por uma série de testes de segurança e estudos antes de serem liberados para venda.
Entre os ingredientes que as pessoas costumam evitar por serem considerados tóxicos estão:

Parabenos: Os parabenos são usados como conservantes nos cosméticos. Em geral em concentração abaixo de 1%, que é considerada segura. Qualquer conservante pode eventualmente causar irritação na pele, inclusive os dos cosméticos chamados paraben-free. Mas se o cosmético não tem conservantes ele vai estragar mais rápido e as bactérias e fungos que podem contaminá-lo serão ainda mais prejudiciais `a pele do que os parabenos.
PEG: O PEG é usado como emoliente (para criar uma barreira de proteção na pele) e para engrossar os cosméticos, então estão mais presentes nos cremes mais espessos indicados para pele seca. Um dos componentes do PEG o 1,4 dioxane foi identificado como potencialmente carcinogênico se inalado em altas doses.
Sulfatos: Os sulfatos são ingredientes usados com a função de limpeza em shampoos e sabonetes. O Sodium Laureth Sulfate é um sulfato suave que cumpre a função de limpar sem agredir demais a pele e não causa danos. Já o Sodium Lauryl Sulfate (de nome bem parecido) é um sulfato mais agressivo que pode sim ressecar demais a pele causando irritação e descamação nas peles mais secas e sensíveis, mas também não é tóxico.

Ingredientes fotossensíveis
Esses são os ingredientes que podem causar manchas se usados durante a exposição solar, ou mesmo a luz do dia. Por isso, devem ser usados apenas durante a noite, enxaguados pela manhã e seguidos de aplicação de protetor solar bem caprichado. Até porque muitos ingredientes usados para tratar manchas, causam manchas se a pessoa se expõe ao sol, portanto todo cuidado é pouco. Entre os ingredientes mais conhecidos por causar fotossensibilidade na pele temos:

Ácido Retinóico
Hidroquinona
Peróxido de benzoíla
Alguns antibióticos
Óleos essenciais
Limão
Perfumes

Os ácidos BHAs (salicílico) e AHA (glicólico, láctico, etc) e o azeláico não são diretamente fotossensíveis, mas como promovem a esfoliação da pele, deixam a pele mais fina e mais fácil de sofrer queimaduras solares, então também devem ser evitados se a pessoa for ficar exposta ao ar livre durante o dia.

Ingredientes comedogênicos
Os ingredientes comedogênicos são aqueles que obstruem os poros podendo causar cravos, piorar acne e ainda aumentar a aparência do tamanho dos poros. É comum alguns cosméticos já virem com a indicação não-comedogênico no rótulo, o que já ajuda, mas nem sempre é assim. Um cuidado extra que devemos ter é com produtos para cabelo. Muitos leave-in, ceras, pomadas e sprays para os cabelos podem obstruir os poros. É por isso, e pela oleosidade natural dos cabelos, que muita gente que tem franja tem mais acne na testa ou perto da raiz dos cabelos. Entre os ingredientes que devem ser evitados por serem comedogênicos os mais prejudiciais são:

Isopropyl isostearate
Isopropyl myristate
Myristyl myristate
Laureth-4
Oleth-3
Óleo de coco
Lanolina
Lauric acid
Isopropyl palmitate
Isostearyl isostearate
Myristyl lactate
Stearyl heptanoate
Cetearyl alcohol + ceteareth 20
Manteiga de cacao

E as “misturinhas naturais” como bicarbonato, vinagre, etc., também devemos evitar?
De modo geral sim. É muito difícil prever como a pele irá reagir a esses ingredientes. O bicarbonato (que é uma base) e o vinagre (que é um ácido) podem ser fortes demais para a pele. Se misturados (lembram da aula de ciências?) eles formam um sal e água. O sal, pode ressecar a pele e o cabelo. Mas alguns ingredientes naturais podem sim ajudar a hidratar e acalmar a pele entre eles podemos citar a camomila, iogurte e mel. Mas esse é outro assunto e a gente pode falar de máscaras caseiras outro dia.

Referências
https://www.paulaschoice.com/expert-advice/skincare-advice/sensitive-skin/how-sensitizing-ingredients-hurt-skin.html
https://www.drbaileyskincare.com/info/advice/what-are-comedogenic-ingredients/
https://www.acne.org/comedogenic-list.html
https://insidemiin.com/en/2018/08/22/photosensitive-photosensitizing-products-ingredients/

--

--

Renata Kotscho
Beleza em Evidências

Médica formada pela UNICAMP, especializada em Medicina Estética pela American Board of Aesthetic Medicine