Vamos falar sobre coceiras?

Renata Kotscho
Beleza em Evidências
4 min readJun 17, 2019

Alergia, urticária, dermatite, disidrose, existe uma série de problemas de pele que coçam, deixam a pele vermelha e podem deixar cicatrizes. Esse é um assunto longo e muitas vezes difícil, não apenas de entender, mas também de tratar. As reações alérgicas são, resumidamente, uma resposta do nosso sistema de defesa a substâncias que para maioria das pessoas são inofensivas, essas substâncias são chamadas de alérgeno. Quando o corpo da pessoa alérgica entra em contato com o alérgeno, por exemplo, amendoim, ele entende que essa substância é uma grande ameaça para o corpo, como se fosse uma bactéria perigosa, e mobiliza to o sistema de defesa para reagir contra essa substância. É essa reação do corpo que causa os sintomas da alergia.

Existem diversos tipos de reações alérgicas na pele, mas as mais comuns são:

  • Urticária: a pele coça e depois aparecem placas vermelhas.
  • Dermatite atópica: atinge mais as crianças e as regiões de dobras da pele, como joelhos, pescoço e cotovelos, além de também ser comum no rosto.
  • Dermatite de contato: aparece na região em que a pele teve contato com a substância irritante, por exemplo, em volta do brinco na orelha para quem ter alergia a níquel.

O tratamento das alergias normalmente é feito com corticóides e anti-histamínicos (antialérgicos) uma vez que esse tipo de medicamento reduz essa resposta inflamatória do organismo. Em casos mais severos, existe hoje uma série de medicamentos novos chamados de “imunomoduladores” ou “imunosupressores” que também podem ser usados no tratamento dessas doenças. O objetivo é sempre “acalmar” a resposta que o corpo está mobilizando.

O que fazer no caso de alergia ao sol?

Esse é um caso comum de reação alérgica na qual o corpo entende que o agente estranho, ou alérgeno, são as modificações na própria pele causadas pelo sol. O suor pode ser uma das causas do problema, que também atinge quem faz exercícios físicos. Além do suor, alguns medicamentos (como dipirona e tetraciclinas, que é um tipo de antibiótico) aumentam a sensibilidade da pele ao sol. Perfumes, repelentes e outros produtos tópicos irritantes, principalmente os que contém álcool na fórmula também costumam agravar os sintomas. Para prevenir, além de filtro solar e sombra, os medicamentos antialérgicos também podem ser usados antes da exposição solar.

O que fazer no caso de alergia ao frio?

Na maioria das vezes a coceira causada pelo frio não é uma reação alérgica, mas um sintoma da pele ressecada. Então nos meses mais frios vale a pena caprichar mais no hidratante e nos caso de regiões mais ásperas, como joelhos e cotovelos usar hidratantes mais espessos como pomadas tipo vaselina que criam uma camada protetora mais intensa nessas regiões. Mas existe sim reação alérgica tipo urticária ao frio (formação de placas vermelhas pelo corpo). Essa alergia é mais comum em adultos jovens. Nesses casos o ideal é evitar mudanças muito bruscas de temperatura, por exemplo, se for nadar em água fria, molhar as mãos e os pés antes ajuda a reduzir a chance desse tipo de reação.

O que causa coceira e pequenas bolhas nas mãos?

O diagnóstico mais comum nesses casos é a disidrose, que pode acontecer tanto nas palmas das mãos quanto dos pés (menos comum). Não se sabe exatamente a causa da disidrose mas ela está relacionada com suor excessivo e stress, mas também podem ser causada por produtos de limpeza ou outros agentes irritantes. O tratamento normalmente é feito com compressas ou banhos de permanganato de potássio ou água boricada a 2%, de duas a três vezes ao dia, cremes com corticóide e nos casos mais graves corticóides via oral ou imunossupressores. Aplicações de toxina botulínica (que diminuem o suor nas mãos) podem ser feitas para quem tem o problema de repetição.

E alergia a aliança nos dedos, como tratar?

Alergia de contato a bijuteria é um problema comum já que o níquel e outras ligas metálicas são alérgenos conhecidos. Mas a aliança de casamento costuma ser de ouro ou prata e mesmo assim muita gente desenvolve uma reação em torno desse anel em algum momento da vida. Boa notícia: a alergia raramente é da aliança. O que muitas vezes acontece nesse caso, é que como a gente quase nunca tira esse anel, resíduos de sabonete e detergente costumam se acumular entre o dedo e a jóia, criando uma alergia de contato a esses produtos. Nesse caso a solução é tirar o anel, lavar ele com bastante água corrente, pode inclusive dar uma fervida. Enquanto isso tratar o dedo com creme de corticóide até curar a lesão e depois pode voltar a usar a aliança limpa normalmente. Para evitar que o problema fique recorrente é importante tirar a aliança pelo menos uma vez por semana e lavar com água corrente para retirar os resíduos que possam estar se acumulando nela.

Referências:

--

--

Renata Kotscho
Beleza em Evidências

Médica formada pela UNICAMP, especializada em Medicina Estética pela American Board of Aesthetic Medicine