Imagine que você trabalha no Departamento de Marketing de uma grande empresa e precisa escrever um relatório destacando determinadas métricas financeiras. Você decide pedir ajuda para Diego do Departamento de Contabilidade.
Prontamente, Diego te ajuda. Então, você descobre que ele fará uma grande apresentação para sua equipe mas tem medo de falar em público.
Mas, por acaso você sabe que a Carol do Departamento de Recursos Humanos tem habilidade de falar em público e adoraria ajudar Diego, mas desconhece a necessidade dele.
Este é um cenário comum que revela uma lacuna importante: quando você trabalha em uma grande empresa, como você sabe sobre os diferentes talentos e habilidades que seus colegas de trabalho têm? E como eles saberiam sobre suas necessidades específicas para poderem oferecer ajuda quando você precisa?
Vamos voltar para 2013 por um momento:
Eu nunca soube que seria empreendedora. Eu sempre me imaginei trabalhando em uma ONG como voluntária e tendo um trabalho diferente para pagar minhas contas.
Depois de assistir a algumas palestras do TED e documentários sobre a economia compartilhada, mergulhei nessa temática e percebi o quanto as pessoas estavam fazendo, mesmo com poucos recursos. Foi quando surgiu a ideia da minha empresa: uma plataforma inovadora onde as pessoas poderiam oferecer e solicitar serviços usando o tempo como moeda. A Beliive surgiu para mudar o mundo e mostrar às pessoas uma maneira de valorizar a si mesmas, seu tempo e seus talentos.
Seis anos e muito trabalho depois, aqui estamos: a Beliive é a maior rede colaborativa do mundo que usa o tempo como moeda para permitir a colaboração e a igualdade de oportunidades entre as pessoas. Com quase 200 mil usuários e 900 mil horas disponíveis, os créditos de tempo da Beliive estão se tornando uma alternativa para pessoas que podem não ter dinheiro extra, mas que têm talentos para compartilhar.
É assim que funciona:
Mas você pode se perguntar: o que isso tem a ver com o primeiro parágrafo deste artigo?
Nós estamos muito felizes em dizer que depois de testar, estudar e conversar com muitas pessoas, validamos um modelo de negócios onde nosso principal objetivo é facilitar o fluxo de talentos e habilidades em empresas onde os colaboradores tendem a operar em seus respectivos silos e limitar a colaboração. A Beliive para Empresas é uma solução exclusiva e personalizada para organizações que desejam promover a colaboração e a troca de experiências usando o tempo como moeda.
Grandes organizações estão economizando um múltiplo do que investem na Beliive evitando a contratação de terceiros. Mas acredito que o retorno real é percebido quando as empresas economizam milhares de reais pela retenção prolongada de funcionários, aumento da colaboração e um fortalecimento geral dos laços entre a empresa e seus colaboradores.
“Eu vejo comunidades desempenhando um papel muito forte em qualquer relacionamento que tenhamos enquanto seres humanos — comunidades baseadas em valores compartilhados para influenciar a democracia, a sociedade e também as organizações.”
Você pode encontrar mais sobre a Beliive aqui.
Também quero saber sobre seus feedbacks e insights!
Vamos juntos construir um mundo mais colaborativo, onde as pessoas possam viver mais felizes e de maneira mais abundante.
Lorrana Scarpioni
CEO, Beliive