Segurança e Sustentabilidade: A Importância de Chainlink CCIP e Hélio 3 para o Futuro

Patrick (Barba) Carneiro
bellum-galaxy-community
4 min read2 days ago

Estamos de volta e, como não poderia ser diferente, voltamos com uma analogia espacial que só a Bellum Galaxy pode te proporcionar. Vem comigo que não é bait!

Vamos por partes, afinal são dois assuntos distintos, mas que compartilham impactos equivalentes em seus respectivos campos.

AI Generated Image.

Protocolos de Interoperabilidade Cross-Chain

É consenso na comunidade Web3 que protocolos de interoperabilidade cross-chain são pontos críticos do ecossistema Web3, e essa é uma verdade absoluta sob dois pontos de vista. Mas antes de explorar esses pontos de vista, vamos entender o que são protocolos de interoperabilidade cross-chain.

Esses protocolos são comumente conhecidos como Bridges ou Pontes, em português, pois eles interligam diferentes blockchains. Esses protocolos são cruciais para a expansão do ecossistema. Sem eles, sistemas Web2 e dApps dependeriam da criação de sistemas próprios para realizar cada interação cross-chain. E, obviamente, isso toma tempo, custa caro e é um processo muito complexo.

Se analisarmos do ponto de vista das Finanças Decentralizadas, sem as bridges o ecossistema DeFi sofre com um problema conhecido como liquidez fragmentada. Ou seja, as bridges são uma solução para um grande problema que as blockchains possuem.

Por outro lado, também representam o vetor de muitos dos maiores roubos ocorridos no ecossistema pois, se tratando de algo novo, inúmeras vulnerabilidades podem surgir ao longo do tempo. Vocês podem verificar o ranking de maiores roubos no rekt.news, e sugiro assinarem a newsletter deles também!

Energia Limpa

Á medida que a população no planeta cresce, novas fontes de consumo são criadas, as demandas por energia crescem e, obviamente, surge a necessidade de inovação e geração de energia limpa e sustentável.

O que ninguém te diz é que essa fonte de energia já existe e está sendo explorada há décadas. Ou melhor, está sendo estudada há décadas, mas pareceu não despertar o interesse das grandes corporações.

Eu me refiro à energia oriunda da fusão nuclear. O grande desafio hoje é estabilizar a reação nuclear e gerar energia positiva, ou seja, gerar mais energia do que é gasto para iniciar essa reação.

Embora o investimento nessa área, nas últimas décadas, seja absurdamente inferior ao que é investido em ESG em um ano, os EUA foram o único país capaz de gerar energia positiva da reação. A China está muito ativa nessa corrida e construiu um reator chamado “Segundo Sol” para explorar essa fonte de energia.

CCIP & Hélio-3

Então tá, Barba. Entendi o lance de interoperabilidade e a questão da energia limpa. Mas o que o Chainlink CCIP e o Hélio3 tem a ver com isso?

Ambos são a solução para respectivo problema de cada campo!

Chainlink CCIP

Como vocês puderam ver no ranking do rekt.news, bilhões de dólares foram perdidos em hacks que ocorreram em bridges. Além de prejudicar os usuários, isso diminui drásticamente a adoção da Web3 e destrói todos os esforços em realizar o onboarding de novos usuários, investidores, etc.

E é por isso que o CCIP é a solução para esse problema, uma vez que é a única solução que assegura os 5 níveis de segurança a partir de:

  • Múltiplos nodes independentes sendo operados por entidades independentes.
  • Três redes decentralizadas executando e verificando todas as transações cross-chain.
  • Separação de responsabilidades onde nenhum node é compartilhado entre a rede DONs e Rede de Administração de Riscos.
  • Aumento da decentralização com duas bases de código diferentes, escritas em duas diferentes linguagens diferentes com o intuíto de gerar diversidade de software. Dessa forma, se uma das bases apresentar uma vulnerabildiade específica, ela não estará presente na outra.
  • Nível de Administração Risco único que pode se adaptar rapidamente à qualquer novo tipo de ameaça contra protocolos de interoperabilidade.

Leia mais sobre os 5 níveis de segurança aqui.

Hélio-3

Hélio-3 é um isótopo do hélio, ou seja, ele tem o mesmo número de prótons do hélio, mas um número diferente de nêutrons. Ele é considerado um combustível de segunda geração da fusão nuclear, uma vez que esse elemento estabiliza a reação nuclear e não gera impactos ao meio ambiente.

A grande dificuldade, quanto ao hélio-3, é que esse isótopo só é encontrado em grande quantidade na lua devido às condições particulares do ambiente. E, por isso, os programas espaciais estão investindo grandes quantidades de dinheiro, para “desenvolver bridges”, para chegar ao nosso satélite natural e garantir o domínio sobre ele.

Conclusão

Agora que sabemos o básico de protocolos de interoperabilidade, energia limpa e fusão nuclear, CCIP e hélio-3, entendemos que embora a humanidade já possua sistemas bem estabelecidos tanto no que diz respeito às, por exemplo, finanças tradicionais quanto à geração de energia, ainda existe muito espaço para melhora e evolução que não só nos traz benefícios financeiros e ambientais, mas também de qualidade de vida e melhor perspectiva de futuro.

O investimento nessas tecnologias, bem como a correta aplicação de cada uma delas, gera um crescimento exponencial, o que, por consequência, trará benefícios incalculáveis à sociedade.

Eu não posso te ajudar à controlar a reação nuclear e gerar energia limpa, mas eu posso te ajudar a aprender, crescer no ecossistema web3 e até mesmo contribuir para o seu projeto.

Precisa de orientação para melhorar a qualidade dos seus testes, preparar o seu projeto para uma auditoria, ou está procurando por um auditor independente?

Entre em contato comigo.

Conecte-se Conosco:

Visite nosso site, junte-se ao nosso Discord, siga-nos no X, Instagram e no LinkedIn para ficar por dentro de nossas aventuras e insights.

--

--

Patrick (Barba) Carneiro
bellum-galaxy-community

Solidity Developer | Security Researcher | Chainlink Developer Expert | @bellumgalaxy Founder