Yaga, Curandeira

A mais velha moradora de Girond

Rafão Araujo
Belregard — O Salário do Pecado
2 min readJun 19, 2019

--

Yaga, A Curandeira

Interpretada por Gustavo Tertoleone

A velha Yaga viveu tempo demais pra entender que nada é como parece. Aprendeu do pior modo a servir os Boucheres e que deve ficar longe dos problemas centrais de Girond.

Já teve contato com antigos cultos de adoração aos suínos e alguns dos seus ritos de fertilidade e virilidade. Sabe que o falecido Gael tinha uma um culto desse e que sua morte não foi ao simples acaso.

Lida com o Chefe Alvilles com muita cautela, aceitando prontamente suas ordens sem pestanejar. Usa da sua fragilidade para ouvir segredos alheios e foi assim que ganhou a confiança do pequeno príncipe Maël.

Se há uma virtude na velha Yaga é saber sobreviver. Como uma pedra parada, acumulando limo e firmando-se ao solo, ela passa as décadas. Assistindo aqueles que nascem, crescem e morrem (ou são assassinados) sem interferir em nada.

Ela observa e conta histórias, apenas como viu, ouviu ou sentiu, sem interferir no curso da vida. Deixando que cada desgraça ou benção se cumpram. Mas ao menos ela era assim, antes do julgamento repentino do seu antigo rival, Padre Domenico. Este que dedicou os últimos anos de sua vida a estudar os cultos selvagens de devoção aos suínos, antes de ser taxado de louco. Ela sabe que ele não era um pagão ou herege e que sua morte tinha por intuito esconder suas descobertas.

Padre Domenico, a Cabana e arredores

--

--