Idosos buscam bem-estar físico e mental em ONG São Joaquim

Foto: Karoline Barreira

Associação São Joaquim, Carapicuíba — SP

Idosos que moram na região de Carapicuíba — SP optam por frequentar a ONG São Joaquim, localizada no bairro Chácara Granja Velha, para se manterem ativos em sociedade. A ONG auxilia os idosos a desenvolverem sua cognição e faz com que eles se sintam inclusos. Assim sendo, oferece diversas atividades, que melhoram a qualidade de vida desses indivíduos.

“Sendo beneficiária da ONG me sinto útil para a sociedade”

Aparecida Imaculada Conceição de Moura, 68, frequentadora da ONG há sete anos — conheceu a associação por indicação de uma amiga –, afirma que, de fato, melhorou sua qualidade de vida, principalmente no que diz respeito ao bem-estar físico. “Já não me imagino sem frequentar a ONG, pois através dela ocupei minha mente e sinto mais disposição no dia a dia. Antes de começar a frequentá-la eu só ficava em casa e não sentia alegria em nada que eu realizava, pois repetia as mesmas tarefas. Sem contar que eu não me sentia integrada à sociedade. É como se minha importância social tivesse findado. Entretanto, sendo beneficiária da ONG me sinto útil para a sociedade, pois, além de realizar diversas atividades, faço visitas às idosas que não podem sair de casa devido a algum problema de saúde”.

Foto: Lais Carvalho

Idosas participando de aula de teatro

Margarida de Andrade, 63, frequentadora da ONG há oito anos — também chegou a associação por indicação de uma amiga — disse que procurou a ONG como forma de motivação. “Antes de conhecer a ONG eu já estava procurando algo que pudesse melhorar minha qualidade de vida, pois eu estava enfrentando alguns problemas familiares. Quando vim a Instituição pela primeira vez, vi outras beneficiárias realizando diversas atividades e decidi passar pela experiência. O resultado foi positivo, porque meu estresse diminuiu e me tornei uma pessoa mais animada. Além disso, ajudo pessoas que também estão passando por problemas pessoais, o que faz com que eu me sinta especial, e essa sensação é inexplicável”, ressalta.

Quem também destaca a importância dessas atividades é a atual professora de teatro da ONG. Elida Strazzi, que além de dar aula de teatro, é psicóloga e atriz profissional. Segundo ela, o teatro faz com que os idosos se mantenham mais animados e dispostos. “Durante o pouco tempo que me encontro na ONG, realizando atividades, percebo que ao final de cada aula os frequentadores que fazem parte dela, saem diferentes de como entraram. Deixam o local com mais energia e os problemas do dia a dia, são deixados de lado”.

A ONG São Joaquim funciona desde 2006. Foi criada para auxiliar o ser humano em seu processo de envelhecimento e, atualmente, atende 320 beneficiários. É uma associação sem fins lucrativos, que visa fortalecer os vínculos entre pessoas idosas, através do convívio social. Seu principal objetivo é proporcionar um envelhecimento saudável, mantendo o idoso incluso no âmbito social, para exercer sua cidadania. A atuação da ONG é voltada para políticas que promovem saúde e auxiliam na conservação da autonomia do idoso.

Além disso, a associação também oferece passeios, festas, bailes e palestras. Tais eventos contribuem para que a autoestima do idoso esteja sempre elevada.

A ONG oferece diversas atividades, que são: aulas de teatro, violão, canto, bordado, modelagem de argila, artesanato, massagem, contos e memórias, coral, hidroginástica, yoga, entre outras.

Para mais informações sobre a ONG São Joaquim clique no link http://www.saojoaquim.org.br/

Foto: Karoline Barreira

Idosas se exercitando em aula de yoga

Por: Karoline Barreira e Lais Carvalho