Inovação é um tópico recorrente em todos os setores do mercado. Apontada por muitos como a principal solução da crise, empresas estão correndo atrás de estimular e implantar essa tal de “cultura de inovação”. Mas o que é isso, exatamente? Como utilizá-la e quais as vantagens para as organizações e seus colaboradores? Essas são algumas das perguntas que vamos responder neste post.
Conceito de cultura de inovação
Tudo fica defasado, seja a moda, uma tecnologia ou a forma de ver o mundo. Quando isso acontece, é natural que sejam criadas e adotadas opções mais modernas. Empresas, por exemplo, estão saindo de sistemas de gestão com servidores locais para adotar soluções em cloud computing; fábricas de roupas estão buscando por processos mais eficientes de produção e a indústria alimentícia tenta criar embalagens menos poluentes. Esses setores se reinventam graças à inovação, uma busca constante por novas formas de fazer e criar.
A cultura da inovação nada mais faz do que trazer essa forma de pensamento para dentro de uma empresa, não importando o porte ou o setor em que atua. A cultura da inovação pode ser aplicada tanto em empresas de tecnologia, gerando softwares mais eficientes, ou em organizações como a Endeavor, que procuram encontrar a melhor forma para atingir o maior número de pessoas possível. Ronald Dauscha definiu a cultura de inovação como sendo a “ausência de comportamentos, regras e ambientes que impeçam o desenvolvimento do ímpeto natural das pessoas em sugerir melhorias e inovações, aliada a um conjunto de visões, procedimentos e recursos que potencializem estas iniciativas”.
Benefícios
Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) com mais de 72 mil empresas com mais de dez funcionários mostrou que, enquanto apesar de apenas 1,7% das empresas entrevistadas se preocuparem com a cultura de inovação, foram elas mesmas as responsáveis por 25,9% do faturamento da indústria e 13,2% do número de empregos gerados no Brasil. Nada mal, não é?
Os benefícios da adoção da cultura de inovação podem ser sentidos especialmente no médio e longo prazo e incluem:
- Engajamento dos colaboradores: ao serem estimulados, todos trabalham juntos com os mesmos objetivos;
- Melhora contínua: a essência da inovação é procurar por melhores soluções para os problemas. Sendo assim, adotar a cultura de inovação vai tornar a sua empresa mais eficiente, gerando economia e aumentando o faturamento;
- Retenção de profissionais: encontrar profissionais qualificados pode ser um desafio, por isso é tão importante se concentrar em reter os que você já tem. A cultura de inovação faz exatamente isso, deixando o caminho aberto para o desenvolvimento pessoal e coletivo.
Como iniciar a cultura de inovação na sua empresa
É importante ressaltar que a adoção da cultura de inovação não é simplesmente uma tarefa que pode ser finalizada e partir para a próxima tarefa da lista. Ter uma cultura de inovação significa mudar o modo de pensamento dos colaboradores, mudar o foco e a cultura da empresa como um todo, investir nos funcionários. É uma tarefa diária, e os frutos nem sempre são colhidos de imediato. Veja abaixo algumas dicas de como começar:
- Visão clara: tenha muito claro o que a sua empresa está querendo atingir. Para empresas de tecnologia, pode ser fornecer uma experiência melhor para o usuário, ou solucionar algum problema prático, por exemplo. Uma grande parte de incentivar o seu time é mostrar onde você quer chegar, o propósito daquela empresa.
- Apreciação: para que os colaboradores se sintam à vontade para trazer novas ideias, é preciso haver um ambiente apreciativo, livre de julgamento. Só assim a criatividade pode ser cultivada.
- Regras, direitos e deveres: cultura de inovação não é sinônimo de “cada um faz o que quer”. É necessário haver uma série de regras para reger a empresa. Isso vai definir quanto tempo o colaborador pode dedicar à pesquisa, comparar e gerar ideias, sem prejudicar suas demandas diárias.
- Procedimentos e recursos: são importantes para dar continuidade ao processo, e medir resultados.
- Procure por inspiração, sempre: tente acompanhar o que outras empresas estão fazendo. Isso te dará inspiração para melhorar os seus próprios processos.
Esses são apenas os primeiros passos de um novo momento para a sua empresa.
Você já teve algum contato com a cultura de inovação? Deixe sua experiência nos comentários!