Como diferenciar moda e empolgação de verdadeiras tendências em tecnologia?

Bemind
Bemind
Published in
3 min readSep 14, 2016

Redes sociais integram a nossa realidade e fazem com que as pessoas se sintam conectadas; e-mails facilitam a comunicação e a facilidade de acesso à internet faz com que exista um número cada vez maior de aplicações que dependem dela. Um estudo realizado pela California State University e divulgado recentemente mostra que 11% das pessoas possuem alguma dependência tecnológica. Mas, ainda que esse número designe uma minoria, é bem verdade que a tecnologia já faz parte do cotidiano de muitas pessoas.

A cultura digital está cada vez mais presente na vida das pessoas, e esse contato tem começado bem cedo. Bebês e crianças com menos de 3 anos já sabem como interagir com tablets, muitos adultos utilizam o digital para entretenimento, através de serviços como o Netflix, por exemplo, e existem uma série de comodidades no digital que inibem a necessidade de ações no mundo físico, como fazer compras no supermercado. Assim, fica evidente o crescimento da atitude digital-first entre a população mundial.

Neste post, vamos te mostrar algumas das principais tendências em tecnologia e como pode ter um impacto positivo.

Como a tecnologia afeta o cotidiano

A cada nova tecnologia ou serviço lançado, existe um processo de conhecimento e integração ao cotidiano. Isso já vem acontecendo há algum tempo mas, no início de 2016, especialistas em comportamento e tendências em tecnologia afirmaram que as mudanças seriam mais acentuadas e afetariam a maneira como as pessoas interagem, viajam, praticam esportes e até acionam serviços de emergência, por exemplo. A mudança acontece devido à internet das coisas, um modelo tecnológico que busca integrar todos os eletrônicos, de aparelhos domésticos a carros, para adquirir funções inteligentes.

Hoje, os dados gerados por aplicativos, interações em redes sociais e informações de GPS podem ser acessados e utilizados para planejamento urbano, controle epidêmico, estudos de mercado, etc.

Principais tecnologias e como escolher qual utilizar

A todo momento novas tecnologias, aplicações e aplicativos estão sendo lançados, de Pokémon Go a novas regras para o ranqueamento em ferramentas de busca. Algumas das principais:

  • Busca por voz: uma pesquisa publicada na SearchEngineLand.com diz, que através da Siri (assistente pessoal da Apple) são realizadas mais de 1 bilhão de pesquisas por semana, enquanto 10% das pesquisas do Google são realizadas por voz. O que isso significa? Cada vez mais pessoas estão adotando a comodidade da pesquisa por voz e cada vez mais empresas estão investindo para serem encontradas, ou fornecerem o melhor serviço possível.
  • Impressora 3D: um dos lançamentos que criaram mais frenesi em todo o mundo, a impressora 3D se tornou, além de um ótimo hobby, uma ótima ferramenta para a área médica e veterinária, possibilitando a “impressão” de estruturas para implante, e fonte de várias polêmicas, como a possibilidade de impressão de armas funcionais em plástico. Ainda assim, foi de tendência em tecnologia a importante ferramenta em pouco tempo, e deve conquistar ainda mais espaço, e mercado, nos próximos anos.
  • Uber: outra tecnologia que gerou uma série de polêmicas em todo o mundo, o Uber rapidamente se tornou um dos aplicativos mais essenciais. A facilidade e comodidade de pedir um carro, em qualquer lugar com um serviço diferenciado e pagar um valor justo, atraiu muitos usuários em pouco tempo.
  • Chats: consumidores estão dando preferência para serviços que possuem facilidades na contratação e um bom serviço de atendimento e SAC via chat. Casos como a da Nubank, mostram que qualidade e facilidade conquistam bons clientes.

Saiba se uma novidade veio para ficar

Como diferenciar moda e empolgação de verdadeiras tendências em tecnologia? Ambos são novidades, mas enquanto a segunda tem grande potencial, a primeira é dispensável, tende a ser pouco cômoda e acaba sendo abandonada em pouco tempo. O importante é acompanhar os lançamentos e escolher o que adotar. Isso, em geral, acontecerá naturalmente.

A verdade é que não há mais como fugir da cultura digital. O caminho, então, é fazer parte dela.

Ficou com alguma pergunta sobre tendência em tecnologia? Deixe nos comentários abaixo!

--

--