Como tirar maior proveito do Duolingo

Vitor Mariano
Bemind
Published in
2 min readNov 19, 2015

De vez em quando lembro de algumas coisas práticas do meu dia-a-dia e lembro também que estas coisas podem ser úteis para muita gente, mas que ninguém nunca publicou algo do tipo ou, pelo menos, nunca vi por aí. E tento publicá-las aqui sempre que possível. É o caso hoje de como tiro maior proveito do Duolingo, usando um recurso além do que o app dispõe.

Ao aprender uma nova língua, temos três importantes tópicos: a leitura, a escrita e a pronúncia. Geralmente adquirimos o domínio destes tópicos nesta mesma ordem. Os exercícios do Duolingo normalmente são divididos assim, apresentando as novas palavras e suas traduções, montando frases para traduzir e também para ouvir e pronunciar.

Exemplo de frase a ser traduzida.

A pronúncia sempre é a parte mais importante e complicada, que exige maior prática. Os exercícios de pronúncia do Duolingo são poucos e processados por um algoritmo bastante ineficiente. Já reparou? Isso deixa dúvidas se você realmente está aprendendo a pronunciar a língua corretamente.

Mas isso não é o fim. Temos um recurso que está disponível a todo o tempo e nem reparamos direito. Às vezes até nos incomodamos com ele quando pressionamos uma tecla errada. Olhe novamente para imagem acima.

O ditado é bastante eficiente e pode ser utilizado a qualquer momento, em qualquer exercício de escrita. Para isso, basta habilitar o teclado da língua que você está aprendendo, em Ajustes > Teclado > Teclados > Adicionar. No meu caso, escolhi o English (US).

Exercício de tradução com ditado ativado.

O teclado do iPhone identifica automaticamente qual a língua deve ser utilizada em cada campo de texto no Duolingo, então não é necessário ter de tocar no ícone do globo o tempo inteiro para mudar o teclado. Bastante prático, não?

Esta dica me ajudou bastante na pronúncia, principalmente de palavras difíceis ou parecidas entre sí, como Tuesday e Thursday. Espero que tenha servido para você também.

--

--