Learning Paths: método de aprendizagem que auxilia no desenvolvimento de indivíduos e equipes

Bemind
Bemind
Published in
5 min readNov 7, 2016

Com o passar dos anos e a evolução tecnológica deste último século, o método tradicional de aprendizagem, no qual as pessoas recebem treinamento e informações unilateralmente de um professor, vem se modificando e dando lugar a outras metodologias que ajudam os indivíduos a desenvolverem-se e a buscarem, por conta própria, informações e conhecimento. E iniciativas assim tornam-se cada vez mais relevantes, já que a disponibilidade de conteúdos, hoje, é quase infinita — somente nos últimos anos o volume de dados criado já foi maior do que a quantidade produzida em toda a história da humanidade.

Nesse contexto, metodologias que ajudem as pessoas a acharem o ponto inicial para o desenvolvimento de seu aprendizado tornam-se essenciais para estimular a efetividade do processo. Entre elas está o Learning Paths, que ajuda a responder a inquietante questão de “por onde começar a aprender?”.

Hoje, se, por exemplo, seu objetivo é aprender uma linguagem de programação, há vários cursos, tutoriais, blog posts, vídeos no YouTube, etc., com conteúdos sobre o tema. A metodologia do Learning Paths ajuda a encontrar o caminho que deve ser percorrido para que o aprendizado ocorra, dando um norte para o aluno.

Você certamente deve perceber que algumas pessoas ou mesmo empresas, obtém resultados de modo muito mais rápido e eficaz do que você. Isso não tem, necessariamente, a ver com inteligência, mas com a escolha do método ou do ‘caminho’ correto.

No post de hoje, conheça mais sobre o Learning Paths, essa metodologia que já vem sendo aplicada por centenas de organizações em todo o mundo e entenda como ela pode ajudar no desenvolvimento de equipes e a orientar aprendizados.

O que é Learning Paths

O Learning Paths é um método de orientação de caminhos para potencializar o aprendizado que pode ser aplicado tanto em contextos analógicos e presenciais quanto em ambientes digitais e de EaD, facilitando o processo de aprendizagem e levando as pessoas a adquirirem conhecimento de forma progressiva e em pequenas etapas.

O método Learning Paths se adapta ao estudante e às necessidades das empresas, fazendo com que o aluno domine um determinado assunto de forma plausível, ao invés de jogar todas as informações que estão disponíveis hoje on e offline e esperar que ele aprenda com isso.

Desse modo, quando é preciso aprender diversas informações sobre um assunto específico, o Learning Paths fornece uma maneira para que se possa fazê-lo sem que o procedimento se torne cansativo e desinteressante, mas sim gradativo e significativo para o estudante.

Isso não quer dizer que não deve haver disciplina no processo. Learning Paths não é sinônimo de faça da forma e velocidade que você deseja sem se importar com o tempo e com o nível de resultados obtidos. Na verdade, é bem o oposto. Learning Paths são, basicamente, caminhos propositalmente trilhados para levar à proficiência. A ordem de contato com os diversos conteúdos, inclusive, faz parte da modelagem de LPs. Por ter esse foco tão grande na efetividade do processo de aprendizado, essa metodologia já vem sendo aplicada, com sucesso, em diversas organizações.

Aplicação em empresas

Esta metodologia é bastante utilizada em treinamentos de funcionários de grandes empresas. Desde 1993, o método de aprendizagem Learning Paths vem sendo testado em diversos negócios, principalmente nas áreas do comércio, da saúde, de tecnologia e software, das finanças e da indústria.

Assim, por exemplo, se alguém de sua equipe precisa aprender programação, o líder não vai apenas indicar um curso para isso, mas ajudá-lo a elaborar, por meio do Learning Paths, o melhor caminho a seguir até ser proficiente em desenvolvimento de software.

A abordagem Learning Paths começa pela construção de uma concisa e, ao mesmo tempo completa, definição mensurável de proficiência. Proficiência são resultados mensuráveis ​​e comportamentos observáveis ​​para fazer uma tarefa corretamente ao nível desejado de desempenho.

Depois que a proficiência é medida, é determinado o tempo atual para que aconteça e também uma meta para que o tempo de proficiência diminua, tornando-se uma ferramenta de avaliação e propulsão de produtividade extremamente valiosa.

De acordo com a Learning Paths International, o tempo de proficiência foi reduzido em pelo menos 30%, melhorando assim a produtividade, o desenvolvimento de equipes, o volume de negócios e diminuindo os erros de cada empregado.

O Learning Paths visa a produzir resultados imediatos se concentrando em tarefas e funções críticas, gerando benefícios significativos, que incluem:

  1. Instalação de um processo de desenvolvimento de equipes ou individual por meio de um conjunto de aprendizagem.
  2. Conhecimento e formação e, se necessário, a troca do modo em que o método é aplicado.
  3. Os gerentes e supervisores aprendem melhores práticas para o treinamento e desenvolvimento de suas equipes.
  4. Uso da tecnologia com um sistema de gestão de aprendizagem organizacional.

Principalmente nos Estados Unidos, muitas empresas já adotaram o Learning Paths. Alguns exemplos são a General Eletric, a Siemens, a American Airlines, a Universidade e o Estado de Minnesota (EUA) e a Disney.

A implementação do Learning Paths

Os treinamentos de Learning Paths são implementados por meio de plataformas de e-learning ou de estratégias de capacitação presencial. Um treinamento no método Learning Paths é eficaz, eficiente e envolvente, garantindo o melhor desempenho das equipes.

Além disso, o custo é pequeno, sendo necessário para o e-learning apenas computadores e acesso à internet e o desempenho pós-aprendizagem é garantido. O Learning Paths pode ser personalizado para pessoas ou grupos de acordo com a necessidade da empresa.

Esse método faz com que o processo de atingir permanentemente o conhecimento seja simples, no entanto, nem sempre essa tarefa é fácil para os designers do curso — nesse momento, um bom sistema de gestão de aprendizagem social deve entrar em jogo.

Um sistema de gestão baseado em nuvem que inclua a aprendizagem é o melhor tipo de plataforma de e-learning para as empresas que querem implementar Learning Paths em seu treinamento corporativo no ambiente digital.

Exemplo: Code School

Há diversas empresas que desenvolvem o Learning Paths e visam ao desenvolvimento de equipes, é o caso da Code School, uma escola que constrói o curso de maneira criativa para que o aluno se sinta como se estivesse participando de um jogo, tornando o aprendizado mais divertido.

Para a escola, a melhor maneira de aprender é colocando em prática tudo o que é estudado.

A Code School produz cursos voltados para a área de tecnologia da informação, atuando no aprimoramento de linguagens como HTML / CSS, JavaScript, Ruby, Python, .NET, e também no domínio do sistema operacional iOS e de banco de dados.

Assim, a Code School ajuda tanto as empresas quanto os profissionais de tecnologia a aumentarem suas habilidades atuais e aprenderem algo inteiramente novo.

O Learning Paths é uma das metodologias mais eficazes para acelerar o desenvolvimento de equipes, lideranças e os resultados das organizações. Essa pode ser a estratégia para gerar competitividade que faltava para sua empresa. Ela ajuda a, rapidamente, obter resultados e mudanças de comportamento, interiorizando conhecimentos e procedimentos de modo bastante eficaz. Em um cenário de tanta celeridade como o universo corporativo de hoje, esse pode ser um grande diferencial, certo?

Você já conhecia o Learning Paths? Tem exemplo de outras boas estratégias de aceleração de aprendizado? Deixe sua mensagem nos comentários!

--

--