A importância do visual no marketing digital

Raphael Castro
Bemol
Published in
4 min readApr 28, 2020

Há algumas décadas, o sucesso de divulgação de um negócio era ligado diretamente a grandes placas pintadas à mão, anúncios de textos em jornais e o famoso “boca a boca”. Hoje em dia, conseguir um destaque para o seu produto ou serviço é algo mais específico, você precisa produzir conteúdo de qualidade, escolher o canal de divulgação correto, definir investimentos e, é claro, acertar no público.

Muitos negócios que seguem um modelo antigo de publicidade hoje perdem fatia de mercado para pequenos produtores, e-commerces e aplicativos de delivery. O que vemos em comum nos grandes cases de sucesso dessas áreas? a valorização do visual e do conteúdo na divulgação do produto/serviço.

O visual é importantíssimo na divulgação. Para ela, não adianta só texto bem redigido, não adianta prestar um serviço de qualidade se você não conseguir vender a experiência que o seu cliente pode ter através de uma imagem ou vídeo do seu produto/serviço, afinal, esse pode ser o ponto decisivo para o cliente na escolha da sua marca entre outras no mercado.

É tudo sobre a experiência que a marca leva até o cliente!

A publicidade online permite ao cliente medir a experiência de um produto/marca sem mesmo comprá-lo, vendo fotos/vídeos ou simplesmente acompanhando comentários e avaliações na rede. Isso é ótimo para o usuário, sem isso, ele só poderia “degustar” o produto depois da compra (como era no passado) e é exatamente por isso que você deve investir nessa imagem digital.

Você pode construir a reputação da sua marca sem nem mesmo precisar que o cliente entre na sua loja, como vemos nos casos de páginas de negócios que acabam se tornando comunidades, com interação direta dos clientes, ou melhor ainda, criando fãs da marca.

Refletindo e pesquisando sobre isso, encontrei exemplos de empresas que conseguiram se comunicar muito bem através de um visual bem produzido e de conteúdo relevante, não necessariamente gastando muito com agências de publicidade e campanhas grandes para se destacarem nas redes.

Pontos importantes que podem ajudar a sua empresa a ter destaque no digital:

Seja genuíno

Evite ao máximo o uso de fotos genéricas. Em minha caminhada no marketing digital, presenciei inúmeras vezes em que fotos profissionais incríveis (mas de bancos de imagens) não tinham o mesmo alcance ou engajamento de fotos produzidas no próprio negócio, tiradas de smartphones, sem uma produção totalmente profissional. Por isso, valorize sua equipe, valorize seu espaço, valorize seu produto. Invista em produções genuínas e que representem exatamente o que você está oferecendo.

Tenha bom gosto

A sua foto/comunicação deve passar uma boa imagem do que você quer vender. Antes de divulgar, pergunte a si mesmo (com um ponto de vista crítico) se aquela é a melhor representação visual do que você tem a oferecer e se você sentiria vontade de comprar só por ver aquela mídia (esse é o sentimento que devemos buscar!)

Conteúdo relevante agrega valor

Compartilhe informações relevantes, instrua seus clientes, tire dúvidas, mostre seu produto/serviço em funcionamento, deixe claro o posicionamento da marca em relação ao mercado e fuja da mídia tradicional que consiste em apenas foto do produto e preço. Quer destaque? Faça diferente!

Mais foto, menos texto

É comum ver imagens carregadas de textos em redes sociais destacando as especificações do produto, preços, planos de pagamento, contatos, endereços etc, mas no ponto de vista estético (e funcional) eu me pergunto: é realmente necessário escrever na imagem?

O fato é que se a foto despertar o desejo em seu cliente, pode ter certeza que ela o forçará a ler a legenda e procurar saber mais sobre o produto e, além disso, as plataformas de divulgação limitam (e muito) o alcance das mídias com texto na imagem.

Sobre investimentos

O ponto aqui é trazer a importância do visual em mídias digitais, mas isso não exclui a necessidade de um planejamento em investimentos de mídias. É fato que um ótimo visual vende por si só, mas talvez você precise somar isso aos investimentos para conseguir o alcance de usuários ideal para o crescimento da sua empresa.

Visual profissional sem investir muito

Se você não tem orçamento para uma produção profissional, vale a pena tentar seguir tutoriais, aprender fotografia básica com smartphones, técnicas de iluminação e até edição, caso necessite. O importante é não aceitar um nível de mídia medíocre por achar que não tem condições de produzir algo melhor. Lembre-se de que se tratando de redes sociais, fotos espontâneas vendem mais! a ideia principal é levar a experiência da sua marca até o cliente.

Na próxima vez que pensar em marketing digital para sua empresa, leve em consideração a importância do visual na sua comunicação e lembre-se: a primeira impressão é a que fica. Se o visual não agradar primeiramente a você, refaça, repense, produza novamente e só depois divulgue.

--

--