De Bike ao Trabalho

Willander Buraslan
Bemol
Published in
5 min readOct 23, 2019
Imagem: Divulgação

Olá! Somos Leonardo e Willander, temos 31 e 26 anos, respectivamente. E trabalhamos na Bemol. Anos atrás decidimos optar pela bicicleta como modo de transporte nos deslocamentos diários, incluindo o trajeto para o trabalho. Com a utilização da bicicleta, além dos benefícios pessoais, conseguimos engajar pessoas, mostrando que é possível ser feliz e ter qualidade de vida nos deslocamentos, sem trânsito, com saúde, economia de tempo e dinheiro, dentre outros benefícios.

A bicicleta entrou em nossas vidas após uma reflexão sobre gastar muito dinheiro e perdia muito tempo no trânsito, seja no ônibus, carro recém comprado e ainda alienado ao banco ou aplicativo. Acreditamos que a bicicleta é uma forma não só de locomoção, mas de descoberta da cidade e da relação entre as pessoas que vivem nela. O pedalar une as pessoas e dá um novo significado aos trajetos urbanos, no nosso caso, incluindo o trajeto diário de casa à Bemol.

Eu, Leonardo, comecei a pedalar em 2012, inicialmente para deslocamentos curtos, como ir ao supermercado perto de casa. Porém, ao me questionar quanto tempo e dinheiro perdia no trânsito, decidi fazer um experimento de pedalar até o trabalho. Depois disso, o que antes era algo impossível, passou a ser uma atividade simples e prazerosa, com uma mudança gradual de utilização do carro para a bicicleta.

Léo Aragão (Analista Jurídico) e Willander Buraslan (Trainee Digital)

No meu caso, Willander, optei pela bicicleta após perceber que gastava muito dinheiro e perdia muito tempo no trânsito, seja no ônibus, seja no carro recém comprado. Não estava feliz. Foi quando em 2017, na academia (pedalando numa bicicleta ergométrica), me dei conta que poderia fazer aquilo nas ruas e otimizar meu tempo. Comecei com 5km todos os dias e aos poucos fui aumentando. Hoje tenho a bicicleta como principal meio de transporte, percorro 30km diários indo e voltando da Bemol e, dependendo do dia, levo de 30 a 40 minutos em cada trecho, no que em um veículo motorizado demoraria horas.

Entre os diversos benefícios da utilização da bicicleta como modo de transporte, podemos destacar alguns:

  • Baixo Impacto — Pedalar é um exercício de baixo impacto comparado às demais atividades aeróbicas que exigem bastante de membros inferiores e superiores, por isso, é ideal para pessoas que não podem forçar as articulações.
  • Equilíbrio corporal e estresse — O ciclismo melhora bastante nosso equilíbrio e coordenação motora, além de reduzir os níveis de estresse e aumentar a sensação de relaxamento durante e após a atividade física.
  • Perda de peso — Andar de bicicleta pode queimar cerca de 500 calorias por hora, ajudando a controlar e reduzir o percentual de gordura no corpo, dependendo do objetivo. Como pode ser encaixada durante a rotina diária como transporte urbano, a bicicleta também ajuda na manutenção da saúde de quem não tem tempo para praticar outras atividades físicas durante o dia.
  • Economia de tempo e dinheiro — pedalar propicia uma economia de tempo, por meio de deslocamentos mais eficientes e muitas vezes mais rápidos. Igualmente, uma economia de dinheiro, reduzindo o gasto direto com gasolina, passagens de ônibus, aplicativos de transporte e, indiretamente, como nos estacionamento, academia, dentre outros;
  • Redução na emissão de poluentes — atualmente a emissão de poluentes é um dos grandes problemas ambientais enfrentados, com consequências negativas em diversos aspectos. Sendo assim, pelo fato da bicicleta não emitir qualquer poluente em seus deslocamentos, este modo de transporte torna-se bastante sustentável;

O papel do comércio na mobilidade urbana é extremamente importante. Como a maior parte dos deslocamentos urbanos é formado por pessoas que vão e voltam de seus trabalhos, possibilitar segurança e estrutura para que os funcionários se sintam acolhidos na entrada e na saída do expediente pode promover melhor engajamento e qualidade de vida às pessoas, além do fato de que a produtividade aumenta bastante, visto que a pessoa já fez uma atividade física antes de iniciar seus trabalhos, estando muito mais disposta ao longo do dia.

Note-se que os benefícios são gerais, ou seja, não apenas para quem pedala, mas para todos, uma vez que teremos menos um carro no trânsito. Além disso, o volume de carros faz com que as vagas em estacionamentos no centro ou em shoppings fiquem cada vez mais caras e escassas. Dessa maneira, atrair e possibilitar o acesso de pessoas com modais ativos é uma atitude alinhada com os desafios do século XXI e de uma economia cada vez mais focada na experiência do cliente e dos colaboradores, sabendo reconhecer a diversidade e características de cada um. Ter um bicicletário acessível e um vestiário faz toda a diferença para guardar a bicicleta com segurança e ficar tranquilo (a) enquanto trabalha ou faz compras.

Na cidade, é preciso sim ter cuidado, porém você também irá se surpreender com a quantidade de gentilezas, descobertas e cumprimentos que receberá em uma simples ida ao trabalho. Como comentamos anteriormente, a bicicleta une pessoas e sempre haverá alguém que irá puxar conversa ou apenas lhe desejar um bom dia. Você terá a oportunidade de descobrir novos caminhos e perceber detalhes da sua cidade que normalmente não perceberia em um carro fechado ou em um ônibus lotado.

O ciclismo é uma das atividades mais democráticas que existe e pode ser praticado por pessoas de todas as idades, sempre com acompanhamento médico e equipamentos corretos. Bastam dois dias por semana para você sentir a melhora no condicionamento físico e sistema cardiovascular e perceber um benefício imensurável nos demais aspectos da sua saúde, qualidade de vida e nas finanças, pois a bicicleta também é uma alternativa econômica e sustentável para o dia-a-dia das nossas famílias.

Divirta-se e leve uma vida com menos estresse no trânsito, otimize seu tempo, sua vida financeira e seja mais feliz pedalando conosco. Sinta-se acolhido e, se precisar de alguma ajuda, estamos por aqui para pedalar com você.

--

--