Pedro
benzedeiras
Published in
5 min readDec 20, 2018

--

Olá, sou a benzedeira Alta do Pântano do Sul!

Dona Alta conta, que começou a benzer após ver outras mulheres praticarem o benzimento em suas filhas, quando doentes. “E vendo como benziam, eu aprendi, sabe? Depois que eu aprendi, eu já benzia em casa. Depois, vocês sabem, a conversa vai se espalhando, se espalhando. Daí eu acho que elas se benzeram e acreditaram. Assim, é a minha casa agora, de vez em quando é um, é outro. Já benzi muito de cobro (cobreiro). Que é o bichinho, que morde aranha e dá aquelas bolinhas no corpo, eu benzo. Benzo nove vezes. Começa de nove e acaba em três, sabe?”

Dona Alta benze há muitos anos. Na época em que começou, seus filhos eram crianças e, hoje, como ela diz, estão todos casados com filhos e até netos.

Atualmente, procuram-na para curar cobro, zipra, quebrante, mau olhado, carne quebrada e nervo torto. Gosta de benzer às segundas, às quartas e às sextas. Explicou que, quando a pessoa tem zipra, recomenda, após o benzimento, tomar um chá com azeite dentro ou uma colher de azeite na água morna.

Durante a conversa, mencionou que, em Pântano do Sul, havia uma benzedeira muito melhor que ela, referindo-se à sua comadre Ilda. Revelamos tê-la visitado antes e que ela mesma havia feito a indicação, enaltecendo-a como uma boa benzedeira da região. Posto isso, ela continuou: “Tem muita benzedura que nunca aprendi porque nunca saí para benzer. Tem outra que benze, Conceição é o nome. Ela benze muito bem de carne quebrada e nervo torto. Eu sei bem, mas não sei tudo. O menino dela, esses dias, esteve aqui se benzendo de zipra, eu benzi ele de zipra e de cobro. A dona Florentina também benze de coisas que a pessoa perde, responso. ”

Há 25 anos na região de Pântano do Sul, até o momento, Dona Alta não transmitiu seu saber, que diz ser um dom recebido de Deus. “Os outro têm fé em mim. A pessoa chega aqui na minha porta, pede para benzer, eu vou dizer que não? Acho que fico com a consciência pesada, porque que eu não benzi aquela pessoa. Se Deus me deu esse dom, eu vou andar na casa dos outros benzendo meus filhos? E Ele também deu o dom de aprender, para ensinar pros outros, pra fazer o bem pros outros.” Nessa nossa conversa, falou de outras benzedeiras que existiam na região, mas já faleceram.

Comentou, ainda, ser comum algumas pessoas, que não podem ir até ela para serem benzidas, enviarem, por outras, objetos, roupas, azeite, talco para que benza. Assim, contou para nós de uma criança de, aproximadamente, um ano e quatro meses de idade com meningite, que estava em estado crítico no hospital e que, a pedido dos pais do menino, havia benzido sua roupa. “Certo dia, estava sentada costurando uma roupa, quando eu olhei aquela sombra na minha frente era o pai do menino me agradecendo, até cheguei a chorar! Eu falei: “Não meu filho, não fui eu que curei o teu filho, né? Quem curou o teu filho foi o médico, ele estava na UTI no meio do remédio!” “Não senhora, além dos médicos, foi a senhora!”.

Dona Alta compartilhou duas orações usadas para benzer zipra, cobro e mau olhado, respectivamente.

“De zipra, né? A minha é assim: “Pedro Paulo veio de Roma, encontrou com Jesus Cristo. Jesus Cristo perguntou: ‘Pedro, o que há por lá?’ ‘Senhor, há muita zipra, muita zipela, muito zipelão, muito fogo de São Tantão.’ Aí ele disse: ‘Volta lá, Pedro, vai a curar.’ Aí ele perguntou: ‘Senhor, com o que se cura?’ ‘Com a pena da galinha preta e o óleo de oliveira’”, agora eu esqueci. “Pedro Paulo veio de Roma, encontrou com Jesus Cristo. Jesus Cristo perguntou: ‘Pedro, o que há por lá?’ ‘Senhor, há muita zipra, muita zipela, muito zipelão, muito fogo de São Tantão. Muito enfermo.’ ‘Volta lá, Pedro, assim que se cura: calango de carneiro dos rios e óleo de oliveira e a pena da galinha preta.’ Em nome de Deus, da Virgem Maria, em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo, amém.” (Três vezes). Aí, depois, a gente reza Pai Nosso e Ave Maria.”

“E a de cobro, é assim que se corta cobro brabo: “Corto sapo, corto sabão, corto aranha, corto aranhão, bicho maldito em toda a nação, permita, Jesus, que caia no chão, que esse mal não cresça, não envelheça e amadureça, em nome de Deus, da Virgem Maria, em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo, amém.” Aí “Menino Jesus para José: por que não anda senhor? Porque não posso. Que tens, José? Cobro novo, cobro selvagem. Que atrai e corta a cabeça e o rabo. Então diz: ‘que esse mal não cresça, não envelheça e amadureça, em nome de Deus, da Virgem Maria.’” (Três vezes também). Depois tem: “Corto a perna, corto o braço, corto o rabo, corto a cabeça, que esse mal não cresça, não envelheça e amadureça, em nome de Deus, da Virgem Maria, em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo, amém”. ”

“A de mal olhado é assim: “Deus é o Sol, Deus é a Lua, Deus é a divindade, Deus é as três pessoas da Santíssima Trindade. Assim como Deus andava pelo mundo tirando o mal que era gerado, também tirará o quebrante, a inveja e o olho grande que te botaram.” Aí se diz o nome da pessoa: “Fulano de tal, se tu não comes, hás de comer, se não bebes, hás de beber, se não andas, hás de andar, se não trabalhas, hás de trabalhar. A Virgem Nossa Senhora que te acompanhe, durante essa noite, durante esse dia, com a palavra de Deus e da Virgem Maria. Deus te gerou, Deus te criou, Deus no mundo te botou, também tirará o quebrante, a inveja e o olho grande que te botaram. Se te botaram na comida, se te botaram na bebida, se te botaram no andar, se te botaram no trabalho, se te botaram no trabalhar. Que sejas retirado, pras ondas do mar sagrado onde não se vê o galo cantar nem o boi berrar. Ó Virgem, ó Deus de cura, eu é que te benzo e a palavra de Deus é que te cura. ” Três vezes. ”

Dona Alta, obrigada por compartilhar um pouquinho dos seus saberes!

--

--