Olá, sou a benzedeira Baiana do Ribeirão da Ilha!

Pedro
benzedeiras
Published in
3 min readDec 20, 2018

Dona Enivalda de Deus Paslandi, 63 anos de idade, mais conhecida como Baiana, aprendeu as orações, como ela mesma diz, com sua mãe, que também foi benzedeira. Moradora do Ribeirão da Ilha há muitos anos, aprendeu a benzer aos 11.

Faz rezas para proteger as pessoas, curar feridas, depressão e outras doenças do sistema nervoso. Necessitados costumam aparecer com frequência, mas apesar de, após o falecimento do seu marido, ter passado a não ficar muito em casa, conta: “Quando alguém vem aqui me procurar, eu tô disposta a atender”.

Aprendeu a usar chás com sua mãe quando ainda morava na Bahia.

E foi-nos narrando: “Pessoa precisa, tá com problema de arritmia, sistema nervoso, eles me procuram. O que posso fazer, eu faço, sempre se sentem bem. Eu vou passando pelas casas de uns amigos, aqui, e eles vão dizendo: “Ai, Dona Baiana!”, eles me chamam assim porque eu sou baiana”. “Ai, Dona Baiana, gosto tanto de conversar com a senhora, porque a senhora tem uma energia bem positiva.” Fazia uns dias que eu não ia no centro, quando cheguei lá, meu Deus! Eles vinham “Ai, Dona Baiana, nós “estava” sentindo falta da senhora!”. Uma sentou de um lado, outra sentou do outro e ficaram ali conversando comigo e perguntando o que acontecia se a gente “tá” assim, assim, assim. Naquele momento, não sei explicar! Parece que vem aquela que eu tô vendo anjos perto de mim. Eu falo as coisas e dá tudo certo! Meu filho não é muito chegado. Diz: “Ah, mãe, com essas coisas…”, eu digo: “Meu filho, é um dom!”. Foi um dom que Deus me deu, eu novinha, com 15 anos, já era assim. As pessoas procuravam para fazer uma oração, se uma cobra picava eles, e minha mãe nunca me falou nada, que eu sabia”.

Dona Baiana diz que sempre foi muito procurada pelas pessoas para fazer chá ou ir até suas casas curar algum mal: “Eu fazia um chá e dava para pessoas. Me buscavam longe de casa para fazer chá pra essas pessoas, porque antigamente ninguém falava de médico. Era em reza e remédio caseiro e ficamos assim. Eu sou do tempo velho”.

Pudemos ouvir, na oportunidade da nossa visita, sua oração contra inimigos, para Deus livrar de todos os males e para o anjo da guarda: “Uma oração contra os inimigos, que eles não possam te pegar, não possam te derrubar, não possam te fazer o mal. “Peço a vós pelo amor de Deus, valei-me, meu Pai Eterno, filho da Virgem Maria, te guarde por esta noite, amanhã e por toda vida. Nem teu corpo será preso nem tua fala retraída. Nem teu sangue derramado nem tua alma perdida. Jesus por nove meses no ventre da Virgem Maria, quem esta reza rezar vê José e Maria. Chamei por Nossa Senhora com fé no coração, chamei pela Virgem Maria, Deus, eu vos peço perdão. Ofereço esta oração ao Senhor daquela cruz, que me livre dos inimigos da alma, dos inimigos encarnados, para sempre amém, Jesus. Salve Deus, salve Deus, salve Deus. Chagas abertas, coração ferido, sangue, meu Senhor Jesus Cristo, derrame na cabeça de vocês, no corpo. Amém”. E depois recitou mais.

“Outra oração para Deus encaminhar a gente, pra nos livrar de tudo quanto é ruim: Com Deus adiante, Jesus na minha guia, encomendo bom Jesus e a Virgem Maria. Jesus Cristo que me acompanhe com boas companhias. Que hoje, por esta hora, por esta noite, por este dia, com Deus na minha frente, Jesus na minha guia. Nada ruim esteja contra mim, pelo poder de Deus e da Virgem Maria. Amém”.

“Uma oração para anjos da minha guarda, pra me abençoar e me livrar de tudo quanto é ruim e nenhum mal me pegar: Pai-nosso pequenino, sete anjos vão comigo, sete dias vão rezar, sete, me alumiar, Nossa Senhora é minha madrinha, Nossa Senhora é meu batel. Que haja fé na cruz, na benção, de manhã, de noite e de dia, mostrando alegria, para sempre. Amém, Jesus. Amém. Salve Deus, salve Deus, salve Deus. Chagas abertas, coração ferido, que o sangue de meu Senhor Jesus Cristo se derrame na cabeça de todos nós amém”.

As orações acima foram todas aprendidas com sua mãe, quando ainda era criança.

Agradecemos dona Baiana pela prosa e por compartilhar um pouco do seu saber!

--

--