Features #2

Notificações

Apps podem usar notificações para fornecer informações convenientes a qualquer momento. Por exemplo, quando chega alguma mensagem, um evento está para ocorrer, novos dados estão disponíveis ou o status de algo mudou.

Notification center

Existem três formas das pessoas visualizarem uma notificação — Na lock screen, no topo da tela com o aparelho desbloqueado e no Notification Center (Pode ser acessado com um swipe no topo da tela para baixo)

Cada notificação contém o nome do aplicativo, o ícone em tamanho reduzido e uma mensagem. As notificações também podem ser acompanhadas por um som e podem gerar uma badge (balão vermelho com contador no canto superior direito dos ícones) que aparece ou atualiza.

Os números indicam notificações acumulada

O comportamento das notificações podem ser configurados individualmente para cada App nas configurações do sistema, lá você pode ativar ou desativar completamente o recurso, ativar ou desativar a visibilidade no Notification Center e na lock screen e escolher um desses estilos de notificação:

Tipos de notificação

Banner: Aparece na parte superior da tela por alguns segundos enquanto o dispositivo está em uso e, em seguida, desaparece.

Alerts: Aparece na parte superior da tela enquanto o dispositivo está em uso e permanece lá até ser descartado manualmente.


Notificações podem ser locais ou remotas

Locais são originadas e chegam no mesmo dispositivo. Um app de lista de afazeres pode alertar alguém sobre uma tarefa pendente.

Remotas, também chamadas de push notifications , chegam de um servidor. Um jogo multiplayer pode usar notificações remotas para informar um jogador que está na sua vez de jogar.


Dicas da Apple para o uso de notificações

Forneça notificações úteis e informativas

As pessoas permitem notificações para receber atualizações rápidas, então se concentre em fornecer informação de valor. Use o bom senso na linguagem, que tal chamar aquele seu amigo que sabe escrever bem?

Não envie várias notificações para a mesma coisa

Mesmo que o usuário não tenha respondido. as pessoas respondem as notificações que lhes convém, se você enviar várias notificações para a mesma coisa, preencherá o Notification Center e os usuários poderão se aborrecer e desativar as notificações de seu aplicativo.

Não inclua o nome ou ícone do seu aplicativo

O sistema exibe automaticamente essas informações na parte superior de cada notificação.

Use as "badges" para complementar notificações

Tenha em mente que as badges do seu app podem ser desativadas. Se seu app confia nelas para comunicar informações importantes, você corre o risco delas passarem despercebidas pelas pessoas.

Mantenha as "badges" atualizadas

Atualize a badge assim que a informação for lida, você não vai querer que as pessoas pensem que há informações novas para no fim descobrir que na verdade não tem nada de novo.

Atualize o emblema da sua aplicação assim que a informação correspondente for lida

Você não quer que as pessoas pensem que há novas informações disponíveis, apenas para descobrir que elas já o viram, não é mesmo?

Forneça um som para complementar suas notificações

Som é uma ótima maneira de chamar a atenção de alguém quando eles não estão olhando para a tela. Seu aplicativo pode usar um som personalizado ou um som de alerta interno para isso. Se você usar um som personalizado, certifique-se de que é curto, distinto e produzido profissionalmente.

Considere fornecer uma visualização de detalhes

Uma exibição de detalhes de notificação fornece mais informações sobre uma notificação, bem como a capacidade de tomar medidas imediatas sem sair do contexto atual para abrir seu aplicativo.

Forneça ações intuitivas e benéficas

Uma visualização detalhada de notificação pode incluir até quatro botões de ação. Esses botões devem ser para executar tarefas comuns que economizam tempo e eliminam a necessidade de abrir seu aplicativo. Use nomes curtos de título-caso que descrevam claramente os resultados da ação.

Evite fornecer ações destrutivas

Pense cuidadosamente antes de fornecer ações destrutivas em uma visualização de detalhes de notificação. Se você deve fornecê-los, certifique-se de que as pessoas têm contexto suficiente para evitar conseqüências não intencionais. As ações identificadas como destrutivas aparecem em vermelho.


Este artigo foi escrito com base na “Human interface Guidelines” (disponível no site oficial da Apple) como etapa do projeto BEPID UCB para a capacitação dos designers. No link você pode conferir os artigos oficiais 😉


Feito com o apoio de Tayná Oliveira.