A quinta e a sexta semana de BEPiD.

Julia L. Luiz
BEPiD PUCPR
Published in
2 min readApr 15, 2017

--

Após toda a correria do Scolarship, na quinta semana fomos presenteados com uma dose de Design. Aliás, o conteúdo que vimos (design de interfaces gráficas e performances emergentes), já era algo que eu tinha visto durante meu curso, porém dessa vez foi apresentado de uma forma bem diferente e mostrando o outro lado da moeda. Sempre foi repetida a história de ‘projetar a experiência do usuário’, mas agora, nos foi mostrado que não é bem assim. Tivemos o “experimento do bombom”, como exemplo de que cada usuário tem uma experiência diferente e única dos demais. Com isso, passamos para aula sobre rabiscoframes, wireframes, fluxogramas e afins, e os colocamos em prática.

Criamos em duplas (designer + developer) um aplicativo para testar os conhecimentos em usabilidade. Criamos todo o esquema de navegação de telas e funções do aplicativo, e fizemos testes de usabilidade com outras duplas para achar os pontos críticos que deveríamos consertar na próxima etapa. O teste é extremamente útil, e nos mostra detalhes que não levamos em conta na hora de projetar a interface.

Registro real do momento do Design Crit

Na sexta semana, tivemos um segundo Design Crit. Com a imagem de “bad cop” ou “policial da usabilidade”, o professor atuou como um usuário (exageradamente) usando nosso aplicativo. Não podíamos responder perguntas feitas ou nos justificar durante o processo, deixando o usuário descobrir naturalmente o propósito e a navegação no aplicativo. Com essa segunda opinião, vimos algumas outras falhas, e fomos aconselhadas a rever nosso modelo de negócios.

Por último, fomos introduzidos aos Storyboards do Xcode, que por sinal, é algo muito mágico. Conseguimos criar telas (funcionais!) com praticamente nenhuma linha de código. Claro que imagino que não dá pra projetar algo somente arrastando coisas, mas já é um facilitador maravilhoso.

E com isso, terminamos essa semana curtinha :)

--

--