MiniChallenge

Priscila Schimidt
BEPiD PUCPR
Published in
3 min readJun 7, 2017

Neste challenge tivemos que realizar nosso primeiro grande trabalho em equipe. No primeiro Challenge trabalhamos sozinhos e tivemos a obrigação de superar a nós mesmos. Nele aprendi a escrever minhas primeiras linhas de código e pude aprender muito sobre programação e design, pois utilizei o InkScape.

Neste Challenge nós estávamos em equipe e isso deixou as coisas mais fáceis, pois pudemos dividir as atividades e também realizar aquelas que tínhamos mais habilidade e até gosto.

Na minha equipe temos 2 Developers, 1 Designer e eu como Devigner. Como sou novata na programação eu acabei não mexendo no código e como tinhamos um designer também não realizei nenhum desenho. Acabei ficando com a parte de negócios da equipe e realizei as pesquisas de mercado assim como o canvas com os usuários e possíveis clientes do nosso aplicativo.

Tivemos a Big Idea de trabalhar com comércio e resolvemos investir em uma solução de vendas, trocas, doações, aluguéis e serviços. Que podem ser realizadas através da Geolocalização do seu dispositivo móvel. Você então pode ver os produtos e serviços perto de você e conseguir resolver suas questões com mais rapidez e comodidade.

MapStore logo

O lindo design é criação do Eduardo, que foi muito paciente e ouviu nossas ideias e opiniões sobre suas criações. Juliano foi responsável pelo código e Vinicios ficou pesquisando como implementar diversos itens no aplicativo.

Como ponto positivo, posso elencar a maturidade dos integrantes do grupo, que sabiam suas obrigações e sempre estavam realizando seus trabalhos sem necessitar de uma cobrança de um líder, além da compreensão com o tempo e vida dos outros membros.

Como ponto negativo acredito que seja ao fato de se ter dificuldade de abrir mãos de ideias próprias e ouvir a opinião de outros. Não tivemos nenhum grande problema na equipe mas percebi que em outras equipes os problemas aconteceram justamente neste ponto. É importante termos humildade e aceitarmos que a opinião do outro pode estar certa.

Tivemos muita dificuldade em relembrar alguns pontos do CBL e usávamos os slides de aulas anteriores para relembrar o processo.

Aprendi muito sobre como realizar um modelo de negócios e como realizar pesquisas de mercado. Tive o privilegio de conversar com o professor Fred que me ensinou muito e me guiou nos primeiros passos. Tive também o auxilio de outros professores que me questionaram sem medo sobre o projeto e fizeram eu enxergar algumas limitações que estava tento no projeto.

Quero poder continuar a realizar o modelo de negócios e ampliar para nossa proposta de valor junto com custos. Apesar de não ter um pé na administração eu gostei muito de realizar este trabalho nesta área, pois afinal eu adoro pesquisar e me considero uma pesquisadora. Não a toa meu TCC teve um grande trabalho de pesquisa de campo e quero continuar me especializando em pesquisa, com mestrado e doutorado.

Neste Challenge passei por dificuldades pessoais que me afastaram alguns dias do BEPiD e me fizeram voltar a enxergar a sombra da depressão. A compreensão da minha equipe foi essencial e pude continuar trabalhando graças a eles. Meu sentimento atual é de extrema gratidão a meus colegas e aos professores também.

--

--