mAister
BEPiD PUCPR
Published in
5 min readApr 20, 2017

--

Talvez o que importe seja o MEIO

Durante o tempo todo de trabalho no codigo eu me via questionando minha capacidade de "codar", criar essa barreira fez com que todo o processo fosse desgastante, por que ao invés de estar aprendendo eu estava apenas reclamando e a cada momento que fazia isso eu precisava ativar um gatilho mental para recolocar foco em terminar o projeto.

Tive problemas em relacao usar uma tecnologia que nao era suportada pelo playground, eu queria usar APENAS a câmera que ja estava no próprio Ipad para criar uma releitura de um jogo, que eu brincava muito com meus amigos quando pequena. Queria resgatar essa memória no desafio e tentar fazer algo que me orgulhasse e que eu poderia submeter ao processo do scholarship com uma mínima esperança de aprovação e além disso tudo estimularia crianças a realizarem uma atividade física com o uso da tecnologia. Mas nada disso foi possível por limitação técnica da ferramenta, nem no mac ela funcionava. Frustração

Além de mim, o Matheus e o Luis também estavam baseando todo seu projeto na expectativa de usar a câmera e fazer isso funcionar, entao eu me tranquilizei ao ver que não era a única que me deparei com uma limitação técnica e que teria que pensar em outro projeto TOTALMENTE novo e que todo tempo investido naquilo que eu gostaria realmente de fazer foi todo desperdiçado, mas pelo menos eu não estava sozinha e muitos se mostraram incríveis a me ajudar a pensar em uma nova ideia que eu pudesse concretizar com o pouco tempo que me restava até o dia da entrega do challenge.

Foi difícil o momento de aceitar que não daria pra fazer o que eu queria por que nãos nunca sao fáceis para pessoas que AMAM concretizar e fazer acontecer suas idéias, mas é importante desenvolver a capacidade de pensar em um plano B, porque muitas vezes diversas condições nos impedem de fazer algo que queremos, entao ter um plano B, talvez seja tao importante quanto pensar no plano A. Acho que isso inclusive é uma característica que deve ser essencial para um bom Designer pois precisamos saber trabalhar com qualquer limitação que nos for imposta.

#OBJETIVO : melhorar essa minha capacidade durante todo o curso do BEPID.

Então apesar de tudo que surgiu foi um processo de muito aprendizado onde eu fiquei treinando como programar certas coisas, onde descobri pessoas ótimas que me ajudaram durante todo processo me incentivando e tirando minhas dúvidas de lógica pra como fazer minha segunda opção de jogo funcionar. Em resumo meu conhecimento de codigos é limitado e eu fiz meu máximo para apresentar algo e isso me ajudou a adquirir conhecimentos da linguagem e avançar mais uma etapa para poder algum dia realizar o projeto que eu incialmente queria, com mais tempo e ainda mais dedicação.

#programarparadominaromundo

O mais legal de tudo que eu até falei sobre na minha ultima reflexão era como eu entendi que programação é algo a ser aprendido e PONTO. Porque é mais uma linguagem onde eu posso comunicar para o mundo o que eu penso o que eu acredito, e ela é uma linguagem que tem um alcance enorme, porque afinal a internet é onde todas as pessoas estão, não há escapatorias para aprender a domar essa danada.

Essas últimas reflexões as imagens falam sozinhas, porque apenas de estar lidando com programação e lógica meu cotidiano já se encontra de forma diferente, estou mais organizada, na medida do possivel, eu juro EU TÔ TENTANDO! E o mais legal é que o ambiente do BEPID e ter pessoas organizadas por perto me faz querer ser mais como elas, ter minhas coisas em dia e nao me descabelar para fazer tudo atrasado e fazer meu alimento diário serem latas de energético.

Perfeccionismo aqui nao vai ter mais vez, mais importante do que fazer uma coisa PERFEITA é fazer ela BEM feita no tempo que voce ce dispos a fazer ela. Não é fácil aceitar que eu, talvez, não possa dar o meu melhor em tudo. Pensei muitas vezes antes de iniciar uma reflexão extensa como essa e que tiraria boa parte do tempo, que poderia ser usado de outras formas, mas acho que parar um pouco e me fazer refletir sobre todo processo me dá ânimo e reconhecimento sobre pequenos avanços que tive desde que cheguei no BEPID.

Colocar o sentimento de verdade no que você faz te move, dedicação e comprometimento é a chave para tudo funcionar. Nunca deixe de escutar você mesma e refletir sobre o porquê de estar fazendo as coisas e quem isso pode afetar. Posso não estar mudando o mundo de forma grandiosa mas ainda assim estou mudando, e isso já é ALGO.

--

--