Paula Scher

Bibiana Silveira Luft
Bergamota Design
Published in
5 min readOct 28, 2019
Paula Scher

“Paula Scher é uma das designers gráficas mais influentes do mundo. Descrita como a ‘mestre conjuradora do instantaneamente familiar’, Scher atravessa a linha entre cultura pop e arte em seu trabalho. Icônicas, inteligentes e acessíveis, suas imagens entraram no vernáculo americano.

Scher é parceira no escritório de Nova Iorque da Pentagram desde 1991. Começou sua carreira como diretora de arte nos anos 1970 e início dos anos 80, quando sua abordagem eclética à tipografia se tornou altamente influente. Em meados da década de 1990, sua identidade marcante no The Public Theatre se fundiu em uma simbologia totalmente nova para instituições culturais, e suas recentes colaborações arquitetônicas repensaram a paisagem urbana como um ambiente dinâmico de design gráfico dimensional. Suas identidades gráficas para Citibank e Tiffany & Co. tornaram-se estudos de caso para a regeneração contemporânea de marcas americanas.

Scher desenvolveu sistemas de identidade e marca, materiais promocionais, gráficos ambientais, design de embalagens e publicações para uma ampla gama de clientes que inclui, entre outros, Bloomberg, Microsoft, Bausch + Lomb, Coca-Cola, Shake Shack, Perry Ellis, o Museum of Modern Art, o Sundance Institute, o High Line, o Jazz at Lincoln Center, o Metropolitan Opera, o New York City Ballet, a New York Philharmonic, o New Jersey Performing Arts Center, a New 42nd Street, o New York Botanical Garden, o Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos, o Museu de Arte da Filadélfia, a Fundação Robin Hood e o Departamento de Parques e Recreação da cidade de Nova York. Em 1996, a identidade amplamente imitada de Scher para o The Public Theater ganhou o cobiçado prêmio Beacon por estratégia integrada de design corporativo. Ela atuou no conselho de administração do The Public Theater e é colaboradora frequente de design do The New York Times, GQ e outras publicações. Ela atuou na Comissão de Design Público da cidade de Nova York de 2006 a 2015.

Nova identidade do Windows.

Durante o curso de sua carreira, Scher recebeu centenas de honras e prêmios do setor. Em 1998, foi nomeada para o Hall da Fama do Art Directors Club e, em 2000, recebeu o Prêmio Chrysler de Inovação em Design. Ela atuou no conselho nacional do Instituto Americano de Artes Gráficas (AIGA) e foi presidente do seu capítulo em Nova York de 1998 a 2000. Em 2001, recebeu a mais alta honra da profissão, a Medalha AIGA, em reconhecimento por suas distintas conquistas e contribuições para o campo, e em 2006 ela recebeu a Medalha do Clube de Diretores de Tipo, a primeira mulher a receber o prêmio. Em 2012, ela foi homenageada com o Prêmio de Design Collab do Museu de Arte da Filadélfia, em 2013 recebeu o Prêmio Nacional de Design de Comunicação, apresentado pelo Cooper-Hewitt, Smithsonian Design Museum, e em 2019 foi nomeada bolsista da SEGD. Scher é membro da Alliance Graphique Internationale (AGI) desde 1993 e atuou como presidente de 2009 a 2012.

Seu trabalho foi exibido em todo o mundo e está representado nas coleções permanentes do Museu de Arte Moderna e do Museu Nacional de Design Cooper-Hewitt em Nova York, na Biblioteca do Congresso em Washington, DC, no Museu de Arte da Filadélfia, no O Museu de Arte de Denver, o Victoria and Albert Museum, Londres, o Museum für Gestaltung Zürich, a Bibliothèque Nationale de France e o Centre Georges Pompidou em Paris.

Scher é bacharel em Belas Artes pela Tyler School of Art e possui doutorado honorário na Corcoran College of Art and Design, na Maryland Institute College of Art e na Moore College of Art and Design. Sua carreira de professora inclui mais de duas décadas na Escola de Artes Visuais, além de cargos na Cooper Union, na Universidade de Yale e na Tyler School of Art. É autora de Make It Bigger (2002) e MAPS (2011), ambas publicadas pela Princeton Architectural Press, e o assunto de Paula Scher: Works (2017), editado por Tony Brook e Adrian Shaughnessy e publicado pela Unit Editions. Scher é destaque em ‘Abstract: The Art of Design’, a série de documentários da Netflix sobre figuras importantes em design e arquitetura.”

Fonte: Pentagram (texto e imagens), tradução minha

Outros materiais de e sobre Paula Scher:

Paula Scher: Do What You’ve Never Done Before no YouTube.

Uma antologia de trabalhos da Paula Scher, por Design Indaba.

Bio da Paula Scher, parceira da Pentagram.

Matéria sobre o novo projeto de Paula Scher, The Bush 2020, para Flamingo.

Campanha The Bush 2020 para Flamingo’s Mons Mist

Esse post faz parte do meu desafio #30ideias30dias, desenvolvido durante o #ultimodecola da #espaconave.

--

--