O QUE É BERLIM — AMOR E CINZAS

A Proposta de Jogo e como isso será Garantido

Rafão Araujo
Berlim — Amor e Cinzas
5 min readNov 28, 2018

--

Olá, sou Rafão Araujo

Algumas pessoas do mundo do RPG nacional me conhecem por vários motivos, estou presente e ativo na cena nacional há mais de dez anos e com dois jogos publicados pelo Lampião Game Studio. Então, este será o apuramento de anos fazendo relatos e reportes de sessão.

Através de texto, pretendo passar pra vocês uma forma de acompanhar uma campanha de forma tão envolvente quanto streamings em vídeo. Escolhemos Vampiro: A Máscara 5ª Edição (ou apenas V5) pelo saudosismo resgatado, afinal, conheci o RPG através da segunda edição deste jogo. Queremos buscar aquilo que nos fascina nos Cainitas: Sua trilha de perdição enquanto caminham num ciclo vicioso de desejo e ódio. Então, sem mais delongas. Faça parte de nossa Coterie.

Sobre o que trata V5?

Em sua quinta edição, Vampiro: A Máscara veio para reformular tudo e mudar toda a estrutura do jogo. Da primeira até a edição de 20 anos o jogo andou sob moldes parecidos, mas de uma vez por toda o jogo foi alterado.

Não entrarei em detalhes sobre o que é V5, aqui há uma ótima resenha.

Os pontos mais marcantes desta edição que não era presente nas outras são:

Os humanos se uniram em um grande levante que só é comparado à Inquisição Medieval. Esse levante reúne forças militares do mundo lutando contra o terrorismo. Que por fim, acaba sendo utilizada pela Sociedade Leopoldo contra os Cainitas. É a Segunda Inquisição (SI).

Os Matusalém e Anciões muito antigos receberam um Chamado para seguir para o Oriente Médio, onde a Guerra da Gehenna ainda está ativa. Este é um jogo sobre Anciões mais novos, Ancillaes e Neófitos brigando pelo mundo em pedaços. V5 é um jogo pós apocalíptico.

A Camarilla não é mais o padrão, agora é uma seita fechada, reclusa e ainda mais criteriosa. Poucos fazem parte, muitos a querem. Seu poder diminuiu absurdamente e sua linha de controle fora desmantelada. Afastaram-se da internet e voltaram aos meios analógicos de comunicação.

O Sabá abandonou quase todos os lugares do mundo e rumaram para o Oriente Médio, agindo como a Espada de Caim na Guerra da Gehenna. Eles voltaram a ser o que sempre foram: O monstro que perambula nos lugares onde ninguém quer ir.

Há vários detalhes em sua ambientação, mecânicas e forma de jogar que deu outro tom ao jogo, mas não vou me estender aqui. O mais importante é: você não precisa conhecer muito das antigas edições, tome o V5 como um reboot, ou semi continuação, como achar melhor. Pouca coisa do mundo Cainita pré Gehenna continua igual.

Logo, os maiores pilares dos Clãs e Seitas ruíram, há ratos no meio da sala, chacais brigando pelo resto de carniça.

Quem será o novo rei sobre uma corte de cinzas e ossos?

Sobre o que será Berlim — Amor e Cinzas?

Uma das cidades mais importes do mundo moderno, palco das duas Guerras Mundiais, um dos pilares mais antigos da Camarilla na Europa. Uma cidade perfeita para um jogo de traição, amor, ódio e revolução.

Amor

Caim que sacrificou seu irmão por amor — Livro de Nod

Os vampiros de Berlim querem essa terra para si. Nasceram aqui ou a dominaram, lutarão pelo seu domínio, mesmo que para isso precisem enfrentar inimigos ancestrais ou humanos e suas invenções de fogo e aço.

Ao mesmo tempo, há uma lascívia constante na noite de Berlim. Vampiros bebem do sangue proibido de veias cainitas de forma irremediável. O laço de sangue não é apenas um pecado, é um desejo. Difícil encontrar um vampiro das noites modernas de Berlim que não tenha bebido do sangue de dois ou mais vampiros na ultima semana. Afinal, foi assim que a Praga de Sangue se infestou, e ao mesmo tempo, é a corrente firme e forte que mantem o novo Movimento Anarquista na cidade.

Para Nodistas, a Jyhad é motivada mais do que pela maldição, mas pelo amor selvagem que impele os cainitas a lutarem entre si para proteger o seu território, seu rebanho e crias. Afinal, uma leoa é culpada por matar hienas para proteger seus filhos?

Cinzas

Você só beberá sangue. Você só comerá cinzas — Livro de Nod

É o que restará daqueles que tentarem se opor. Sejam eles matusaléns, anciões, inquisidores ou outros. O fogo trará a renovação, sob as cinzas um novo mundo será erguido. Cinzas dos lugares derrubados, do passado queimado, dos corpos vampíricos encontrando a morte final ou da vida cheia de amargor. Cinzas remetem à passado, à história, deixando claro que mesmo que os novos vampiros queiram erguer um novo domínio do zero, ele sempre será erguido à sombra do passado.

Para os Nodistas, comer cinzas está diretamente ligado à conhecer apenas tristezas. Este deveria ser um tempo de cultuar o Pai Negro, O Primeiro, tempo de conversão, penitência e jejum. Sendo as cinzas um sinal que somos pó e que ao pó da terra voltaremos.

Para os Anarquistas, este é um tempo de luta, hora de atear fogo nos pilares do passado, de quebrar as amarras e iniciar uma nova rebelião, uma nova ordem. Mas será que eles conseguirão ser diferentes daqueles que um dia lhes colocaram grilhões? Será a liberdade deles tão genuína que não possuam ambições em deixar de ser o oprimido para ser o opressor?

--

--